SóProvas


ID
2872399
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Podemos esperar que, evoluindo de ancestrais que disputavam os mesmos recursos, as espécies tenham desenvolvido características que asseguram menor ou nenhuma competição com membros de outras espécies. Espécies em coexistência, com um potencial aparente para competir, exibirão diferenças em comportamento, fisiologia ou morfologia.

TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. Fundamentos em ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2006 (adaptado).


Qual fenômeno evolutivo explica a manutenção das diferenças ecológicas e biológicas citadas?

Alternativas
Comentários
  • O fenômeno evolutivo que explica a manutenção das diferenças ecológicas e biológicas citadas é a seleção natural. A seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição. A expressão mais adaptado se refere a maior probabilidade de determinado indivíduo sobreviver e deixar descendentes em determinando ambiente. No texto, os mais adaptados foram aqueles organismos que tiveram pouca ou nenhuma competição com membros de outras espécies. Estes deixaram mais descendentes, mantendo, assim, essa característica para as futuras gerações.
    Resposta: C

  • A própria natureza se encarrega de selecionar quem é mais apto. Esse é o princípio da seleção natural. Dentre o grande número de indivíduos que nasce a cada geração, apenas alguns irão sobreviver. Como esses indivíduos não são idênticos, suas chances de sobrevivência devem ser diferentes. Os que conseguem escapar de predadores, encontrar alimento e resistir às alterações climáticas serão os mais bem preparados. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)

    A - mutação não é fenômeno evolutivo, é fonte de variabilidade genética.
    B - fluxo gênico é movimentação de genes entre populações.
    C - seleção natural é o fenômeno que explica as diferenças ecológicas e biológicas.
    D - deriva genética não é fenômeno, mas um mecanismo de avaliação da frequência de alelos.
    E - equilíbrio de Hardy-Weinberg é uma equação para determinar configuração genética.

    Gabarito do professor: C
  • Perfeito comentário do brother! Cuidado que ele pediu, em outras palavras, como essa variação se mantém ao longo do tempo. Perceba que as letras A, C e D citam possíveis origens dessa variação. Já a letra E fala um princípio que está ligada ao estabilidade da população, sendo na verdade um grande distrator.

  • Comentário do professor(a)

    A própria natureza se encarrega de selecionar quem é mais apto. Esse é o princípio da seleção natural. Dentre o grande número de indivíduos que nasce a cada geração, apenas alguns irão sobreviver. Como esses indivíduos não são idênticos, suas chances de sobrevivência devem ser diferentes. Os que conseguem escapar de predadores, encontrar alimento e resistir às alterações climáticas serão os mais bem preparados. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)

    A - mutação não é fenômeno evolutivo, é fonte de variabilidade genética.

    B - fluxo gênico é movimentação de genes entre populações.

    C - seleção natural é o fenômeno que explica as diferenças ecológicas e biológicas.

    D - deriva genética não é fenômeno, mas um mecanismo de avaliação da frequência de alelos.

    E - equilíbrio de Hardy-Weinberg é uma equação para determinar configuração genética.

  • Letra C

    A seleção natural nada mais é do que um mecanismo evolutivo que se baseia na sobrevivência e reprodução diferencial de indivíduos de uma população. Costuma-se dizer que a seleção natural seleciona o mais apto a viver em um determinado ambiente.

  • SEMPRE CAI AS TEORIAS EVOLUTIVAS ENEM.

    • LAMARCK -> USO E DESUSO.

    • DARWIN -> SELEÇÃO NATUÇÃO.

    SABENDO DESSES DOIS, VOCÊ SEMPRE VAI ACERTA UMA QUESTÃO NO ENEM.

  • Seleção natural é um conceito que explica as adaptações dos indivíduos em um meio ambiente o qual, por meio de pressões bióticas e abióticas, pode influenciar o desenvolvimento de novas características neles, ou seja, tais modificações surgem de maneira aleatória.

  • O que mantém as diferenças é o processo de seleção natural (atenção ao comando).

    A mutação é fonte primária de variabilidade, mas se essa mutação vai permanecer ou não no pool gênico, ao longo das gerações, dependerá do meio.

    Gabarito : (C)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • O texto fala da coevolução, que é a interação recíproca entre espécies diferentes e das diferenças fisiológicas e morfológicas, que as espécies apresentam. A questão quer saber o que mantém essas diferenças.

    Letra A) a mutação é o que faz as diferenças, porém isso não significa que a mutação vai continuar em outras espécies.

    Letra B) o fluxo gênico é basicamente a migração de uma espécie para outro lugar, acarretando transformações e mutações na espécie, mas isso não garante que vai se manter

    Letra C ) seleção natural = o mais apto sobrevive. Ela ocorre pela necessidade e atravéz dela vai se mantendo a espécie mais adaptada.

    Letra D) na seleção natural o gene que passa para a próxima geração é o mais adaptado. já na deriva genética é o que teve mais sorte.

    Letra E) equilíbrio de Hardy-Weinberg é um cálculo para populações que não estão evoluindo.

  • cara, sei la , pra mim o que mantem as diferencas é o fluxo genico entre individuos da mesma espécie, assim se herda as caracteristicas. nao gostei da questao