SóProvas



Questões de Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.


ID
167836
Banca
CESGRANRIO
Órgão
SFE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Catalisadores são compostos adicionados a um processo químico, mas que não são consumidos durante o processo, embora afetem sua cinética. Assim, os catalisadores

Alternativas
Comentários
  • NUNCA CONFUNDIR Termodinâmica com Cinética.

    Funções de estado (H, S, G, A, etc) são independentes do caminho. Dependem apenas do estado inicial e final.

    Cinética é TOTALMENTE dependente do caminho. O que o catalisador faz é alterar o caminho, o que diminui a barreira energética DO CAMINHO, não alterando o início e fim da reação.

    CATALISADOR NÃO ALTERA EQUILÍBRIO, NEM FUNÇÕES DE ESTADO DO SISTEMA.

  • Gabarito D

    Os catalisadores não desloca um sistema em equilíbrio, apenas faz com que o equilíbrio seja alcançado mais rapidamente. A diminuição da energia de ativação ocasionada pela adição de um catalisador favorece tanto a reação direta como a inversa, portanto não há deslocamento do equilíbrio.

    Os parâmetros que são funções de estados como: entalpia, entropia, energia livre, energia interna , não são alterados pelos catalisadores, pois essas propriedades termodinâmicas não dependem do caminho da reação, e os catalisadores "atuam" justamente no caminho da reação.


ID
517753
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As vezes, ao abrir um refrigerante, percebe-se que uma parte do produto vaza rapidamente pela extremidade do recipiente. A explicação para esse fato está relacionada à perturbação do equilíbrio químico existente entre alguns dos ingredientes do produto, de acordo com a equação:

         CO2(g) + H2O(I)  ⥨  H2CO3(aq)


A alteração do equilíbrio anterior, relacionada ao vazamento do refrigerante nas condições descritas, tem como consequência a

Alternativas
Comentários
  • Os fatores que alteram um equilíbrio químico são temperatura, concentração e pressão. Segundo a lei de Henry, a solubilidade de um gás em um líquido é diretamente proporcional á pressão parcial do gás. Assim, quando a garrafa de refrigerante é aberta, há diminuição de pressão, favorecendo a saída de CO2 dissolvido na água, que escapa para o ambiente, opção correta A.
  • quando abrimos o refrigerante diminuimos a pressão interna logo o gaz ira se espandir saindo do recipiente

  • Ao abrir o refrigerante, há uma reduçao da pressão dentro da embalagem, assim sempre que se reduz a pressão há deslocamento do equilibrio para o lado que possui maior número de mols. Nesse sentido, o equilibrio será deslocado para esquerda (2mols) e nao para direita (1mol). Ao deslocar para esquerda, é liberado CO2 e H2O.

  • Lei de Henry ~> A solubilidade de um gás em um liquido é diretamente proporcional a pressão parcial do gás. Ou seja, quando a garrafa de refrigerante é aberta, ocorre a diminuição da pressão, facilitando a saída de CO², dissolvido na água, para o ambiente.

  • ↓ Pressão (abertura do refrigerante) → deslocamento do equilíbrio → sentido de maior número de mol gasosos

    reação balanceada? sim

    reagentes: 1 mol gasoso

    produtos: 0 mol gasoso

    Logo, a despressurização favorecerá a formação do CO2 gasoso, que faz uma parte do produto transbordar.

    Gabarito : (A)

    Nível de Dificuldade : Fácil


ID
563431
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação ao equilíbrio de reações químicas, analise as afirmações que se seguem.

I - Em um sistema homogêneo em equilíbrio, sob pressão e temperaturas constantes, há uma razão constante entre o produto das concentrações das substâncias formadas e o das concentrações dos reagentes.
II - Em um sistema onde ocorre uma reação reversível, a pressão constante, um aumento da temperatura desloca o equilíbrio no sentido da reação que gera calor.
III - Em um sistema gasoso em equilíbrio, um aumento ou uma diminuição da pressão provocam seu deslocamento no sentido da reação que se efetua com redução ou aumento de volume, respectivamente.
IV - Em um sistema em equilíbrio, se ocorrer uma variação de um dos fatores que o afetam, o seu deslocamento ocorrerá no sentido da transformação que tende a anular ou diminuir o efeito inicial produzido.

São corretas APENAS as afirmações

Alternativas
Comentários
  • Por que a I está incorreta?


ID
567823
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A síntese da amônia a partir dos gases hidrogênio e nitrogênio era um dos grandes desafios da humanidade entre o final do século XIX e o início do século XX. O maior problema envolvido nessa reação era a baixa conversão em amônia, que inviabilizava a produção em escala industrial. O estudo do equilíbrio químico dessa reação envolveu diversos cientistas, sendo Fritz Haber o nome mais celebrado, por obter as condições reacionais como temperatura, pressão e catalisadores, que permitiram a produção de amônia em grande escala. Considere que, em um sistema fechado, tal processo atingiu o equilíbrio com pressão de 1,0 atm e temperatura de 450 K. Sabendo-se que essa é uma reação exotérmica, analise as afirmativas a seguir.
I – É possível formar mais amônia com a pressão de 1,0 atm se a temperatura for menor que 450 K.
II – Na temperatura de 450 K e pressão de 1,0 atm, não há formação de amônia, porque o processo está em equilíbrio.
III – Com a pressão em 1,0 atm e a temperatura de 450 K, é possível formar mais amônia, utilizando um catalisador.
IV – Para formar mais amônia na temperatura de 450 K, é preciso que a pressão seja maior que 1,0 atm. /
São corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - CERTA. A diminuição da temperatura favorece reações exotérmicas, nesse caso deslocando o equilíbrio para formar mais NH3.

    II - ERRADA. O equilíbrio é dinâmico e não estático, ou seja, no equilíbrio temos reagentes se transformando em produtos e produtos em reagentes. Está em equilíbrio porque a velocidade da reação direta e inversa são iguais e as concentrações constantes.

    III - ERRADA. O catalizador apenas acelera a reação, diminuindo a energia de ativação.

    IV - CERTA. O aumento da pressa desloca o equilíbrio no sentido em que tem menos mols de gás, nesse caso no sentido de formação da NH3.

    GAB: A


ID
667099
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Durante a Primeira Guerra Mundial, um bloqueio naval britânico impediu, estrategicamente, a remessa de salitre-do-chile para a Alemanha. Esse material, vindo de uma região desértica do norte do Chile, era partida para produção de explosivos, pois contém nitrato de sódio (NaNO3) , e era também responsável por dois terços da fabricação de fertilizantes no mundo, o que poderia prejudicar a produção de alimentos à época. A solução para tais problemas foi encontrada pelos trabalhos dos químicos alemães Fritz Haber e Carl Bosch, através de um processo onde são usados o nitrogênio atmosférico e o gás hidrogênio para produzir amoníaco (NH3), de forma economicamente viável, para a substituição do salitre. A equação química que representa esse processo é:

N2(g) + 3H2(g)   ⇌  2 NH3(g); ΔH < 0


 Contudo, considerando em um determinado instante que o sistema esteja em equilíbrio, a produção de amoníaco será aumentada se: 

Alternativas

ID
702778
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Quando o equilíbrio químico de uma reação química, onde reagentes e produtos estão em fase gasosa, é estabelecido, a(s)

Alternativas

ID
716386
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os estudos pioneiros sobre equilíbrio químico efetivados por Claude Berthollet (1748- 1822) forneceram subsídios para a otimização de certos processos de interesse da indústria química tais como a esterificação, a síntese do amoníaco, etc. Sobre reações reversíveis e equilíbrio químico assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. Teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentes se transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes. Contudo, em certas reações, como a de combustão, virtualmente 100% dos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa o contrário ocorrer (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis. Há também uma série de reações nas quais logo que certa quantidade de produto(s) é formada, este(s) torna(m) a dar origem ao(s) reagente(s); essas reações possuem o nome de reversíveis. O conceito de equilíbrio químico praticamente restringe-se às reações reversíveis.

    Opção correta D.



ID
719149
Banca
UFSCAR
Órgão
UFSCAR
Ano
2007
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As equações apresentadas a seguir representam equilíbrios químicos estabelecidos separadamente no interior de cilindros dotados de êmbolos móveis. Considerando que cada cilindro terá seu volume reduzido à metade do valor inicial, mantida a temperatura constante, assinale a alternativa que representa o equilíbrio afetado por esta alteração.

Alternativas

ID
737905
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma solução tampão pode ser preparada pela mistura de um ácido fraco e seu sal. Um tampão conhecido é o acético que consiste na mistura do ácido etanóico e o acetato de sódio. A atuação de uma solução tampão pode ser entendida usando-se o princípio de Le Châtelier. Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Segundo o princípio de Le Châtelier a adição de H+ ao sistema tampão faz liberar mesma quantidade de OH-.

II. O sistema tampão funciona no sistema digestivo, mas não no sistema sanguíneo.

III. Por adição do sal à solução do ácido para formar o tampão, a percentagem de dissociação do ácido diminui.

IV. A solução tampão sofre pequena variação de pH quando a ela são adicionados íons H+ ou OH-.

Alternativas
Comentários
  • GAB E


ID
806038
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para que uma transformação química esteja em estado de equilíbrio dinâmico, é necessário, entre outros fatores, que

Alternativas

ID
849115
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Glow sticks ou light sticks são pequenos tubos plásticos utilizados em festas por causa da luz que eles emitem. Ao serem pressionados, ocorre uma mistura de peróxido de hidrogênio com um éster orgânico e um corante. Com o tempo, o peróxido e o éster vão reagindo, liberando energia que excita o corante, que está em excesso. O corante excitado, ao voltar para a condição não excitada, emite luz. Quanto maior a quantidade de moléculas excitadas, mais intensa é a luz emitida. Esse processo é contínuo, enquanto o dispositivo funciona. Com base no conhecimento químico, é possível afirmar que o funcionamento do dispositivo, numa temperatura mais baixa, mostrará uma luz


Alternativas
Comentários
  • Em uma temperatura mais baixa, a reação entre o peróxido e o éster ocorre em uma velocidade menor. Assim, a quantidade de energia liberada é menor, visto que a quantidade de moléculas que reagirão será menor em um mesmo intervalo de tempo.

    Como a quantidade de energia liberada é menor, a quantidade de moléculas do corante excitadas também será menor (em um mesmo tempo). Portanto, a intensidade de luz emitida será menor. A duração total das transformações ocorridas será maior porque a velocidade da reação é menor; assim, a emissão de luz ocorrerá durante um tempo maior.

    Opção correta C.


  • Em qualquer reação, seja endotérmica ou exotérmica, a diminuição da temperatura vai ocasionar na diminuição da velocidade com que a reação ocorre. Se a velocidade diminuiu, o tempo de duração dessa reação vai aumentar, nos deixando entre as letras B e C.

    Note que, se eu diminuir a temperatura, a taxa de colisão das moléculas, ou ainda, a chance do choque efetivo entre os átomos ocorreu também diminui. Ou seja, menos moléculas estão se chocando, menos reação acontecendo, o que implica em menor intensidade da luz produzida.

    Letra C


ID
954292
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O aumento de pressão do sistema acarretará maior rendimento em produto do equilíbrio representado por:

Alternativas
Comentários
  • O aumento da pressão beneficia a reação com menor volume e a diminuição da pressão beneficia a reação com maior volume.


    B)

  • O AUMENTO DA PRESSÃO BENEFICIA A REAÇÃO CUJOS REAGENTES ESTÃO NA FASE GASOSA, POIS OS ÁTONOS ESTÃO LIVREMENTE COM MAIOR ENERGIA CINÉTICA ENTRE ELES, LOGO COM AUMENTO DA PRESSÃO HA UM AUMENTO DOS CHOQUES ENTRES - O QUE AUMENTA A FORMAÇÃO DOS PRODUTOS.

  • E por que não é a D)?

  • Questão envolvendo equilíbrio químico, o aumento da pressão favorece o sentido da reação de menor molecularidade, por isso a resposta é a letra b

  • E a reação tem de ser gasosa.

  • Aumento da pressão beneficia o choque das espécies e, consequentemente, favorece a reação. Portanto, consideremos somente os reagentes gasosos:

    A) 0 mol ==> 1 mol (aumento da pressão favorece no sentido inverso)

    B) 1,5 mol ==> 1 mol (aumento da pressão favorece no sentido direto)

    C) 1 mol ==> 1 mol (aumento da pressão não favorece nenhum lado)

    D) 1mol ==> 3 mol (aumento da pressão favorece no sentido inverso)

    E) 0 mol ==> 1 mol (aumento da pressão favorece no sentido inverso)

  • Gab. B

    Embasamento teorico:

    Cada mol de GÁS, independente da substância gasosa, ocupa o mesmo volume V. Faça a soma dos volumes para os reagentes e para os produtos em cada reação.

    A) CaCO3 (s) ⇄ CaO (s) + CO2 (g) --> (Vol dos Reagentes: 0 / Vol dos produtos:1 )

    B) CO (g) + ½ O2 (g) ⇄ CO2(g) --> (Vol dos Reagentes: 1,5 / Vol dos produtos:1 )

    C) C(s) + O2 (g) ⇄ CO2 (g) --> (Vol dos Reagentes: 1 / Vol dos produtos:1 )

    D) N2 O4 (g) ⇄ N2 (g) + 2 O2 (g) --> (Vol dos Reagentes: 1/ Vol dos produtos: 3)

    E) H2 O ( L) ⇄ H2 O (g) --> (Vol dos Reagentes: 0 / Vol dos produtos:1 )

    Ponto chave da questão: o AUMENTO DE PRESSÃO desloca o equilíbrio para o lado de MENOR VOLUME.

    Temos na Alternativa B volume dos reagentes maior que os produtos, logo o equilíbrio se deslocará para os PRODUTOS com o intuíto de equilibrar a reação.

    Tmj


ID
955456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Quando a concentração de reagentes e produtos em um meioreacional não varia com o passar do tempo, pode-se dizer que areação chegou a um estado de equilíbrio, em que as reações diretae inversa acontecem com a mesma velocidade. Entretanto, váriosfatores podem alterar a posição de equilíbrio de uma reação. Combase nessas informações, julgue os itens a seguir.


I. O princípio de Le Châtelier prevê que se um sistema emequilíbrio fica sujeito a uma variação na temperatura,pressão ou concentração de um dos reagentes, o sistemamantém sua posição de equilíbrio de tal forma que o valor daconstante de equilíbrio se mantenha constante.
II. A presença de um catalisador no meio reacional aumenta avelocidade na qual o equilíbrio é atingindo, sem alterar acomposição da mistura no equilíbrio.
III. As variações nas concentrações ou pressões parciais provocam deslocamentos no equilíbrio sem variação no valor da constante de equilíbrio. Entretanto, o valor daconstante de equilíbrio varia à medida que a temperaturavaria.
IV. A uma temperatura constante, a redução do volume de umdos reagentes em uma mistura gasosa em equilíbrio faz queo sistema se desloque no sentido dos reagentes.Quando a concentração de reagentes e produtos em um meio reacional não varia com o passar do tempo, pode-se dizer que a reação chegou a um estado de equilíbrio, em que as reações direta e inversa acontecem com a mesma velocidade. Entretanto, vários fatores podem alterar a posição de equilíbrio de uma reação. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir



Estão certos apenas os itens:

Alternativas
Comentários
  • II, III, IV. Certo


ID
1021816
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O NO pode ser produzido, numa certa temperatura, como indicado na equação termoquímica abaixo:

                               4 NH3(g) + 5 O2(g) 4 NO(g) + 6 H2O(g)  ΔH = -900KJ


Sobre a reação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Opção A - O sinal negativo da variação de entalpia refere-se a uma reação exotérmica e não endotérmica.

    Opção B - 900 kJ de energia são liberados na formação de 4 mols de NO(g).

    Opção D - A expressão correta da constante de equilíbrio em função das pressões é:

    Kp = pNO4 . pH2O6 / pNH34 . pO25

    Opção E - O equilíbrio é homogêneo, pois apresenta todos os seus constituintes na mesma fase, gasosa.

    Opção correta C - Como a reação direta é exotérmica, ela é favorecida pela diminuição de temperatura do sistema, isto é, uma diminuição na temperatura desloca o equilíbrio para a direita. 



ID
1065280
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

      A formação freqüente de grandes volumes de pirita (FeS2) em uma variedade de depósitos minerais favorece a formação de soluções ácidas ferruginosas, conhecidas como “drenagem ácida de minas” . Esse fenômeno tem sido bastante pesquisado pelos cientistas e representa uma grande preocupação entre os impactos da mineração no ambiente. Em contato com oxigênio, a 25 º C, a pirita sofre reação, de acordo com a equação química:

4 FeS2 (s) + 15O2 (g) + 2 H2O (I) ➙ 2 Fe2(SO4)3 (aq) + 2 H2 SO4 (aq)


FIGUEIREDO, B. R. Minérios e ambiente. Campinas: Unicamp, 2000.

Para corrigir os problemas ambientais causados por essa drenagem, a substância mais recomendada a ser adicionada ao meio é o

Alternativas
Comentários
  • Os problemas ambientais são causados pelo H2SO4. Para corrigir este problema é recomendada a utilização de um produto com características básicas. Reação de neutralização.

    A substância mais indicada para este tratamento é o carbonato de cálcio, este composto não é uma base e sim um sal, mas possui a propriedade de neutralização de acidez, como acontece nos solos ácidos já que o produto também é utilizado para esta finalidade, o famoso calcário.

    Fonte: http://quimicaensinada.blogspot.com.br/2013/10/enem-2013-questoes-de-quimica-comentadas.html

    .................................................................................................................................................................


  • A reação descrita no enunciado produz ácido sulfúrico e um sal (que por hidrólise produzirá ácido forte). A intenção é adicionar uma base para neutralizar o ácido. Dentre as alternativas, a que melhor se encaixa é a “E” visto que o carbonato de cálcio é um sal que, em contato com a água, sofre hidrólise e produz hidróxido de cálcio e ácido carbônico, que se degrada e deixa o meio básico.

    Opção correta E.


  • uma prova de química do enem que não caia carbonato de cálcio é a mesma coisa do que uma prova de biologia do enem que não caia mitocôndrias

  • Porque o sufeto de sódio não pode ser usado já que é um sal de natureza básica e até mais forte do que o carbonato de cálcio?

     

  • Para neutralizar a produto indesejável,temos que adicionar carbonato de cálcio(CaCO3),um sal alcalino resultante da reação entre o íon carbonato e hidróxido de cálcio,que é uma base forte.

  • a) sulfeto de sódio.

    Na2S + H2O = Na2O (ÁCIDO) + H2S(ÁCIDO FORTE)

     b)cloreto de amônio.

    NH4Cl + H2O = ÁCIDO

     c) dióxido de enxofre.

    SO2 + H20 = H2SO4 = ÁCIDO

     d) dióxido de carbono.

    CO2 + H2O = H2CO3 = ÁCIDO

     e) carbonato de cálcio.

    CaCO3 + 2 H2O = Ca(OH)2 (BASE FORTE) + H2CO3 (ÁCIDO FRACO)

  • Magdo, o sulfeto de sódio poderia sim ser utilizado pois, como você falou, tem um caráter básico até mesmo mais forte que o carbonato. O problema é que, em hidrólise, além da base liberada, ocorre a liberação do H2S, que é um ácido forte. No carbonato de cálcio você libera um base forte e um ácido fraco, que no caso é o ácido carbônico, por isso o MAIS RECOMENDÁVEL para corrigir esse problema da acidez será o composto da letra E

  • A reação descrita no enunciado produz ácido sulfúrico e um sal (que por hidrolise produzirá ácido forte).

    Para corrigir os problemas ambientais causados por essa drenagem, a substancia mais recomendada a ser adicionada ao meio é o carbonato de cálcio e um sal que, em contato com a água, sofre hidrolise produzindo hidróxido de cálcio e acido carbônico, que se degrada e deixa o meio reacional básico.

    Letra E


ID
1110760
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação ao estudo de equilíbrio químico, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os itens desta questão foram retirados deste texto:

    Basta usar o ctrl F

    http://nautilus.fis.uc.pt/personal/jcpaiva/pp2/files/curriculum/didqui1/pagina/6/5/5C/conc_alternativas.pdf

  • O único fator que altera a constante de equilíbrio é a TEMPERATURA.

  • qual seria o erro da letra B?

  • A análise correta seria a letra B


ID
1165507
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A característica fundamental de um sistema em equilíbrio é:

Alternativas
Comentários
  • a) ser fechado ou comportar-se como tal.

  • Em um sistema aberto composto por exemplo: 2 BrCl(g) ⇄ Cl2(g) + Br2(g), os gases Cl2 e Br2 poderão ser perdidos para atmosfera e a condição de equilíbrio nunca será atingida, pois os reagentes serão continuamente consumidos para produção do gás (PRODUTO) perdido.


ID
1165531
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Certa quantidade de PCl5(g) foi aquecida a 25 ºC num recipiente com 12 litros de capacidade, gerando PCl3(g) e Cl2(g) . O recipiente contém, no equilíbrio, 0,21 mol de PCl5(g) , 0,32 mol de PCl3(g) e 0,32 de Cl 2(g) . A constante de equilíbrio em função das concentrações molares, em kJ, para a dissociação de PCl5(g) , a 25 ºC, quando as concentrações são referidas ao estado padrão de 1mol/litro, é de:

Alternativas
Comentários
  • Questão errada! O valor de Kc para tal reação é 0,040635


ID
1198984
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma das etapas da produção de ácido sulfúrico é a formação de trióxido de enxofre gasoso através da reação de dióxido de enxofre gasoso com gás oxigênio, na presença de um catalisador de óxido de vanádio.

Considere a ocorrência dessa reação em um sistema no qual o equilíbrio será alcançado. Segundo o princípio de Le Chatelier, um fator que pode deslocar esse equilíbrio no sentido da diminuição da concentração de dióxido de enxofre é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Correta - C

    Considerando que o sentido direto da reação seja exotérmico, o aumento da temperatura tende a aumentar a concentração dos reagentes, uma vez que com a elevação de T o equilíbrio desloca-se ao sentido endotérmico. Dessa forma, a diminuição de T irá levar a um consumo maior dos reagentes e consequentemente um maior consumo de SO2.


ID
1200961
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dado o equilíbrio:

Fe3O4(s)+ 4 H2(g)↔ 3 Fe(s)+ 4 H2(g) ΔH = -209,5 kcal.mol -1

e considerando as afirmações seguintes,

I. A adição de um catalisador desloca o equilíbrio para direita.
II. O aumento da pressão desloca o equilíbrio para a esquerda.
III. A diminuição da temperatura desloca o equilíbrio para a direita.
IV. A diminuição da pressão desloca o equilíbrio para a direita.
V. O aumento da temperatura desloca o equilíbrio para a esquerda.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Se tiver o mesmo volume em reagentes e produtos. O equilíbrio n altera com variação de pressão. 

  • "A variação da pressão não afeta as substâncias sólidas, porque elas são incompressíveis. Assim, um aumento da pressão em um equilíbrio que contém sólido irá deslocar o equilíbrio no sentido desses sólidos e não da substância gasosa."


ID
1276861
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Reações químicas que ocorrem com os reagentes em contato resultam de colisões entre esses reagentes. A velocidade da reação pode ser acelerada ou retardada, dependendo das condições em que ela acontece.

Nesse sentido, observa-se que

Alternativas

ID
1288267
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Hidrogênio e cloro em fase gasosa reagem formando ácido clorídrico. A reação inversa de dissociação também ocorre e, portanto, esse é um exemplo de uma reação homogênea e reversível em que a velocidade da reação direta é v1 , e a velocidade da reação inversa é v2 .

H2(g)+ Cl 2(g) ⇌ 2HCl (g)

Após certo intervalo de tempo, é estabelecido o equilíbrio químico desse sistema.

Qual característica corresponde à condição de equilíbrio desse sistema químico?

Alternativas
Comentários
  • Uma reação reversível atinge o equilíbrio químico quando as velocidades das reações direta e inversa se igualam (v1=v2) e as concentrações de reagentes e produtos permanecem constantes. Nesta questão a única alternativa que apresenta uma das condições de equlíbrio é a letra C. 


ID
1288348
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em um frasco com volume igual a 1,0 L foram introduzidos 0,018 mol de hidrogênio e 0,018 mol de iodo, ambos no estado gasoso, a 425 oC. O frasco foi fechado dando início à seguinte reação de formação de iodeto de hidrogênio:

H 2(g)+ I 2(g) ⇆ 2HI (g)

O equilíbrio, nessa temperatura, foi atingido com as concentrações de H 2(g) , I 2(g)e HI(g)iguais a 0,0040 mol/L, 0,0040 mol/L e 0,028 mol/L, respectivamente.

A constante de equilíbrio, nessa temperatura, em função das concentrações em quantidade de matéria (mol/L) é igual a

Alternativas
Comentários
  • A constante de equilíbrio é dada pela razão entre a pressao (estado gasoso)/concentração dos produtos e dos reagentes. Nesse caso, as substâncias envolvidas estao no estado gasoso, no entanto sua concentração em mol/L já é dada. Sendo assim: 

    Keq= [HI]^2/[H2].[I2] 
    Keq = [0,028]^2/[0,004].[0,004] 
    Keq = 7,84.10^(-4)/1,6.10^(-5) 
    Keq = 4,9.10^1 = 

    Resposta: 49

     

    Fonte:

    https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20141012215911AAFQW4H


ID
1291501
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um reator fechado e de volume constante contém um gás denominado “A” na concentração inicial igual a CA0 , em mol/L. Numa reação completa e irreversível, o gás “A” se transforma em outro denominado “B”, numa relação estequiométrica de 1 mol do reagente “A”, para formar 1 mol do produto “B”.
No entanto, se, em uma certa temperatura constante, esse processo alcança uma situação de equilíbrio, e o valor de constante de equilíbrio, “K”, é igual a 1, a quantidade de reagente no equilíbrio é

Alternativas
Comentários
  •                             A (g)  <=========>   B (g)

     

    INÍCIO                 CA0                            0

     

    REAGEM            CA0 - CB                   CB

     

    EQUILÍBRIO        CA0 - CB                  CB

     

     

    K = [B] / [A]

     

    1 = CB / ( CA0 - CB)

     

    CA0 - CB = CB

     

    CB = CA0 / 2

     

     

    [A] = CA0 - CB

     

    [A] = CA0 - CA0 / 2

     

    [A] = CA0 / 2 ( DESCONSIDERAR O VALOR NEGATIVO )

     

     

    ALTERNATIVA B !!!!!!!!!


ID
1386181
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No equilíbrio indicado na equação abaixo, o rendimento de formação do SO3 é aumentado, por exemplo, pela adição de O2 ao sistema. Esse é um exemplo de que, quando um sistema em equilíbrio é perturbado, a composição do mesmo se ajusta de modo a contrapor a ação de perturbação.

                                                2 SO 2(g) + O 2(g) ⇌ 2 SO 3(g)

Esse comportamento segue a(o)

Alternativas
Comentários
  • Lei de Charles: é uma lei dos gases perfeitos. Esta lei diz respeito às transformações isobáricas, isto é, aquelas que se processam a pressão constante. 

    Lei de Graham: a velocidade de difusão ou efusão de um gás é inversamente proporcional à raiz quadrada de sua densidade.

    Princípio de Pascal: estabelece que a alteração de pressão produzida em um fluido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido e às paredes do seu recipiente.

    Le Chatelier Princípio de Le Chatelier: quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar procurando diminuir os efeitos da força.

    Princípio de Avogrado: Volumes iguais, de quaisquer gases, nas mesmas condições de pressão e temperatura, apresentam a mesma quantidade de substâncias em mol (moléculas).


ID
1460398
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SPTC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os ácidos e as bases são substâncias muito encontradas na natureza. Os ácidos apresentam sabor azedo, e as bases são adstringentes. Essas substâncias são largamente estudadas e bem definidas. Assinale a alternativa correta acerca desse tema.

Alternativas

ID
1470604
Banca
BIO-RIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

SobreequilíbrioquímicoéINCORRETOafirmarque:

Alternativas

ID
1470607
Banca
BIO-RIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em um recipiente fechado com capacidade de 2L foram adicionados 4 mols de SO2e3,2molsdeO2 a uma temperatura constante,obtendo-se,nessascondições,umgraudeequilíbrio para o SO2de60%.Aconstantedeequilíbrio(Kc)foiiguala:

Alternativas
Comentários
  • Grau de equilíbrio = mols consumidos / mol inicial

    0,6 = mol consumido / 4

    Consumido = 2,4 mol de SO2

     

    Balanceando a equação:

    2SO2 + O2 --> 2SO3

    Inicial:

    SO2 = 4 mol

    O2 = 3,2 mol

     

    Reagiu

    SO2 = 2,4 mol

    O2 = 1,2 mol (metade, pela estequiometria da reação)

     

    Formou

    SO3 = 2,4 mol

     

    Quantidades finais:

    SO2 = 4 - 2,4 = 1,6 mol

    O2 = 3,2 - 2,1 = 2,0 mol

    SO3 = 2,4 mol

     

    Volume = 2L

    Concentrações:

    [SO2] = 0,8 mol/L

    [O2] = 1 mol/L

    [SO3] = 1,2 mol/L

     

    Substituindo na equação do equilíbrio:

    Kc = [SO3]²/[SO2]².[O2]

    Kc = 2,25

    Gabarito: C


ID
1511536
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma mistura gasosa, formada por 1,00 mol de H2 O(g) e 1,00 mol de CO(g) é colocada num reator de 10,0L, a 520°C.  A reação H2 O(g) + CO(g) ↔ CO2 (g) + H2 (g) se  processa e verifica-se que, após o
equilíbrio  ser alcançado, há 0,665 mol de CO2 no reator.  O valor  da constante de equilíbrio da reação, a 520°C, é aproximadamente  igual a :

Alternativas
Comentários
  • k = [CO2].[H2]/([H2O].[CO])

    produziu 0,665 mol de CO2, que pela estequiometria é o mesmo de H2, assim consumiu-se sobrou 1-0,665 = 0,335 mol de H2O e CO. substituindo os valores, k = 3,94


ID
1529962
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em fase gasosa o PCl5 (pentacloreto de fósforo) está em equilíbrio com o PCl3 (tricloreto de fósforo) e Cl2(cloro gasoso):

PCl5(g) ⇌ PCl 3(g)+ Cl 2(g)

A 250oC a referida reação apresenta Kρ = 1,8. Para que a reação apresente um fator de conversão em PCl3 e Cl2 de 30%, qual a pressão aproximada que deve ser aplicada ao sistema?

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO:

    A expressão de Kp para este equilíbrio é: Kp = .

    Suponho que inicialmente só tenhamos PCl5 no sistema, digamos que uma quantidade N.

    Se a conversão se der em 30% teremos, sem decompor, 70% do PCl5 e 30% de formação do PCl3 e do Cl2 quando se atingir o equilíbrio. Teremos 0,7 da quantidade inicial de PCl5 = 0,7N. Teremos a formação de 0,3 N de PCl3 e 0,3 N de Cl2.

    Portanto, o total de mols no equilíbrio é 1,3 N.

    Vamos calcular as frações molares década componente:

    X(PCl5) = 0,7N/1,3N = 0,7/1,3

    X(PCl3) = 0,3N/1,3N = 0,3/1,3

    X(Cl2) = 0,3N/1,3N = 0,3/1,3

    Sabendo que a pressão parcial de cada componente é dada pelo produto da sua fração molar pela pressão total (p) o valor de cada uma é:

    p(PCl5) = (0,7/1,3) * P

    p(PCl3) = (0,3/1,3) * P

    p(Cl2) = (0,3/1,3) * P

    Como vimos acima a constante de equilíbrio é dada por Kp = p(Cl2)*p (PCl3)/p (PCl5).

    Substituindo, teremos:

    1,8 = (0,3/1,3)P x (0,3/1,3)P / (0,7/1,3)P

    Ao se fazer o cálculo teremos P= 18,2 atm

    RESPOSTA: D


ID
1530034
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para abordar o tema equilíbrio químico, um professor nas aulas de química analítica apresentou dois sistemas em equilíbrio químico para discussão do princípio de Le Châtelier. O sistema A, em solução aquosa, refere-se ao equilíbrio dos íons dicromato (laranja) e cromato (amarelo). O sistema B, em fase gasosa, envolve os gases NO2 (castanho) e N2O4 (incolor).

sistema A: Cr2O7 2- (aq) + H2O (l) ⇄2 CrO42-(aq) + 2 H+ (aq)

sistema B: 2 NO2 (g) ⇄ N2O4 (g) ΔHo = -58 kJ

Cada sistema em equilíbrio foi submetido, separadamente, a duas perturbações, descritas a seguir:

I – Foram adicionadas gotas de solução de NaOH no sistema A.
II – Foram adicionadas gotas de solução de HCl no sistema A.
III – Foi aumentada a pressão do sistema B por meio de redução de volume.
IV – O sistema B foi aquecido.

Pode-se afirmar que as cores predominantes dos sistemas A e B após as perturbações I, II, III e V, foram, respectivamente,

Alternativas

ID
1567942
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em um recipiente de 1 L são introduzidos 5,0 mols de N2O4 que se transformam em NO2. Uma vez atingido o equilíbrio, resta no sistema 1,3 mol de reagente. A constante de equilíbrio Kc na temperatura desse experimento é de:

Alternativas
Comentários
  • N2O4   <===>   2 NO2 
    5 mols   <==>   zero                     =========> Início 
    3,7 mols  <=>  7,4 mols               =====> Reage / Produzido 
    1,3 mol <==>   7,4 mols              =====> Equilíbrio 
    1,3 mol/L <=>  7,4 mols/L          =====> Molaridade no equilíbrio 

    Kc = [NO2]² / [N2O4] 
    Kc = 7,4² / 1,3 
    Kc = 42,12 mol/L 


ID
1599352
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um mol de hidrogênio e 1 mol de iodo são misturados a 500º C. As substâncias reagem e, após certo tempo, chega-se a um equilíbrio, em que se constata a presença de 0,22 mol de hidrogênio residual. Determine a constante de equilíbrio Kc nessas condições.

Alternativas
Comentários
  • H2 + I2 -----> 2 HI 
    1 mol 1 mol 0 mol <---- no início 
    x .......x ...... 2x <---- reagiu/formou 
    1-x .... 1-x ---- 2x <---- no equilíbrio 

    para o H2 ===> 1-x = 0,22 mol 

    x = 0,78 mol 

    então as concentrações no equilíbrio são: 
    considerando V como o volume do recipiente: 

    [H2] = 0,22/V mol / L 
    [I2] = 0,22/V mol / L 
    [HI] = 1,56/V mol / L 

    então Kc = [HI]^2 / [H2] . [I2] 

    Kc = (1,56)^2 / (0,22 . 0,22) 

    Kc = 50,28


ID
1599853
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A amônia (NH3) é um dos produtos químicos mais importantes para o ser humano, sendo uma das cinco substâncias produzidas em maior quantidade no mundo, sendo utilizada como fertilizantes, produção de plásticos e explosivos. A equação abaixo mostra a reação de obtenção da amônia. Considerando o Princípio de Le Chatelier, identifique uma dascondições necessárias que desfavorece a produção de grandes quantidades de amônia.


N2(g) + 3 H2(g) → 2NH3(g) ∆H= - 92,22 KJ

Alternativas
Comentários
  • deve-se remover o produto para deslocar o equilibrio para a formação dele

  • D)

    Deve-se remover o produto para deslocar o equilibrio para a formação dele, logo a Permanência no sistema do NH3 formado é uma das uma das condições necessárias que desfavorece a produção de grandes quantidades de amônia.


ID
1612924
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere a reação: C(s) + CO2(g) ⇔ 2CO(g) 

Em condições de equilíbrio a uma determinada temperatura, as pressões parciais de CO(g) e CO2(g) são 1,22 atm e 0,780 atm, respectivamente. Podemos afirmar que o valor da constante de equilíbrio para esta reação é 


Alternativas
Comentários
  • Alguém pra ajudar?

  • 1- CÁLCULO DO Kp

     

    OBS: REAGENTES SÓLIDOS NÃO ENTRAM NA EQUAÇÃO DA CONSTANTE DE EQUILÍBRIO

     

    Kp = [CO]² / [CO2/

     

    Kp = (1,22)² / (0,78)

     

    Kp = 1,91

     

     

    ALTERNATIVA B !!!!!!!!!!!

     

     


ID
1612930
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A extração ácido-base do produto natural lapachol (C15H14O3) de serragem de madeira do ipê, planta pertencente à família das bignoniáceas, envolve as reações mostradas nas equações 1 e 2. O lapachol possui atividade anticâncer e antibacteriana. 

Equação 1

2C15H14O3(s) + Na2CO3(aq) ⇔ 2C15H13O3-Na+ (aq) + CO2(aq) + H2O(ℓ) 

composto amarelo-claro, insolúvel em água         sal de sódio do lapachol, vermelho, solúvel em água

Equação 2

C15H13O3-Na+ (aq) + HCl(aq) ⇔ C15H14O3(S) + NaCl(aq)

Através da análise das equações 1 e 2 acima é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
1612939
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Qual das seguintes reações não é afetada por um aumento na pressão?

Alternativas
Comentários
  • Principio de Le Chatelier: quando há gases na reação, o equilíbrio é deslocado se os números de mols de gases são diferentes entre reagentes e produtos

  • Mamão... Nas reações onde há participantes gasosos a variação da pressão poderá alterar o equilíbrio. Caso o número número de mols dos reagentes e dos produtos sejam iguais não haverá alterações.

    ALTERNATIVA E - 2 MOLS NOS REAGENTES E DOIS MOLS NOS PRODUTOS, ASSIM O AUMENTO DA PRESSÃO NÃO AFETA A REAÇÃO.


ID
1624066
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação ao equilíbrio químico e aos fatores que o deslocam, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) Errada. Só colocar na fórmula da Kc: [produtos]/[reagentes]. Kc é diretamente proporcional à concentração dos produtos, isto é, um Kc alto tende a faroverecer a formação de produtos.

    b) Errada. A comprenssão do sistema tende a deslocar a reação no sentido em que ocorre redução do número de moléculas GASOSAS. 

    c) Errada. O examinador inverteu o favorecimento. Vejamos: O aumento da temperatura na reação exotérmica favorece a reação inversa, resultando em um aumento da formação dos reagentes. Já o aumento da temperatura na reação endotérmica favorece a reação direta, resultando em uma aumento da formação dos produtos.

    d) Correta.

    e) Errada. Lembre se o UNICO PARÂMETRO que afeta a constante de equilíbrio é a TEMPERATURA!! Adição de reagente ou produto, compressão ou descompressão do recipiente NÃO afetam a constante de equilíbrio. As velocidades da reação direta e inversa continuaram sendo iguais ao longo do tempo após o sistema atingir o equilíbrio!


ID
1635586
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as seguintes reações químicas e respectivas constantes de equilíbrio:

N2(g) + O2(g) 2NO(g) K1
2NO(g) + O2(g) ⇌ 2NO2(g) K2

NO2(g) ⇌ 1/2 N2(g) + O2(g) K3


Então, K3 é igual a

Alternativas

ID
1645435
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O equilíbrio químico da amônia, NH3, em solução aquosa, está representado a seguir: 

NH3 (g) + H2O ( l) ⇌ NH4 + (aq) + OH− (aq) 

A liberação de gás amônia ocorrerá com maior intensidade quando a essa solução for adicionado 

I. NH4C(aq).

II. FeCl3 (aq).

III. NaOH (aq).

Está correto o que consta APENAS em 


Alternativas

ID
1773922
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Quantidades iguais de H2(g) e I2(g) foram colocadas em um frasco, com todo o sistema à temperatura T, resultando na pressão total de 1 bar. Verificou-se que houve a produção de HI(g), cuja 22,8 kPa. Assinale a alternativa que apresenta o valor que mais se aproxima do valor CORRETO da constante de equilíbrio desta reação.

Alternativas

ID
1782598
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

    Considere as condições de remoção de Cl2 , adição de PCl3 e diminuição do volume do recipiente que estão relacionadas com a reação

PCl3(g) + Cl2(g) PCl5(g)

Sob essas condições, o efeito causado sobre a referida reação é:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar a resolução dessa questão?

    obg!

  • Código Civil:

    Das Causas que Interrompem a Prescrição

    Art. 202. A interrupção da prescrição, que somente poderá ocorrer uma vez, dar-se-á:

    I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citação, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual;

    II - por protesto, nas condições do inciso antecedente;

    III - por protesto cambial;

    IV - pela apresentação do título de crédito em juízo de inventário ou em concurso de credores;

    V - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor;

    VI - por qualquer ato inequívoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor.

    Parágrafo único. A prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper.

    Art. 203. A prescrição pode ser interrompida por qualquer interessado.

    Art. 204. A interrupção da prescrição por um credor não aproveita aos outros; semelhantemente, a interrupção operada contra o co-devedor, ou seu herdeiro, não prejudica aos demais coobrigados.

    § 1 A interrupção por um dos credores solidários aproveita aos outros; assim como a interrupção efetuada contra o devedor solidário envolve os demais e seus herdeiros.

    § 2 A interrupção operada contra um dos herdeiros do devedor solidário não prejudica os outros herdeiros ou devedores, senão quando se trate de obrigações e direitos indivisíveis.

    § 3 A interrupção produzida contra o principal devedor prejudica o fiador.


ID
1825933
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O sangue é vital para o funcionamento do organismo. Para que as trocas gasosas ocorram normalmente, o sangue deve estar tamponado com pH em torno de 7,4. O principal sistema tampão usado para controlar o pH no sangue é o sistema tampão ácido carbônico‐bicarbonato.

              H+ (aq) + HCO– 3(aq)↔ H2CO3(aq) ↔ H2O(l) + CO2(g)

A regulagem do pH do plasma sanguíneo relaciona‐se diretamente ao transporte efetivo de O2 para os tecidos corpóreos. O oxigênio é carregado pela proteína hemoglobina encontrada nas células de glóbulos vermelhos. A hemoglobina (Hb) liga‐se reversivelmente tanto ao H+ quanto ao O2.

                               HbH+ + O2↔ HbO2 + H+

De acordo com as reações apresentadas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) Durante períodos de esforço vigoroso grandes quantidades de CO2 são produzidas pelo metabolismo, que desloca o equilíbrio para a direita, diminuindo o pH.  

(     ) Quando o sangue atinge os tecidos nos quais a concentração de O2 é baixa, o equilíbrio desloca‐se para a esquerda e O2 é liberado.

(     ) Durante períodos de esforço vigoroso, à medida que O2 é consumido, o equilíbrio desloca‐se para a direita de acordo com o princípio de Le châtelier.

(     ) A remoção de CO2 por exalação desloca o equilíbrio para a direita, consumindo íons H+ .

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários

ID
1849327
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a opção que apresenta qual a expressão para a constante de equilíbrio da reação 2N2 (g) + 3O2 (g) ↔ 2N2O3 (g).

Alternativas

ID
1997512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto 5A3CCC

Considere que, na temperatura T0, a constante de equilíbrio para a reação de decomposição do N2O4 (g) apresentada a seguir seja igual a 4,0 e que o comportamento dos gases envolvidos nessa reação seja ideal. N2O4 (g) + calor » 2NO2 (g)

De acordo com as informações do texto 5A3CCC, se, em determinado instante, na temperatura T0, as pressões parciais de N2O4 (g) e NO2 (g) dentro de uma câmara forem iguais a 0,16 bar e 0,80 bar, respectivamente, então

Alternativas
Comentários
  • Sendo Q a atividade dos produtos / atividade dos reagentes, avalia-se em relação às pressões parciais.

    Q = p NO2 ² / p N2O2

    Q = 0,8²/0,16 = 4

    Como temos que K = 4 pelo enunciado, então Q = K, logo, reação em equilibrio. Com isso, sabemos que a velocidades em ambos os sentidos são iguais.

    Ps.: A letra K e usada quando a reação está em equilíbrio, enquanto o quociente Q, não, pode ser utilizado em qualquer ponto da reação.

  • Gab. C

    A questão nos fornece o valor da constante de equilíbrio, K = 4. Podemos calcular o quociente de reação (Q) e em seguida compará-lo com K.

    Q = [C]^c * [D]^d / [A]^a * [B]^b

    Q = p NO2 ² / p N2O2

    Q = 0,8²/0,16 = 4

    Interpretações do valor de Q:

    Q = K --> O SISTEMA ESTARÁ EM EQUILÍBRIO

    Q < K --> Reagentes em excesso em relação ao equilíbrio. Reação ieá se deslocar para os produtos.

    Q > K --> Produtos em excesso em relação ao equilíbrio. Reação irá se deslocar para os reagntes.

    Logo, a reação se encontrará em equilíbrio, e as velocidades das reações direta e inversa serão iguais.


ID
1997515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto 5A3CCC

Considere que, na temperatura T0, a constante de equilíbrio para a reação de decomposição do N2O4 (g) apresentada a seguir seja igual a 4,0 e que o comportamento dos gases envolvidos nessa reação seja ideal. N2O4 (g) + calor » 2NO2 (g)

De acordo com as informações do texto 5A3CCC, as modificações que, do ponto de vista do equilíbrio químico, favorecem a formação do NO2 (g) a partir da reação apresentada são:

Alternativas
Comentários
  • Quando: 
    n dos reagentes = n dos produtos --> variação de pressão não afeta o equilíbrio
    n dos reagentes > n dos produtos --> aumento da pressão desloca o equilíbrio para os produtos
    n dos reagentes < n dos produtos --> redução da pressão desloca o equilíbrio para os produtos

    Obs: isto é válido para os reagentes gasosos. A compressão/descompressão não afeta o equilíbrio dos reagentes líquidos e sólidos.

  • Sem contar que a reação é endotérmica no sentido direto (esquerda para direita). Portanto, o aumento da temperatura, favorecerá a formação do produto.

  • Aumento de temperatura - favorece reação endotérmica

    Diminui pressão - favorece reação que forma menor volume


ID
2082262
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação ao equilíbrio das reações químicas, analise as afirmativas abaixo.

I - A expressão matemática da constante de equilíbrio (K) relaciona as concentrações de reagentes e produtos no equilíbrio.

II - Os efeitos da perturbação de um equilíbrio químico são previstos pelo Princípio de Le Chatelier.

III- Quando o valor da constante de equilíbrio for grande (K muito maior que 1), a reação é favorável aos reagentes e as concentrações dos produtos no equilíbrio são menores que as dos reagentes.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • K= [Produtos]/[Reagentes]

    Le Chatelier: Dado um sistema em equilíbrio, ao sofrer alguma perturbação, age para anular essa perturbação

    Gab.: C


ID
2082280
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere a reação reversível à seguir.

A + B <-> C + D

Sabendo-se que a notação [x] indica a concentração de um determinado componente x, assinale a opção que apresenta o valor da constante de equilíbrio da reação.

Alternativas
Comentários
  • Kc=[produtos] / [reagentes]

    Ou seja:

    Kc=[C].[D]/[A].[B], caso alguma das substâncias apresentasse algum número antes deles a sua concentração seria elevada por esse valor

    Exemplo: N2 + 3H2 <-> 2NH3

    Kc=[NH3]^2 / [N2].[H2]^3


ID
2082292
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere a seguinte reação reversível de dissociação de um ácido fraco. 

HA <-> H+ + A-

Sabendo-se que o grau de ionização desta reação é 0,5 e que antes do início da dissociação a concentração de ácido era de 1mol/l. Assinale a opção que apresenta o valor da constante de equilíbrio. 

Alternativas
Comentários
  • K= (M*(α)^2)/1-α

    K=1*(0,5)^2/1-0,5

    K=0,5 Mol/L

    Pelo fato do ácido ser fraco , é necessário que se use o denominador

    GAB C


ID
2114170
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a reação em que o aumento simultâneo de temperatura e pressão favorecerá a formação dos produtos .

Alternativas
Comentários
  • Parar resolver essa questão precisamos encontrar uma reação endotérmica e com o número de mols de gás maior no reagente do que no produto, dessa maneira :

    a)reação exotrérmica (ΔH negativo)

    b)reação endotrérmica (ΔH positivo),

    c)creação exotrérmica (ΔH negativo)

    d)reação endotrérmica (ΔH positivo),

    e)reação exotrérmica (ΔH negativo)

    Até aí , ficamos entre a B) e a D), a partir desse ponto é necessário lembrar que o aumento de pressão desloca o equilíbrio para o lado que tiver menor quantidade de mols de gás.Assim, chegamos ao

    GAB D


ID
2121001
Banca
Exército
Órgão
IME
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere a reação, em equilíbrio, de produção do alvejante gasoso dióxido de cloro, que ocorre em um sistema reacional:  

                Cl2(g) + 2 NaClO2(s) ⇄ 2 ClO2(g) + 2 NaCl(s)  


Nessa situação, assinale a alternativa correta.  

Alternativas
Comentários
  • Por que a alternativa A está incorreta?

  • a)A adição de mais clorito de sódio ao sistema desloca o equilíbrio da reação, de forma a produzir mais alvejante gasoso.

    Errada, lembre se sólido não altera no deslocamento então tanto faz se eu aumento ou diminuo não vai alterar meu deslocamento

    b) A razão entre as constantes de equilíbrio KP/KC é igual a 0,0820568⋅T, em que T é a temperatura do sistema reacional, medida em kelvin.

    Correta, lembre se da fórmula Kc = Kp * ( R* T) ^ Δn ( Lembrando que esse Δn é a variação do número de mols do produtos - o número de mols do reagentes) , fazendo as contas...

    • Kc/ Kp = (R* T)^1 ( Δn = 2-1)----> Lembrando que só entra os gasoso

    Kc/Kp = 0,082T ( Lembrando que o R geralmente vale 0,082, mas como a questão colocou aquele valor da a mesma coisa)

    c) A retirada parcial de cloreto de sódio do sistema desloca o equilíbrio da reação, de forma a produzir menos alvejante gasoso.

    Errada, lembre se sólido não altera no deslocamento então tanto faz se eu aumento ou diminuo não vai alterar meu deslocamento

    d) A constante de equilíbrio KP é igual à constante de equilíbrio KC.

    Errada, se fossem iguais quando fizesse a divisão de Kc/Kp o valor daria 1 e não 0,082T

    e) Para duas diferentes temperaturas do sistema reacional, desde que elevadas e compatíveis com a manutenção do equilíbrio, o valor numérico da constante de equilíbrio KP é o mesmo, mantendo inalterada a produção de alvejante gasoso.

    Errada, lembre se que somente a temperatura altera o Kc e o Kp,logo não tem como manter a temperatura inalterada


ID
2147488
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma das etapas possíveis de formação da chuva ácida pode ser representada pelo equilíbrio

SO2(g) + ½O2(g) ⇋ SO3(g)

A expressão da constante de equilíbrio KC, com base na lei de ação das massas, para esta reação é

Alternativas

ID
2217913
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a expressão para constante de equilíbrio de um dos estágios de dissociação do ácido fosfórico.

Alternativas

ID
2218042
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere a reação em equilíbrio S03(g)<-> S02(g) + 1/2 O2(g). 
A 600K a constante de equilíbrio é 302. Se a concentração das três substâncias iniciarem-se a 0,100 mol/L, de que maneira as concentrações mudarão a medida que o sistema se aproximar do equilíbrio, mantendo-se a temperatura constante?

Alternativas
Comentários
  • [ ] = n/ v

    [Na2SO4] = 0,05

    0,05 = n/0,2L

    n= 0,01 mols/L

    n=m/PM

    0,01 = m/ 141,98

    m= 1,419 g


ID
2284405
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A calamina é um produto aplicado à pele sob a forma de pomadas, cremes e loções, com a finalidade de aliviar sintomas de irritação da pele, como vermelhidão e coceira. O ingrediente ativo da calamina é ZnO em pó. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • vamos avalias as assertivas!

    A) o ZnO é um óxido básico, assim como CaO e CO. ---Errado!!! O ZnO anfótero!

    B) o ZnO forma a base forte Zn(OH)2 em contato com a umidade da pele. ----Errado, óxido anfótero.

    C) o ZnO é constituído de moléculas polares de geometria linear -----Errado ---- Não é composto molecular! tem uma ligação entre um METAL E AMETAL, ou seja, iônica.

    D) o zinco é agente oxidante na reação Zn + 1/2 O2 ZnO. -----errado-----o zinco é o agente redutor, ou seja, ele se oxida.

    E) o ZnO deve estar na forma de um pó muito fino para que a ação seja mais rápida. -----Certo---- quanto maior a superfície de contato mais rápido sera a Reação, por essa razão alguns alguns fármacos estão pulverizados.


ID
2364694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Muitas reações químicas não cessam, mas apenas entram em equilíbrio, ou seja, continuam acontecendo microscopicamente, embora não se perceba macroscopicamente. Outras reações acontecem constantemente, mas de forma muito lenta. A respeito desses fatos, julgue o item que se segue.

A relação entre as concentrações das espécies participantes de um equilíbrio químico pode ser expressa matematicamente por meio de uma equação que considera a concentração de cada espécie, independentemente de seu estado físico.

Alternativas
Comentários
  • Sólidos e líquidos não participam da equação de equilíbrio por terem atividade molecular igual à 1.

  • atividade molecular 1 somente os solidos

  • Para equilíbrio em sistema heterogêneo, o estado sólido não participa das expressões Kp e Kc, o estado líquido participa somente de Kc, e o estado gasoso participa das duas expressões.


    fonte: https://descomplica.com.br/blog/quimica/resumo-equilibrio-quimico/



  • No equilíbrio químico, a relação entre as concentrações das espécies participantes pode ser expressa pela equação da constante de equilíbrio, que pode ser definida para uma reação genérica, se todos os gases são considerados como ideais:
    a A(g) + b B(g) ⇋ c C(g) + d D(g)
    Kp = {pressão parcial dos produtos/pressão parcial dos reagentes}equilíbrio
    Kp = (PC)c(PD)d/(PA)a(PB)b

    Essa constante também pode ser definida utilizando as atividades dos componentes:
    K = {atividade dos produtos/atividade dos reagentes}equilíbrio
    K = (aC)c(aD)d/(aA)a(aB)b

    Ou também pela concentração:
    Kc = [C]c[D]d/[A]a[B]b

    Foi descoberto empiricamente que os líquidos puros ou os sólidos não devem entrar na expressão do equilíbrio, por serem considerados constantes, o que pode ser explicado pela atividade, uma vez que a atividade de sólidos puros, por exemplo, é igual a 1, e não precisaria entrar na equação. Dessa forma, a equação considera a concentração de cada espécie, mas não é independente do estado físico, uma vez que líquidos puros ou sólidos não entram na expressão de equilíbrio. Portanto, o item está incorreto.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Aquoso e gasoso.

    Sólido e líquido não.


ID
2364703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Muitas reações químicas não cessam, mas apenas entram em equilíbrio, ou seja, continuam acontecendo microscopicamente, embora não se perceba macroscopicamente. Outras reações acontecem constantemente, mas de forma muito lenta. A respeito desses fatos, julgue o item que se segue.

A radioatividade é um fenômeno artificial inventado pelos cientistas.

Alternativas
Comentários
  • Existem elementos naturalmente radioativos.

  • Uma aplicação importante de um isótopo radioativo natural é o método que utiliza o carbono 14 para determinar com certa precisão a idade de fósseis animais e vegetais, e até mesmo de objetos que sejam subprodutos de um ser vivo.

    Se o elemento químico apresenta número atômico igual ou superior a 84, a tendência é que todos os isótopos que formam esse elemento sejam radioativos, ou seja, instáveis. O elemento polônio, por exemplo, possui número atômico igual a 84 (possui 84 prótons em seu núcleo) e todos os seus isótopos são instáveis.

    O elemento químico urânio possui número atômico 92 e massa atômica 238,07. É extraído da natureza na forma de um óxido, em concentrações minerais baixas. O urânio encerra os elementos químicos naturais, isto é, a partir dele, todos os demais classificados na Tabela Periódica são artificiais.

  • Vamos analisar a questão.

    Os cientistas Marie Curie, Pierre Curie e Antoine Becquerel descobriram que o átomo de urânio emitia radiação, fenômeno que Marie denominou radioatividade. Este fenômeno é produzido pelo decaimento nuclear e os núcleos de elementos que modificam suas estruturas e emitem radiação são chamados de radioativos. Os tipos mais usuais de radiação emitida pelos núcleos radiativos são as partículas α e β e os raios γ. A radioatividade possui muitas aplicações no cotidiano, como, por exemplo, na área da medicina, em que radioisótopos são muito utilizados na obtenção de diagnósticos e a radioterapia é amplamente usada no tratamento de câncer. Sendo assim, a radioatividade não é um fenômeno artificial inventado pelos cientistas.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Radiação pode ser natural ou artificial. Basta lembrar da radiação solar.

  • Pode ser Natural ou artificial.


ID
2378332
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sabendo-se que, a certa temperatura, o valor da constante de autoionização da água é 1 x 10-12 , é correto dizer-se que uma solução com pH igual a (considere a temperatura constante):

Alternativas
Comentários
  • Se a constante é 10^-12  a região neutra fica em pH=6.

    pH+pOH= -12


ID
2378533
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com base nos conceitos de equilíbrio químico, julgue o item subsequente.

O equilíbrio químico ocorre quando há um equilíbrio dinâmico entre reagentes e produtos em uma reação química, ou seja, a condição na qual os processos direto e inverso ocorrem simultaneamente em velocidades iguais.

Alternativas
Comentários
  • O equilíbrio químico é um processo dinâmico, ou seja, quando uma reação química atinge o equilíbrio, isso significa que as reações direta e inversa continuam ocorrendo, mas os reagentes e os produtos são consumidos e formados com a mesma velocidade. Dessa forma, a composição da mistura permanece constante. Sendo assim, o item está correto.

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Correto, o equilíbrio é dinâmico, a reação não parou, há reagentes se transformando em produtos e vice-versa, o que mudou é que as velocidades da reação direta e inversão se igualaram e as concentrações tornaram-se constantes( não iguais, constantes!!!), a reação só parece que acabou pois não vemos mais mudanças macroscópicas.

    GAB: Certo


ID
2378536
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com base nos conceitos de equilíbrio químico, julgue o item subsequente.

Pelo princípio de Le Chatelier, quando uma força é aplicada a um sistema em equilíbrio dinâmico, o equilíbrio tende a se ajustar para minimizar o efeito da força. Um exemplo disso seria o fato de que uma reação no equilíbrio tende a seguir em uma reação endotérmica quando se aumenta a temperatura.

Alternativas
Comentários
  • O princípio de Le Chatelier define que quando uma perturbação exterior é aplicada a um sistema em equilíbrio dinâmico ele tem a tendência a se ajustar para minimizar esse efeito da perturbação. Dessa forma, quando há variações nas concentrações, na pressão, ou na temperatura, o sistema se ajusta para minimizar essas perturbações. No caso da temperatura, se um sistema é endotérmico, ele absorve energia para que a reação ocorra. Sendo assim, se há um aumento na temperatura, o sistema tende a se deslocar para o sentido endotérmico da reação, para que essa energia seja absorvida e a perturbação seja minimizada. Portanto, esse item está correto.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • O aumento da temperatura favorece reações endotérmicas.

    GAB: CERTO


ID
2387932
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A constante de equilíbrio para a formação do complexo Ni(en)3 2+, mostrada abaixo, é muito maior que a constante de equilíbrio para formação do complexo Ni(NH3)6 2+.

Ni2+(aq) + 3 en (aq) ↔ Ni(en)32+ (aq)

en = 1,2 etilenodiamina

Ni2+ (aq) + 6 NH3 (aq) ↔ Ni(NH3 )6 2+ (aq)

Uma das explicações para essa constatação experimental está relacionada ao:

Alternativas
Comentários
  • Sobre o Efeito Jahn Teller:

    O efeito Jahn Teller acontece para complexos d9, d7 (spin baixo) e d4 (spin alto). Esse efeito é caracterizado por uma distorção tetragonal em que as duas ligações axiais de um complexo octaédrico são alongadas e  as outras quatro ligações são encurtadas, porém pode ocorrer o contrário, mas o alongamento axial enfraquece apenas duas ligações, diferentemente do que aconteceria se o alongamento fosse das outras quatro ligações. Esse efeito acontece quando a configuração eletrônica do complexo é orbitalmente degenerada. Assim, o complexo sofrerá distorção de forma a remover a degenerescência e alcançar uma energia menor.

  • Era necessário lembrar/saber que o ligante (en) é bidentado, enquanto NH3 é monodentado.

  • Polidentados serão sempre mais estáveis que seus análogos monodentados.


ID
2390431
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A constante de equilíbrio para a dissociação de um mol ácido monoprótico em 1 litro de água é aproximadamente 1x10-5 à temperatura de 25 ºC. Se a pressão é constante, o valor aproximado da variação na energia de Gibbs (kJ mol-1) para essa reação é de 


DADOS:

Constante dos gases ideais = 8,31 J K-1 mol-1 Log10 e = 0,434



Alternativas
Comentários
  • Use a equação: delta G = -RT ln K

    Lembrando que ln X = 2,3 log X, então para encontrar o ln 10^-5, basta calcular: : 2,3 * log 10^-5 = 2,3 * (-5) = -11,5

    Substituindo os dados da questão na equação (25°C = 298 K), mais o valor do ln K previamente calculado:

    delta G = -(8,3*298*(-11,5))

    delta G = 28444 J/mol ou 28,4 kJ/mol

  • Se tu n lembrar do que a amanda falou sobre ln X = 2,3 log X , tu pode usar a propriedade dos logarítimos de que

    log(A na base B) = log(A na base C) / log(B na base C).


    No caso da questão fica log(10^-5 na base 10) / log(e na base 10) .... e o exercicio te dá o valor.


ID
2391094
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O ácido fluorídrico (HF(aq.)) é utilizado na gravação de vidro, pois esse composto reage com o SiO2 segundo as seguintes reações:

SiO2(s) + 4HF(aq.) → SiF4(g) + 2H2O(l) (Equação I)

SiO2(s) + 6HF(aq.) → H2[SiF6](aq.) + 2H2O(l) (Equação II)

Devido à toxidez do SiF4(g), qual das ações a seguir poderia evitar a formação desse composto no processo descrito?




Alternativas
Comentários
  • Gabarito incorreto. O correto seria letra E.

    Se aumentarmos a concentração de HF, o equilíbrio tenderia para formar mais produtos, logo teríamos mais SIF4.

    Se adicionarmos uma base, ela reagiria com o HF e diminuiria sua concentração. Assim, o equilíbrio retornaria no sentido de "formar" os reagentes, diminuindo a concentração do SiF4.

    Qualquer equívoco, apontem.

  • Gabarito incorreto, mas acho que resposta certa sería letra A, pois quando diminui a pressão desloca para o lado de maior volume, ou o lado que tem maior número de mols.


ID
2398072
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma equação química é uma equação matemática no sentido de representar uma igualdade: todos os átomos e suas quantidades que aparecem nos reagentes também devem constar nos produtos. Considerando uma equação química e sua correspondente constante de equilíbrio, pode-se afirmar corretamente que, multiplicando-se todos os seus coeficientes por 2, a constante de equilíbrio associada a esta nova equação será

Alternativas
Comentários

ID
2410609
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma certa quantidade de PCl5 gasoso foi aquecida a 25 °C num recipiente com 12 litros de capacidade, formando PCl3 gasoso e gás cloro. No equilíbrio, foi constatada a presença de 0,21 mols de PCl5, 0,32 mols de PCl3 e 0,32 mols de gás cloro. A constante de equilíbrio para a dissociação de PCl5, a 25 °C, é de:

Alternativas
Comentários
  • PCl5 (g)  <------> PCl3 (g) + Cl2 (g)

     

     

    1 - CÁLCULO DA MOLARIDADE DOS PRODUTOS E REAGENTS NO EQUILÍBRIO

     

     

    [PCl5] = 0,21 / 12 = 0,0175 mol/L

     

    [PCl3] = 0,32 / 12 = 0,027 mol/L

     

    [Cl2] = 0,32 / 12 = 0,027 mol/L

     

     

    2 - CÁLCULO DA CONSTANTE Kp

     

     

    Kp = ( [PCl3] x [Cl2] ) / [PCl5]

     

    Kp = ( 0,027 x 0,027 ) / 0,0175

     

    Kp = 0,0461

     

     

    ALTERNATIVA C !!!!!!!

  • A constante é o Kc

  • Boa Marco, vale ressaltar que ele já deu os valores em equilibrio que são 0,21 mols de PCl5, 0,32 mols de PCl3 e Cl2. como esses valores correspondem a 12 litros, ta aí o motivo de Marcos ter dividido os valores dados por 12, já que o cálculo deve ser sempre feito por 1 litro.


ID
2429143
Banca
EDUCA
Órgão
CRQ - 19ª Região (PB)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Quando alteramos um sistema em equilíbrio, ele buscará adquirir um novo estado que anule essa perturbação. Dessa forma, há um deslocamento do equilíbrio, ou seja, uma busca por uma nova situação de equilíbrio, favorecendo um dos sentidos da reação. Se favorecer a reação direta, com formação de mais produto, dizemos que o equilíbrio se deslocou para a direita. Entretanto, é dito que se deslocou para a esquerda se foi favorecida a reação inversa, com formação de reagentes.

Esse texto refere-se á:

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
2452063
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Cavernas próximas a regiões com solo rico em calcário podem formar estalactites com o passar dos anos. Sua formação pode ser representada pela equação:

CaCO3 (s) + CO2(g) + H2O (l) ⇌ Ca2+ (aq) + 2 HCO3 - (aq)

Dentre as seguintes condições:

I. Evaporação constante da água;

II. Corrente de ar frio e úmido;

III. Elevação da temperatura no interior da caverna;

IV. Visitas frequentes de grandes grupos de pessoas.

Quais favorecem a formação de estalactites?

Alternativas

ID
2452084
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Potássio, fósforo e nitrogênio são os macronutrientes encontrados em praticamente todos os fertilizantes comerciais. A falta desses elementos limita o crescimento das plantas. O fósforo, por sua vez, é um elemento essencial para a produção de fosfolipídios e ATP, e esse elemento químico é absorvido pelas plantas sob a forma de sais, tais como NaH2PO4 e Na2HPO4. A absorção desses sais é mais eficiente quando o pH do solo está entre 5 e 8. Com o auxílio dessas informações, escolha a alternativa CORRETA

Alternativas

ID
2458633
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A afirmativa a seguir contextualiza a questão. Leia‐a atentamente.

“A corrosão é a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente associada ou não a esforços mecânicos.”                     

                                                         (GENTIL, V. corrosão. LTC. 6ª ed. 2012.)


Analise a reação a seguir com seus respectivos sentidos:

•  Mn+ + e → M (sentido 1).

•  M → Mn+ + e (sentido 2).

Considerando o princípio de Le Châtelier, o equilíbrio da reação será influenciado no sentido 1 de acordo com qual alternativa?

Alternativas
Comentários
  • Aumentando a concentração do reagente, a reação tende a ir para o lado dos produtos (No caso sentido 1).

    o mesmo se aumentar a concentração do produto, tende a voltar para o reagente

     

    porém na questão esse "Maior que" não fez muito sentido pra mim...

  • Acho que é assim: tendo 1 molar como padrão, qualquer alteração nesse valor significaria um acréscimo ou diminuição. Sendo a concentração "maior que" 1 molar, é evidente houve um aumento da mesma.


ID
2464153
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A hidrazina é um composto químico cuja fórmula química é N2H4 . Ela é usada, entre outras aplicações, como propelente para satélites artificiais, para produção de produtos químicos da agricultura e como removedor de oxigênio de caldeira. Usualmente, uma de suas principais reações conhecidas é a liberação dos gases quentes, quando em contato com um oxidante.

Considere a reação:

2N2H4(l) + N2O4(l) ↔ 3N2(g) + 4H2O(g) ΔH = -1094KJ

Interpretando a reação acima, o equilíbrio da reação desloca-se no sentido dos produtos

Alternativas

ID
2537638
Banca
Exército
Órgão
IME
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dadas as seguintes equações que representam supostas reações químicas irreversíveis em meio aquoso e temperaturas moderadas:


I) 6 HBr + 2 Al → 2 AlBr3 + 3 H2

II) H2SO4 + BaCl2 → BaSO4 + 2 HCl

III) 2 KOH + NiSO4 → Ni(OH)2 + K2SO4

IV) 2 HBr + K2S → 2 KBr + H2S

V) BaCl2 + Na2CO3 → BaCO3 + 2 NaCl


Pode-se afirmar que a reação:

Alternativas
Comentários
  • https://www.youtube.com/watch?v=G8h32xQvai0


ID
2602489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito de equilíbrio químico e de eletroquímica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Temperatura (°C) ------> Kw (mol.L^ -2)

           0                          0,11.10^ -14

          25                         1,01.10^ -14

          60                          9,33.10^ - 14

     

    B) Uma pilha é constituída pela combinação de substâncias que são oxidadas e reduzidas, com isso, geram eletricidade.

    C) Eletrólise é um processo ao, com a passagem de corrente elétrica, se produz reação quiímica.

    D) No equilíbrio químico, a proporção entre os reagentes e produtos de uma reação química se mantém constante ao longo do tempo.

    E) Sempre que são submetidos a aumento de temperatura, os sistemas em equilíbrio químico são deslocados o sentido ao qual a reação é endotérmica.

     

     

  • A variação da temperatura sempre varia o valor do PH

     

  • sim

  • A eletrólise é a reação química (não espontânea) de oxirredução provocada pela passagem da corrente elétrica.


ID
2622526
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Analise a seguinte reação.


2NO2(g) ⇄ N2O4(g) ΔH = -57,2 kJ/mol


Na reação acima, o equilíbrio se desloca para a esquerda quando, considerando conjuntamente os efeitos da compressão e temperatura sobre o sistema:

Alternativas
Comentários
  • Se eu diminuir a pressão, o equilíbrio irá se deslocar para o lado que tem maior quantidade de mols. Ao aumentar a temperatura, o equilíbrio irá favorecer a reação endotérmica.


ID
2631940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considerando-se o equilíbrio químico


NH+4(aq) + H2O(l) ⇄ H3O +(aq) + NH3(aq),


em que a constante de equilíbrio é igual a 5,6 × 10-10, é correto afirmar que o valor mais próximo para o pH de uma solução 0,15 mol/L de NH4Cl(aq) é

Alternativas
Comentários
  • Cálculo com aproximações:

     

    [H3O+] = [NH3] = x

     

    Ki = [H3O+] * [NH3] / [NH+4]

     

    5,6 * 10-10 = x^2 / 1,5 *10-1

     x^2 = 5,6 * 10-10 * 1,5 *10-1 

    x^2 = 84 * 10-12

    x = √84 * 10-12

    x ≅ 9 * 10-6

     

    pH = - log [H3O+]

    pH =  - log (9 * 10-6)

    pH = - (0,9 - 6)

    pH = - (-5,1)

    pH ≅ 5,1

     


ID
2632549
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As águas dos oceanos apresentam uma alta concentração de íons e pH entre 8,0 e 8,3. Dentre esses íons estão em equilíbrio as espécies carbonato (CO32-) e bicarbonato (HCO3-), representado pela equação química:


HCO3-(aq) ⇌ CO32-(aq) + H+(aq)


As águas dos rios, ao contrário, apresentam concentrações muito baixas de íons e substâncias básicas, com um pH em torno de 6. A alteração significativa do pH das águas dos rios e oceanos pode mudar suas composições químicas, por precipitação de espécies dissolvidas ou redissolução de espécies presentes nos sólidos suspensos ou nos sedimentos.


A composição dos oceanos é menos afetada pelo lançamento de efluentes ácidos, pois os oceanos

Alternativas
Comentários
  • Solução tampão é uma solução aquosa capaz de resistir a mudanças de pH quando ácidos ou bases são adicionados. Tampões são formados pela mistura de ácidos fracos e suas bases conjugadas em uma solução de pH próximo ao pK do ácido. Alternativamente, podem ser formados por uma base fraca e seu ácido conjugado. A capacidade tamponante de um sistema tampão depende da concentração dos seus componentes.

  • Quando a água de um rio,mas ácido que a do mar desagua no corpo d' água,aumenta a quantidade de íons H+,deslocando o equilíbrio para a esquerda,aumentado a produção de bicarbonato,forma-se assim um sistema em que o bicarbonato mantém o PH fixo e pode see utilizado em outros sistemas vivos e não vivos.

     

    R=Letra "E"

  • Quando aumenta a quatidade de Ions H+ (provocado pelo aumentos dos efluentes ácidos) ocorre o deslocamento do equilibrio para esuqerda consequentemente aumentando O bicarbonato HCO3. O aumento desse íon caracteriza um sistema tampão, que consiste em substâncias capazes de regular O PH o mantendo "sempre" constante.

  • Tem uma resolução para aqueles que ficaram com dúvidas:

    https://www.youtube.com/watch?v=Nc9F1urskMo

  • A letra D está errada porque com a adição de efluentes ácidos têm a formação de BICARBONATO e não CARBONATO como diz a alternativa (caí na pegadinha :( )

    com o aumento de H+ (ÁCIDO) o equilíbrio se descola no sentido da formação de BICARBONATO (note que eles estão em lados opostos)

  • O que é sistema-tampão?

    Este vídeo responde:

    https://youtu.be/dyTvzAgwKhg


ID
2643922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os alquenos são matéria-prima de grande importância na indústria porque podem ser facilmente transformados em uma vasta gama de compostos químicos. Exemplos típicos são as reações de hidratação e de polimerização catalisadas por ácido. Com relação às reações de alquenos, julgue o item subsequente.


A adição do catalisador ácido faz que o equilíbrio da reação seja alcançado mais rapidamente; quando alcançado, o equilíbrio estará mais deslocado para o sentido dos produtos.

Alternativas
Comentários
  • Catalisadores apenas aceleram a velocidade da reação, isto é, a reação atinge o equilíbrio mais rápido. Contudo, não deslocam o equilíbrio.

  • O catalisador não afeta o equilíbrio da reação. E sim, as velocidades da reação.

  • O equilíbrio da reação não é afetado pela ação do catalisador. O catalisador acelera a velocidade da reação. Gabarito: Errado
  • Esta questão aborda conceitos relacionados ao uso de catalisadores em reações químicas.


    O catalisador é utilizado com o objetivo de aumentar a velocidade de determinada reação, fornecendo um caminho com energia de ativação mais baixa. Nesse sentido, a adição do catalisador ácido faz que o equilíbrio da reação seja alcançado mais rapidamente. Entretanto, o catalisador não altera o estado de equilíbrio, ele acelera a reação direta e a reação inversa na mesma proporção. Logo, ele não desloca o equilíbrio.



    Gabarito da Professora: ERRADO.


ID
2662246
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere o texto a seguir para responder à questão.


A reação de ionização do ácido clorídrico, HCl(g)  H+(aq) + Cl-(aq) , processa-se a 25°C e 1 atm e são conhecidos os seguintes valores termodinâmicos ΔH = -75 kj/mol e ΔS = -131, 5 J/(mol. K). 

A constante de equilíbrio dessa reação é igual a

Alternativas
Comentários
  • A variação de energia livre de Gibbs ( ΔG) pode ser escrita como: 

                        ΔG =  ΔH - TΔS =  -nRTlnK

    Assim, 

                         K = e^[-( ΔH - TΔS)/nRT]

                         K = e^(14,45)

    Lembrando que T = 273,15 + 25 = 298,15 K e R = 8,3145 J / K mol

     

    Resposta: C

  • ΔG =  ΔH - TΔS 

    ΔG =  -75000 - (298. -131,5)

    ΔG = -75000 + 39187= -35.813

    Keq= e^ -ΔG/RT

    Keq= e^ -(-35813/8,314. 298)

    Keq= e^ 14,45

    Resposta C

  • Gab. C

    Primeiro passo: cálculo da energia livre de Gibs

    Transformar .75 kj/mol para J = -75x1000 = 7500 J

    ΔG =  ΔH - TΔS 

    ΔG =  -75000 - (298. -131,5)

    ΔG = -75000 + 39187=

    ΔG = -35.813

    Segundo passo: cálculo dá constante de Eq.

    Transformar 25°C para Kelvin = 273 + 25 = 298 K

    Keq= e^ -ΔG/RT

    Keq= e^ -(-35813/8,314. 298)

    Keq= e^ 14,45

    Você também pode colocar todos os valores dentro de uma só fórmula:

     K = e^[-( ΔH - TΔS)/nRT]

               K = e^(14,45)


ID
2702887
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O metanol é preparado industrialmente a partir do gás de síntese (CO e H2), de acordo com a seguinte equação:


CO(g) + 2H2(g) ⇋ CH3OH(g) ΔHo = −21,7 kcal


Pelo princípio de Le Châtelier

Alternativas
Comentários
  • ΔHo < 0 reação exotermica

    a) desloca o equilíbrio para produto

    b) desloca o equilíbrio para reagente (endotérmico). Correta

    c) desloca para o produto

    d) a reação direta, como a inversa, são afetadas da mesma forma pelo catalisador. Isso significa que os catalisadores não deslocam os equilíbrios químicos.

    e) desloca para lado de menor volume

  • Esta questão aborda o conceito de equilíbrio químico. De acordo com o princípio de Le Châtelier, quando um sistema em equilíbrio é submetido a alguma perturbação, o equilíbrio é deslocado no sentido de minimizar essa perturbação. Com base nesse princípio, analisemos as alternativas:
    A) ERRADA - A adição de CO(g) desloca o equilíbrio para o sentido de seu consumo, para minimizar a perturbação, logo, desloca o equilíbrio para o sentido do produto.
    B) CORRETA - O aumento da temperatura desloca a reação no sentido de absorção do calor, para minimizar a perturbação, ou seja, no sentido endotérmico. Como o sentido de formação do produto é o sentido exotérmico (ΔHo negativo), o sentido endotérmico é o de formação dos reagentes. Dessa forma, o aumento da temperatura desloca o equilíbrio para o sentido dos reagentes. 
    C) ERRADA - A adição de H2(g) desloca o equilíbrio no sentido de seu consumo, para minimizar a perturbação. Portanto, o equilíbrio é deslocado para o sentido do produto.
    D) ERRADA - O catalisador não interfere no equilíbrio da reação, apenas aumenta a velocidade da mesma.
    E) ERRADA - O aumento da pressão desloca o equilíbrio para o sentido de menor volume, já que essas duas grandezas são inversamente proporcionais. O sentido de menor volume é o sentido do produto (1 mol < 3 mols), logo, o equilíbrio é deslocado para o sentido do produto.

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • ΔHº positivo, logo a reação direta é exotérmica( libera calor) e a reação inversa é endotérmica( absorve calor). O aumento da temperatura desfavorece reações exotérmicas e favorece reações endotérmicas.

    Nesse caso, temos a reação endotérmica no sentido inverso, logo o aumento da temperatura desloca o equilíbrio no sentido dos reagentes da reação direta.

    GAB: B


ID
2716504
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para a reação: 

                  H2(g) + CO2(g) ↔ H2O(g) + CO(g)


a 700°C, a constante de equilíbrio para concentrações Kc = 0,534. Calcule o número de mols de H2(g) presentes no equilíbrio, se uma mistura de 0,300 mol de CO(g) e 0,300 mol de H2O(g) for aquecida a 700°C em um recipiente de 10,0 L. 

Alternativas

ID
2718268
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Na situação de equilíbrio para a reação


2S02(g) + O2(g) ⇄ 2SO3(g)


as concentrações de reagentes e produtos a 1000 K foram determinadas como sendo [SO2] = 0.27 m ol.L-1, [O2] = 0.40 mol.L-1 e [SO3] = 0.33 m ol.L-1.


Na temperatura dada, o valor da constante de equilíbrio da reação em termos de concentração será:

Alternativas
Comentários
  • Ks = [SO3]^2 / [SO2]^2 * [O2]

    Ks= (0,33)^2 / (0,27)^2 * (0,4)

    Ks=3,7


ID
2722246
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma mistura gasosa de 10 mmol de CO e 10 mmol de H2O é colocada em um reator de 500 mL e aquecida até 500 °C, atingindo o equilíbrio:


CO(g) + H2O(g) ⇄ CO2(g) + H2(g) com Kc = 4,00


A concentração, em mol.L–1 de dióxido de carbono nesse equilíbrio é de

Alternativas
Comentários
  • Do enunciado: [CO] = [H2O] = 10*10-3 / 0,5 = 0,02 mol/L

    Kc = 4 = [CO2]*[H2] / [CO]*[H2O]

    Resolução:

    CO(g) + H2O(g) ⇄ CO2(g) + H2(g)

    I 0,02 0,02 0 0

    R -x -x x x

    F 0,02-x 0,02-x x x

    Kc = 4 = x*x / (0,02-x)*(0,02-x)

    ...

    3x²-0,16x+0,0016 = 0

    ...

    x1 = 0,04 e x2 = 0,01333..

    Temos duas respostas para a mesma equação que estão presentes na questão!

  • Quando cheguei em 4 = x*x / (0,02-x)*(0,02-x),

    Ficou: 4 = (x / 0,02-x)^2,

    Tirei a raiz de ambos os lados, restando:

    x / (0,02-x) = 2

    -2x + 0,04 =x

    3x = 0,04

    x = 1,33 x 10^-2 M

  • Fiquei pensando que quando tratamos de sistemas gasosos e constante de equilíbrio, nós não deveríamos tratar em relação a pressão parcial ao invés de concentração?


ID
2727211
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre a Lei de Chatelier e o equilíbrio químico na fase gasosa, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a

     

  • Na minha concepção tanto a alternativa A quanto a C estão erradas, veja:

    A) Quando se adiciona uma substância em um sistema, este não vai ser totalmente consumido e sim, ser a consumido o suficiente para restabelecer o equilíbrio, isto é, manter proporções suficientes para garantir o valor da constante de equilíbrio, que se mantém.

    C) Pode ser perturbado com alteração da pressão tb, por exemplo, injetando um gás inerte no sistema. Dependo da estequiometria das substâncias gasosas, pode alterar o sistema.

  • Carla, a C está correta:

    Veja: ocorre alteração da pressão: adicionando ou removendo reagente ou produto sob forma gasosa.

    C) Um equilíbrio pode ser perturbado de três modos: adicionando ou removendo reagente ou produto sob forma gasosa, variando o volume do sistema ou a temperatura.


ID
2749225
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Butano sofre isomerização em isobutano na presença de catalisador com uma constante de equilíbrio de 2,5 nas condições do experimento. Considere um sistema em equilíbrio, em que a concentração de butano e isobutano são, respectivamente, 4 e 10 mol/L, e, em seguida, são adicionados 2 mol/L de isobutano. Após o restabelecimento do equilíbrio, a nova concentração de butano, em mol/L, é

Alternativas
Comentários
  • No equilíbrio

    Butano Isobutano

    4 ------------ 10

    Ao adicionar 2mol/L no isobutano, deslocará a reação para o reagente

    Novo equilíbrio

    Butano

    6 - x --------- 10 + x

    Kc= P/R

    2,5 = 10+x/6-x

    15 - 2,5x = 10 + x

    3,5 x= 5

    x= 1,428

    Substituindo na concentração do butano: 6-1,428= 4,57 mol/L

    letra: C

  • alguém pode explicar de onde vem o 6-x?
  • Corrigindo a explicação, temos um acréscimo de 2 no isobutano, que passa de 10 para 12.

    No novo equilíbrio, como temos um deslocamento na direção do butano, escrevemos:

    2,5 = (12-X)/(4+X)

    X= 0,57

    Nova concentração de butano = Concentração inicial + 0,57 = 4 + 0,57= 4,57

    letra: C

  • questão interessante viu, negocio é seguir igual o Pablo Fez, percebendo que haverá aumento do reagente e diminuição do produto devido a adição de mais produto.


ID
2750671
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A fim de testar as propriedades da água, Breno a aqueceu em uma panela e, antes de atingir seu ponto de ebulição, retirou a panela do fogo. Em seguida, ele recolheu parte dessa água com uma seringa, tapou a ponta dela e puxou o êmbolo. O que Breno observou, na sequência, foi que a água, dentro da seringa, entrou em ebulição a uma temperatura abaixo de 100 ºC.


A água entrou em ebulição com o deslocamento do êmbolo, pois este deslocamento

Alternativas
Comentários
  • Súmula 363-STF: A pessoa jurídica de direito privado pode ser demandada no domicílio da agência, ou estabelecimento, em que se praticou o ato.


ID
2758378
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O equilíbrio envolvendo os gases N2O4 e NO2 é muito estudado devido à mudança de coloração das substâncias, o que facilita a visualização desse processo.

Considere um tubo selado contendo inicialmente N2O4 com pressão parcial de 0,45 atm. e temperatura constante. Após o equilíbrio ser atingido, a pressão parcial determinada para o N2O4 foi de 0,08 atm.

Com base nesses dados experimentais, o valor aproximado da constante de equilíbrio em função das pressões parciais dos gases envolvidos, é de

Alternativas
Comentários
  • N2O4 <=> 2NO2

    N2O4 = (1)

    NO2 = (2)

    variação(1) = Peq(1) - Pini(1) = 0,08 - 0,45 = -0,37atm (reagente -> negativo)

    1 mol(1) = 2 mol(2)

    variação(2) = 2*|variação(1)| = +0,74atm (produto -> positivo)

    Peq(2) = Pini(2) + variação(2) = 0 + 0,74 = 0,74atm

    Kp = [Peq(2)^2]/[Peq(1)] = (0,74^2)/(0,08) = 6,85

  • Esta questão abrange o conceito de equilíbrio químico e para resolvê-la é importante entender a reação. Tem-se inicialmente N2O4 e, com a ocorrência da reação, há a formação do NO2. Dessa forma, observemos os dados e a resolução da questão:

    Dados:
    P (N2O4)inicial = 0,45 atm;
    P (N2O4)final = 0,08 atm.

    Resolução:
    1) No equilíbrio químico no decorrer da reação há mudanças na pressão parcial, sendo preciso levar em consideração a quantidade de mols da substância. Considerando que inicialmente não há a presença do NO2, temos o seguinte equilíbrio:

                                                                    N2O4 (g)  ⇋ 2 NO2 (g)
    Etapa 1: Pressão parcial inicial                   0,45               0
    Etapa 2: Mudança na pressão parcial         - x             + 2x      
    Etapa 3: Pressão parcial final                  0,45 - x       0 + 2x


    2) O enunciado fornece a pressão parcial final do N2O4 e, a partir dela, é possível encontrar o valor de x:
    0,45 - x = 0,08
    x = 0,37 atm

    3) A partir do valor de x é possível saber a pressão parcial final do NO2 e calcular a constante de equilíbrio (K):
    P (NO2)final = 2x = 0,74 atm

    K = P (NO2)2/P (N2O4)
    K = 0,742/0,08
    K = 6,85 atm

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
2773624
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UEMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para a produção de gás hidrogênio, em um recipiente fechado e à temperatura constante, introduziu-se monóxido de carbono e vapor de água, os quais apresentavam pressões parciais iguais, de 0,90 atm cada. Após um determinado tempo, o equilíbrio químico foi atingido, CO(g) + H2O(g) ⇋ CO2(g) + H2(g) , e medindo-se a pressão parcial do monóxido de carbono obteve-se 0,60 atm. Diante dessa afirmação, assinale a alternativa que apresenta o valor da constante de equilíbrio, Kp, para a reação exposta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A

    Kp é a constante de equilíbrio em função da pressão parcial dos gases (da pressão exercida sob cada um deles individualmente), e, para achar Kp, é preciso dividir a pressão parcial dos produtos, elevados pelos seus respectivos coeficientes, pela pressão parcial dos reagentes, elevados pelos seus respectivos coeficientes.

    A reação da questão facilitou, pois todos os coeficientes são iguais a 1.

    Assim,

    Kp= [P H2]^1 x [P CO2]^1 / [P CO]^1 x [P H2O]^1

    Inicialmente, a reação não está em equilíbrio e por isso não podemos utilizar a relação acima de imediato, mas utilizaremos os dados iniciais para encontrar a pressão parcial dos gases no equilíbrio.

    CO --------0,9atm

    H2O-------0,9atm

    H2----------0atm

    CO2--------0atm

    Sabemos que o CO variou quando chegou no equilíbrio, passando a ter 0,6 atm, e que a variação da pressão quando em equilíbrio é a mesma para todas as substâncias.

    Portanto, as outras substâncias também variaram 0,3atm e, como a quantidade de reagentes diminui na medida em que a de produtos cresce, os reagentes variarão negativamente enquanto os produtos variarão positivamente:

    CO----------0,6atm

    H2O--------(0,9-0,3)=0,6atm

    H2-----------(0+0,3)=0,3atm

    CO2---------(0+0,3)=0,3atm

    Concluindo:

    Kp=[0,3][0,3]/[0,6][0,6]= 1/4


ID
2833675
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A sobrevivência de espécies aquáticas está diretamente ligada à disponibilidade de Oxigênio Dissolvido (OD) na água. O chamado OD é responsável por oxidar o material orgânico presente na água e permitir a respiração branquial dos peixes. Rios ricos em matéria orgânica derivada de esgotos possuem menor concentração de OD e são menos profícuos à vida aquática. O oxigênio dissolvido em água é um dos exemplos de solução de gases em líquidos. Quanto à solubilidade de gases em líquidos é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    Lei de Henry: a solubilidade de um gás em água depende da pressão parcial do gás exercida sobre o líquido, o que gera a "constante de henry", que é a temperatura.

    Ou seja:

    P=KX

    Onde P é a pressão do gás sob a solução, K é a constante de Henry (temperatura) e X é a solubilidade do gás no solvente.

    Assim,

    ambas temperatura e pressão influenciam na solubilidade do gás na água;

    a pressão e a solubilidade são diretamente proporcionais pois, quanto maior for a primeira, maior será a interação do gás com a água;

    a temperatura e a solubilidade são inversamente proporcionais pois, quanto maior a temperatura, maior a agitação das moléculas e sua facilidade de "escape" do meio, dificultando sua interação com a água.


ID
2833684
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em se tratando de equilíbrio químico, uma série de fatores pode alterar o sistema reacional. Entre os principais parâmetros, destaca-se o aumento ou a diminuição da concentração dos reagentes e dos produtos de uma reação. Com base na equação da formação de cloreto de hidrogênio gasoso (HCl(g)), o que acontece com o equilíbrio químico se a concentração de H(g) e Cl(g) for aumentada?


H2(g) + Cl2(g) → 2HCl(g) (∆Hƒº= -92,3 kJ/mol)

Alternativas
Comentários
  • Presta atenção na seta, galera

  • Aumentar a concentração de H e Cl é dizer que irá se acrescentar 1 mol nesses reagentes. Logo:

    2H2(g) + 2Cl2(g) → 2HCl(g) (∆Hƒº= -92,3 kJ/mol) //Simplifica por dois

    H2(g) + Cl2(g) → HCl(g)

    (1mol H2 + 1mol Cl2 --> 1mol HCl)

    Equação está em equilíbrio, logo não irá tender para reagentes nem produtos.


ID
2838901
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Indicador químico é uma substância que muda de cor conforme a acidez do meio em estudo. Considerando a seguinte reação química: HInd + H2O ⇄ H3O+ + Ind–, é correto afirmar que, quando algumas gotas de moléculas de ácidos orgânicos fracos são adicionadas a um meio ácido dessa reação,

Alternativas
Comentários
  • ocorre deslocamento da reação, chamado de efeito do íon comum.


ID
2839636
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre a constante de equilíbrio químico (K), é correto afirmar que

Alternativas

ID
2839639
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Ao se comparar o valor de Q (quociente de uma reação química em um dado instante) e K (constante de equilíbrio químico), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A quando Q é igual a K, não houve perturbação do equilíbrio.


ID
2842444
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O sulfeto de mercúrio(ll) foi usado como pigmento vermelho para pinturas de quadros e murais. Esse pigmento, conhecido como vermilion, escurece com o passar dos anos, fenômeno cuja origem é alvo de pesquisas. Aventou-se a hipótese de que o vermilion seja decomposto sob a ação da luz, produzindo uma fina camada de mercúrio metálico na superfície. Essa reação seria catalisada por íon cloreto presente na umidade do ar.

WOGAN, T. Mercury's Dark Influence on Art. Disponível em: www.chemistryworld.com. Acesso em: 26 abr. 2018 (adaptado).


Segundo a hipótese proposta, o íon cloreto atua na decomposição fotoquímica do vermilion

Alternativas
Comentários
  • O íon cloreto age como catalisador. Catalisadores possuem como funcionalidade básica acelerar a velocidade da reação, para que esta ocorra mais rapidamente, logo, o catalisador diminui a energia de ativação para que sua velocidade seja atingida em um menor intervalo de tempo. Lembre-se que catalisadores NÃO deslocam o equilíbrio químico, influenciam apenas na velocidade da reação!!!

  • Catalisador --- Diminui energia de ativação

    não desloca o equilíbrio

    Acelera a reação

    Mecanismo de caminho para a reação

    É recomposto no final do processo

  • Quando fala que essa reação ocorre devida à ação de catalização do íon de cloreto, é nada mais que baixar a temperatura de ativação da reação, desta forma, as reações ocorrem mais rápido, como se fosse a catalização que as enzimas fazem.

  • O íon cloreto age como catalisador, portanto ele irá diminuir a energia de ativação da reaçao.

    Letra C

  • A função dos catalisadores é diminuir a energia de ativação.

  • Todo a historinha do texto leva o aluno a interpretar que é uma questão de eletroquímica.

    A palavra-chave, no entanto, está no último período - "catalisada". É mais uma questão de interpretação de texto que de conhecimento "técnico" do aluno: afinal, quase todo mundo sabe que o catalisador diminui a energia de ativação. O nível de acertos, porém, é abaixo do esperado para um assunto "fácil".

    Tem de se ligar nessas coisas.

    Gabarito : (C)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • O mais legal é que se acerta a questão por ter gravado o conceito e não por saber como o íon vai diminuir essa energia na prática. Ótima "avaliação" de "habilidades" do candito/a!

  • "Essa reação seria catalisada por íon cloreto presente na umidade do ar."

    C-diminuindo a energia de ativação.------->função de catalisador é diminuir a energia de ativação

  • catalizadores não deslocam equilíbrio químico mas aumentam a velocidade da reação e diminuem a energia de ativação.

    esses catalizadores tem a enzima Catalase e podem ser encontradas em alguns alimentos do cotidiano como, batata e fígado.

    link de um experimento com catalizador

    https://youtu.be/F_VmS8a4u-k

  • pois ao diminuir a energia de ativação, acaba que catabolisa/ acelera a reação por precisar de menos energia para que ela aconteça


ID
2844274
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em um recipiente fechado, mantido a uma temperatura de 40°C, são inseridos os gases monóxido de carbono e gás oxigênio, cujas pressões parciais foram determinadas respectivamente em 2,1 e 1,6 atm. Observando a reação química do processo e sabendo-se que no momento que o equilíbrio químico foi atingido a pressão parcial do gás oxigênio era de 0,6 atm, podemos informar que a constante de equilíbrio Kp vale, aproximadamente:


2CO (g) + O2 (g) ↔ 2CO2 (g)

Alternativas
Comentários
  • CO O2 CO2

    Início 2,1 1,6 0

    Reagiu 1,0

    Fim 0,6


    Como descobrir os outros? Pode se usar cálculos diretos, a pressão parcial dos gases funciona como os mols. Se eu tinha 1,6 mol, ou atm de pressão parcial, de O2 no início, e tenho 0,6 no final, quer dizer que 1,0 reagiu. O resto é estequiometria, a reação é 2 para 1, logo 2,0 de CO reagiu e 2,0 de CO2 foram formados. Só completar a tabela.


    CO O2 CO2

    Início 2,1 1,6 0

    Reagiu 2,0 1,0 2,0

    Fim 0,1 0,6 2,0


    Assim, calculando o Kp = (Pco2)^2 / (Po2)^2 * (Pco), é só jogar os valores finais.


    Kp = 2² / (0,1)²*(0,6)


    Kp = 666 atm-1. Se ficarem em dúvida sobre a unidade do Kp, é só fazer análise dimensional.


    Kp = atm² / atm²*atm = atm²/atm³ = atm-1.


    LETRA A



ID
2844280
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação ao equilíbrio químico


2 NO(g)+ 1 O2(g) ↔ 2 NO2(g) + 27 kcal


pode-se afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • 2NO + O2 <-> 2NO2


    Aumentei NO, o equilíbrio vai se deslocar para a direita.

    Diminui O2, o equilíbrio vai se deslocar para esquerda.

    Diminui o NO2, o equilíbrio vai se deslocar para direita.


    Aumentei NO2 o equilíbrio vai se deslocar para esquerda. (Logo, se eu diminuir o equilíbrio irá se deslocar para a direita)


    Letra D

  • AUMENTO DE CONCENTRAÇÃO desloca o equilíbrio no SENTIDO OPOSTO da espécie química adicionada 

    DIMINUIÇÃO DE CONCENTRAÇÃO desloca o equilíbrio no mesmo MESMO SENTIDO da espécie espécie retirada 

    Gabarito Letra D


ID
2859196
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Do princípio de Le Châtelier sabe-se que, se o equilíbrio de um sistema for perturbado, tentará se modificar, a fim de diminuir o efeito da perturbação. Diante disso, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • D

  • GABA D

    A)Errada.Porque se retirar o H2 da reação deslocará o equilíbrio no sentido de decompor o produto para suprir a perda do H2,então a reação deslocara para esquerda.

    B)Errada.Quando você diminui o volume,quer dizer que você aumentou a pressão do sistema (dica que eu dou pensa na seringa quando vc aperta ela no seu dedo ,diminuirá o volume só que você sentira uma maior pressão no seu dedo). Quando aumenta a pressão os gases deslocara para onde que tem menos mols de gás.

    C)Errada.Quando altera a pressão de um sistema onde só tem estado gasoso,haverá uma perturbação.

    D)Certa.

    E)Errada.Quando vc adiciona um gás num sistema que já esta equilíbrio,vc altera o sistma.(Pense cmg,o sistema já esta em equilíbrio,se vc adicionar um gas vai permanecer em equilibrio ainda?Logico que não)

  • GABA D

    A)Errada.Porque se retirar o H2 da reação deslocará o equilíbrio no sentido de decompor o produto para suprir a perda do H2,então a reação deslocara para esquerda.

    B)Errada.Quando você diminui o volume,quer dizer que você aumentou a pressão do sistema (dica que eu dou pensa na seringa quando vc aperta ela no seu dedo ,diminuirá o volume só que você sentira uma maior pressão no seu dedo). Quando aumenta a pressão os gases deslocara para onde que tem menos mols de gás.

    C)Errada.Quando altera a pressão de um sistema onde so tem estado gasoso,haverá uma pertubação.

    D)Certa.

    E)âo no equilibrio.(Pense cmg,o sistema já esta em equilibrio,se voce adicionar um gas vai permanecer em equilibrio ainda?Logico que não)


ID
2860894
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No que se refere aos ácidos e ao equilíbrio químico, julgue o próximo item.


Pelo princípio de Le Chatelier, uma perturbação em um equilíbrio químico promove um deslocamento no sentido de aumentar a perturbação promovida.

Alternativas
Comentários
  • Pelo principio de Le Chatelier,quando uma pertubação exterior é aplicada, ele tende a se ajustar para reduzir ao MÍNIMO o efeito de tal pertubação.

  • Esta questão abrange conceitos relacionados ao equilíbrio químico e para resolvê-la é importante conhecer o princípio de Le Chatelier.

    Esse princípio estabelece que, quando ocorre uma perturbação em um equilíbrio químico, um deslocamento é promovido no sentido de minimizar a perturbação exercida. Por exemplo, caso ocorra um aumento na concentração de um dos reagentes de uma reação, o equilíbrio é deslocado no sentido de consumo desse reagente para que a perturbação seja minimizada.

    Logo, o item está incorreto.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Segundo o princípio de Le Chatelier, quando há uma perturbação no sistema alterando o equilíbrio, o sistema se deslocará no sentido de minimizar ou anular o efeito da perturbação.

    Gabarito: Errado.


ID
2860900
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No que se refere aos ácidos e ao equilíbrio químico, julgue o próximo item.


Em meio aquoso, um ácido forte apresenta baixa tendência de transferir um próton a uma molécula de água, ou seja, a água apresenta baixa tendência de receber esse próton.

Alternativas
Comentários
  • Um ácido forte quando em meio aquoso apresenta uma grande capacidade de ionizar-se, formando um H+ (próton) e uma base conjungada A-, ambos em grande quantidade. Logo a tendência de formar-se H+ é bem alta, e a tendência da molécula de H2O será alta também de receber esse próton, uma vez que a mesma irá atuar como base, doando um par de elétrons para esse H+.

    HA (ácido em geral) --> H+ (próton) + A- (base conjugada)

    H+ (próton) + H2O (água atuando como base) --> H3O+ (íon hidrônio ou hidroxônio)

    Gabarito: ERRADO


ID
2872348
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O sulfato de bário (BaSO4) é mundialmente utilizado na forma de suspensão como contraste em radiografias de esôfago, estômago e intestino. Por se tratar de um sal pouco solúvel, quando em meio aquoso estabelece o seguinte equilíbrio:


                        BaSO4 (s) ⇄ Ba2+ (aq) + SO42- (aq)


Por causa da toxicidade do bário (Ba2+), é desejado que o contraste não seja absorvido, sendo totalmente eliminado nas fezes. A eventual absorção de íons Ba2+, porém, pode levar a reações adversas ainda nas primeiras horas após sua administração, como vômito, cólicas, diarreia, tremores, crises convulsivas e até mesmo a morte.

PEREIRA, L. F. Entenda o caso da intoxicação por Celobar®. Disponível em: www.unifesp.br. Acesso em: 20 nov. 2013 (adaptado).


Para garantir a segurança do paciente que fizer uso do contraste, deve-se preparar essa suspensão em

Alternativas
Comentários
  • A ideia é não formar íons Ba, pois eles são prejudiciais. Portanto, é preciso deslocar o sentido da reação para a esquerda, para formar cada vez mais Sulfato de Bário, esse sim insolúvel em água. O sulfato de bário é insolúvel em solvente tradicionais como a água, mas é solúvel em ácido sulfúrico. Portanto, basta adicionar sulfato de potássio(o íon sulfato veio do ácido sulfúrico) e os íons sulfato reagem com os íons bário para formar o sulfato de bário. Os íons K+ que sobram vão para a corrente sanguínea, não causando nenhum mal ao organismo.

    Letra E

  • gostei

  • Resolução bem interessante:

    https://www.youtube.com/watch?v=GLRfvHrMkxI

  • A questão é não absorver os íons Ba2+. No entanto, se for adicionada uma solução que contem esse íon vai piorar a situação. Além disso, a água e o soro vai fazer diferença nenhuma na absorção ou eliminação do Ba2+ . O que faz diferença é o SO42- , pois juntos formam BaSO4 "Por se tratar de um sal pouco solúvel, quando em meio aquoso", portanto a alternativa correta é aquela que vai compor em sua solução de íons de SO42-, letra E.

  • Famoso efeito do ion comum. Queremos o BASO4, que é insolúvel. Para favorecer a sua produção, temos que adicionar as substâncias que estão no lado direito para deslocar o equilibrio (principio de le chatelier). Não podemos colocar o ion Ba, pq é justamente isso que queremos evitar. Já o k2so4 vai deslocar para a esquerda e favorecer a formação do composto insolúvel, eis a resposta.

  • Peguem a maldade do texto e da figura. Reparem que na figura a seta vai e volta "⇄".

    Então precisamos fazer o processo de volta do Ba, único item que ajuda nisso é a LETRA E.

  • Algo importante a ser mencionado é que o K2SO4 é um sal extremamente solúvel e por essa razão o reagirá com facilidade, aumentando a quantidade de produtos e deslocando o eixo da reação para os reagentes, onde o Bário se encontra. Com mais Bário sendo formado, menores as chances dele virar produto e ser absorvido pelo organismo. É o que a questão pede.

  • K = [Ba] x [SO4] / [BaSO4]

    Para manter o K constante, se adicionarmos mais algum íon nos produtos, ele será consumido pelo sistema, deslocando a equação no sentido inverso. Nesse sentido, vc ficará com o BaCl2 ou K2SO4, como o adição de Ba² é tóxico, opta-se pelo K2SO4.


ID
2877355
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O iodeto de hidrogênio pode ser preparado a partir do hidrogênio e do iodo moleculares na fase gasosa, conforme equação a seguir


H2(g) + I2(g) ⇋ 2HI(g)


Em um dado momento, pode-se determinar o seu quociente de reação (Qc), que representa a razão das concentrações iniciais dos produtos e dos reagentes. Nessa reação, se o valor encontrado de Qc for menor que o valor da sua constante de equilíbrio (Kc), então,

Alternativas
Comentários
  • Uma reação para entrar em equilíbrio tem três tempos; Qc , K, ou seja, os produtos foram produzidos em pequena quantidade, com um excesso de reagente no meio reacional, Qc > K, em que há um excesso de produtos e reagentes em pequenas quantidades, e por último, Qc = K, em que o sistema encontra se em equilíbrio dinâmico.

  • Há três possíveis cenários para se considerar:

    1. Q>K

    No caso Q>K, isso sugere que nós temos mais produto presente do que teríamos no equilíbrio. Portanto, a reação irá tentar usar parte do excesso de produto e favorecerá a reação reversa para atingir o equilíbrio.

    2. Q<K

    Nesse caso, a razão de produtos para reagentes é menor do que se o sistema estivesse em equilíbrio. Em outras palavras, a concentração dos reagentes é maior do que durante o equilíbrio. Para atingir o equilíbrio, a reação irá favorecer a reação direta e tentará usar um pouco do excesso de reagentes para formar mais produtos.

    3. Q=K

    A reação já está em equilíbrio. As concentrações não mudarão, uma vez que as taxas das reações direta e inversa são iguais.

    Alternativa A


ID
2877358
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A amônia pode ser preparada industrialmente pelo processo de Haber-Bosch, representado pela equação não balanceada a seguir.


N2(g) + H2(g) ⇌ NH3(g)


Supondo-se que a 300 ºC, esse experimento apresente concentração de N2 e de H2 de 0,3 e 2,0 mol L-1, respectivamente, e que a constante de equilíbrio Kc seja 10, a concentração de NH3, em mol L-1, nessa temperatura, deve ser, aproximadamente, de

Alternativas
Comentários
  • N2 + 3H2 ----> 2NH3

    Kc = [NH3]^2 / [N2]*[H2]^3

    10 = [NH3]^2 / [0,3]*[2^3]

    10 = [NH3]^2 / 2,4

    [NH3]^2 = 2,4*10

    [NH3]^2 = 24

    [NH3] = raiz(24)

    [NH3] = 4,9

    Alternativa C