SóProvas


ID
2872348
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O sulfato de bário (BaSO4) é mundialmente utilizado na forma de suspensão como contraste em radiografias de esôfago, estômago e intestino. Por se tratar de um sal pouco solúvel, quando em meio aquoso estabelece o seguinte equilíbrio:


                        BaSO4 (s) ⇄ Ba2+ (aq) + SO42- (aq)


Por causa da toxicidade do bário (Ba2+), é desejado que o contraste não seja absorvido, sendo totalmente eliminado nas fezes. A eventual absorção de íons Ba2+, porém, pode levar a reações adversas ainda nas primeiras horas após sua administração, como vômito, cólicas, diarreia, tremores, crises convulsivas e até mesmo a morte.

PEREIRA, L. F. Entenda o caso da intoxicação por Celobar®. Disponível em: www.unifesp.br. Acesso em: 20 nov. 2013 (adaptado).


Para garantir a segurança do paciente que fizer uso do contraste, deve-se preparar essa suspensão em

Alternativas
Comentários
  • A ideia é não formar íons Ba, pois eles são prejudiciais. Portanto, é preciso deslocar o sentido da reação para a esquerda, para formar cada vez mais Sulfato de Bário, esse sim insolúvel em água. O sulfato de bário é insolúvel em solvente tradicionais como a água, mas é solúvel em ácido sulfúrico. Portanto, basta adicionar sulfato de potássio(o íon sulfato veio do ácido sulfúrico) e os íons sulfato reagem com os íons bário para formar o sulfato de bário. Os íons K+ que sobram vão para a corrente sanguínea, não causando nenhum mal ao organismo.

    Letra E

  • gostei

  • Resolução bem interessante:

    https://www.youtube.com/watch?v=GLRfvHrMkxI

  • A questão é não absorver os íons Ba2+. No entanto, se for adicionada uma solução que contem esse íon vai piorar a situação. Além disso, a água e o soro vai fazer diferença nenhuma na absorção ou eliminação do Ba2+ . O que faz diferença é o SO42- , pois juntos formam BaSO4 "Por se tratar de um sal pouco solúvel, quando em meio aquoso", portanto a alternativa correta é aquela que vai compor em sua solução de íons de SO42-, letra E.

  • Famoso efeito do ion comum. Queremos o BASO4, que é insolúvel. Para favorecer a sua produção, temos que adicionar as substâncias que estão no lado direito para deslocar o equilibrio (principio de le chatelier). Não podemos colocar o ion Ba, pq é justamente isso que queremos evitar. Já o k2so4 vai deslocar para a esquerda e favorecer a formação do composto insolúvel, eis a resposta.

  • Peguem a maldade do texto e da figura. Reparem que na figura a seta vai e volta "⇄".

    Então precisamos fazer o processo de volta do Ba, único item que ajuda nisso é a LETRA E.

  • Algo importante a ser mencionado é que o K2SO4 é um sal extremamente solúvel e por essa razão o reagirá com facilidade, aumentando a quantidade de produtos e deslocando o eixo da reação para os reagentes, onde o Bário se encontra. Com mais Bário sendo formado, menores as chances dele virar produto e ser absorvido pelo organismo. É o que a questão pede.

  • K = [Ba] x [SO4] / [BaSO4]

    Para manter o K constante, se adicionarmos mais algum íon nos produtos, ele será consumido pelo sistema, deslocando a equação no sentido inverso. Nesse sentido, vc ficará com o BaCl2 ou K2SO4, como o adição de Ba² é tóxico, opta-se pelo K2SO4.