Acordo de Paris é um tratado no âmbito da (CQNUMC), que rege medidas de redução de emissão de a partir de 2020, a fim de conter o abaixo de 2 ºC, preferencialmente em 1,5 ºC, e reforçar a capacidade dos países de responder ao desafio, num contexto de . O acordo foi negociado em durante a COP 21 , e aprovado em 12 de dezembro de 2015.
Segundo o Artigo 28 do Acordo, as partes podem começar a enviar notificações para a retirada depositária no mínimo 3 anos após o acordo entrar em vigor, o que seria em 4 de novembro de 2019. A retirada é eficaz um ano após a notificação ao depositário. Em 1º de junho de 2017, o presidente Donald TRUP anunciou que os iriam deixar o acordo.
O Brasil foi um dos países signatários do Acordo, ratificado pelo Congresso em agosto de 2016. Porém, O presidente Jair Bolsonaro , desde sua campanha presidencial, manifestou a intenção de retirar o Brasil, mas depois de eleito, em vista da pressão contrária da sociedade, desistiu da ideia. Também desistiu da realização da COP25 no Brasil em 2020, alegando falta de verbas para a organização