SóProvas


ID
2873773
Banca
FUNDATEC
Órgão
SULGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. (Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, 2015). Segundo o referido Código, são princípios básicos para governança corporativa:


I. Transparência.

II. Equidade.

III. Prestação de contas (accountability).

IV. Responsabilidade corporativa.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

     

    Mnemônico: ARTE

    Accountability (Prestação de Contas)

    Responsabilidade corporativa

    Transparência

    Equidade

     

     

  • Muito bom!

  • Princípios básicos da governança corporativa:

    Transparência: Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.

    Equidade: Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

    Prestação de Contas (accountability): Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.

    Responsabilidade Corporativa: Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.) no curto, médio e longo prazos.

    Fonte: Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa 5ª edição - IBGC

  • A maior parte da doutrina cita quatro princípios fundamentais da Governança Corporativa:

    Transparência (disclosure): consiste em prover a informação relevante de forma clara, tempestiva e precisa, protegendo evidentemente as de caráter sigiloso. (Item I CORRETO)                  

    Equidade (fairness): assegura a proteção dos direitos de todos os usuários da informação contábil, incluindo os acionistas minoritários, investidores estrangeiros e o próprio governo. Se a informação for relevante, influenciando uma tomada de decisão sobre investimentos, deverá ser divulgada, ao mesmo tempo, a todos os interessados, tempestivamente. (Item II CORRETO)    

    Prestação de Contas (accountability): estabelece que os agentes de Governança devem prestar contas de seus atos, a fim de justificarem suas escolhas, remuneração e desempenho. Na administração Pública isto ganha um papel ainda mais importante, pois o recurso gerido não é do gestor, mas sim de toda uma população. (Item III CORRETO)

    Conformidade (compliance): é a garantia da regularidade de que as informações preparadas pelas empresas obedecem às leis e aos regulamentos vigentes, representando a realidade da atividade empresarial.

    Além desses, a doutrina cita mais dois Princípios complementares, que são:

    Ética (ethics): deve permear todas as relações internas e externas à corporação. É uma postura básica e essencial. Como já vimos, nem sempre a atitude do gestor é ilegal, mas pode ser ilegítima e pouco ética, o que pode prejudicar a imagem da instituição e afetar seus negócios.

     Responsabilidade Corporativa, incluído no Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, do IBGC (2004). A responsabilidade corporativa, visa a continuidade da empresa, zelando pela perenidade e sustentabilidade da organização (visão de longo prazo, sustentabilidade). Ou seja, visa zelar pela viabilidade (econômico-financeira) das organizações. (Item IV CORRETO)

    Gabarito: alternativa E