SóProvas


ID
28735
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil em 2001 e 2002 no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) teve como foco o direcionamento para a administração de riscos, principalmente os riscos de crédito e liquidez. Dentre as mudanças conduzidas em 2001 e 2002 destaca-se a

Alternativas
Comentários
  • CORRETA (D)Tratando-se de um sistema de liquidação em tempo real, a liquidação de operações é sempre condicionada à disponibilidade do título negociado na conta de custódia do vendedor e à disponibilidade de recursos por parte do comprador
  • Por que o Banco Central do Brasil reformou o SPB?De modo geral, reformas em sistemas de pagamentos visam ao aumento da eficiência e da segurança e à redução de riscos nas transferências de fundos.Quais foram as principais mudanças introduzidas?Uma das mais importantes foi a implantação do Sistema de Transferência de Reservas (STR). Com esse sistema, operado pelo Banco Central, as transferências de fundos interbancárias passaram a contar com a opção de liquidação em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional. Esse fato, por si só, já assegurou a redução dos riscos de liquidação(Os riscos de liquidação compreendem os riscos de crédito e de liquidez, isto é, o risco de perda definitiva do valor total ou parcial de uma operação e o risco de a liquidação somente ocorrer em data posterior à combinada) nas operações interbancárias.Fonte: http://www4.bcb.gov.br/pec/gci/port/focus/FAQ07-Sistema%20de%20Pagamentos%20Brasileiro.pdf
  • O novo SPB trouxe algumas mudanças no dia-a-dia dos bancos e de seus clientes. Essas mudanças são positivas, pois você terá mais agilidade, eficiência, segurança e transparência nas suas transações bancárias.
    • A principal novidade do novo SPB é a criação da Transferência Eletrônico Disponível (TED), uma nova opção para a transferência de recursos entre contas de depósito mantidas em diferentes bancos. Utilizando a TED, o valor transferido será creditado na conta do favorecido como saldo disponível e poderá ser utilizado imediatamente. A TED, porém, não anula as formas de transferências já existentes, como cheques e DOCs.
    • Outra mudança no novo SPB é a utilização apenas de recursos efetivamente disponíveis emconta corrente. Os recursos provenientes de depósitos em cheques e DOCs somente poderão seraplicados após a compensação desses documentos.Por outro lado, os recursos disponíveis em conta corrente ou recebidos via TED poderão ser investidos a partir da data do seu crédito em conta corrente, respeitados os horários-limite para a efetivação de cada tipo de investimento.
  • Até meados dos anos 90, as mudanças no Sistema de Pagamentos Brasileiro
    foram
     motivadas pela necessidade de se lidar com altas taxas de inflação e,
    por isso, o progresso tecnológico então
     alcançado visou principalmente o
    aumento da velocidade de processamento das transações financeiras.
    Na
     reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil em 2001 e 2002, o foco foi
    redirecionado para a
     administração de riscos. Nessa linha, a entrada em
    funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas
     - STR, em 22 de abril
    daquele ano, marca o início de uma nova fase do SPB. Com esse sistema,
    operado 
    pelo Banco Central do Brasil, o País ingressou no grupo de países
    em que transferências de fundos 
    interbancárias podem ser liquidadas em
    tempo real, em caráter irrevogável e incondicional. Esse fato, por si 
    só,
    possibilita redução dos riscos de liquidação nas operações interbancárias,
    com conseqüente redução 
    também do risco sistêmico, isto é, o risco de que
    a quebra de um banco provoque a quebra em cadeia de 
    outros bancos,
    no chamado "efeito dominó".
  • Letra D.

    O sistema L.B.T.R(liquidação bruta em tempo real) é um exemplo dessa significativa mudança.

  • Gab - > D
    Dúvida em relação a letra B:
    B) Definição de um capital mínimo baseado no risco de crédito para os bancos comerciais e bancos de investimento.

    A entidade operadora deve manter patrimônio líquido compatível com os riscos inerentes aos sistemas de liquidação que opere, observando limite mínimo de R$ 30 milhões ou de R$ 5 milhões por sistema conforme ele seja ou não considerado sistemicamente importante.


  • Fernando não estaria errado ali a menção a BANCOS DE INVESTIMENTO, visto que suas participações no SPB são facultativas? Claro que, se está citado subentende-se que participa, porém pode ser isso... 

    Dúvida também aqui.

  • Fernando eu entendi sua duvida, porem a questao solicita as mudanças ocorridas... e se você ler em outros comentarios onde o pessoal copiou uma parte destas mudanças voce perceberá que esta dos BI nao significaram em mudanças

  • Também errei, Fernando... Pq não me lembrava de quando o TED tinha sido implementado.....    Mas a explicação deve ser essa... isso não foi uma mudança. Já existia.

  • Com esse sistema, o país ingressou no grupo daqueles em que transferências de fundos interbancárias podem ser liquidadas em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional, Além disso, qualquer transferência de fundos entre as contas dos participantes do STR passou a ser condicionada à existência de saldo suficiente de recursos na conta do participante emitente da transferência. Para que haja liquidez e consequentemente um melhor funcionamento do sistema de pagamentos no ambiente de liquidação em tempo real, três aspectos são especialmente importantes:

     

        • o BCB concede, às instituições financeiras participantes do STR, crédito intradia na forma de operações compromissadas com títulos públicos federais, sem custos financeiros;

        • utilização pelos bancos dos saldos do recolhimentos compulsórios ao longo do dia para fins de liquidação de obrigações, já que a verificação de cumprimento é feita com base em saldos de final do dia; e

        • acionamento pelo BCB de rotina para otimizar o processo de liquidação das ordens de transferência de fundos mantidas em filas de espera no âmbito do STR.

     

     

    https://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/VisaoGeralDoSPB.asp

  • LETRA D CORRETA

    Até 2002, o SPB não estava estruturado para que o BCB pudesse acompanhar as operações em tempo real, razão por que a autoridade monetária tinha de arcar com o risco de crédito em eventual inadimplência de alguma instituição.

    O Sistema de Pagamentos Brasileiro é um conjunto de procedimentos, operações e instrumentos que, integrados, possuem a função básica de transferir recursos, processar e liquidar pagamentos para pessoas, empresas, governo, Banco Central e instituições financeiras.


    O SPB é operado pelo BACEN e as transferências de fundos interbancárias, que podem ser liquidadas em tempo real, têm caráter irrevogável e incondicional.

    No âmbito de um sistema de compensação e de liquidação, é admitida compensação multilateral/bilateral de obrigações.

    O atual SPB possibilita a redução dos riscos de liquidação nas operações interbancárias, com consequente redução do risco sistêmico, isto é, do risco de que a quebra de um banco provoque a quebra em cadeia de outros bancos.


  • O SPB trouxe como avanço a realização de transferências de fundos interbancárias com liquidação em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional. Os demais itens não têm relação com a criação do SPB.

    Gabarito: letra D