SóProvas


ID
2873800
Banca
FUNDATEC
Órgão
SULGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Entre os princípios do orçamento público está aquele que determina que todas as receitas e despesas devem estar contidas numa só lei orçamentária, e cuja observância, na legislação orçamentária brasileira, é estabelecida pelo artigo 2º da Lei nº 4.320/1964. Que princípio é esse?

Alternativas
Comentários
  • ✿ PRINCÍPIO DA UNIDADE E DA TOTALIDADE

    Segundo o princípio da unidade, o orçamento deve ser uno, isto é, deve existir apenas um orçamento, e não mais que um para cada ente da Federação em cada exercício financeiro. Objetiva eliminar a existência de orçamentos paralelos e permite ao Poder Legislativo o controle racional e direto das operações financeiras de responsabilidade do Executivo.

    Também está consagrado na Lei 4.320/1964:

    Art. 2º A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.

    Vale ressaltar que, apesar de ter previsão legal desde a Lei 4.320/1964, o princípio da unidade foi efetivamente colocado em prática somente com a CF/1988. Antes disso, havia diversas peças orçamentárias não consolidadas, como o orçamento monetário, o qual sequer passava pela aprovação legislativa.

    ▪ Unidade: O orçamento deve ser uno, isto é, deve existir apenas um orçamento, e não mais que um para cada ente da federação em cada exercício financeiro.

    ▪ Totalidade: há coexistência de múltiplos orçamentos que, entretanto, devem sofrer consolidação.

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes – Estratégia Concursos

  • Não seria universalidade?

  •  Unidade: O orçamento deve ser uno,

  • Discordo!

  • Discordo só pelo fato da questão não mencionar que deveria ser uno para determinado Ente... essa questão esta mais parencendo com principio da universalidade

  • Tá parecendo mais universalidade.

  • Não se martirizem, a questão aborda o princípio da universalidade, e pronto.

  • Questão elaborada pra pegar muita gente, só porque o enunciado citou que o princípio diz "todas as receitas e despesas" não significa que esteja se referindo ao princípio da Universalidade. Devemos levar em conta todo o contexto da questão, a alternativa correta é a letra A porque logo em seguida ela diz: "devem estar contidas NUMA SÓ LEI ORÇAMENTÁRIA."

    Espero ter ajudado :)

  • Só os maluquinhos marcaram alternativa "A" os normais marcaram" B" isso não significa que você não aprendeu o conteúdo. Banca pequinininha e elaborador menor ainda. Força e foco você chegará lá.

  • ANULÁVEL!!! BANCA MEQUETREFE!!!

  • A banca quando elaborou a questão levou em consideração o MCASP.

    MCASP Página 29

    [...]

    2. PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS

    2.1. UNIDADE OU TOTALIDADE

    Previsto, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei no 4.320/1964, determina existência de orçamento único para cada um dos entes federados – União, estados, Distrito Federal e municípios –com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política.

    Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada esfera federativa: a Lei Orçamentária Anual (LOA)1.

    [...]

    Gabarito: Letra A

  • Gabarito: A

    UNIDADE OU TOTALIDADE.

  • QUESTÃO QUESTIONÁVEL, PASSÍVEL DE ANULAÇÃO!

    GAB PODERIA SER UNIVERSALIDADE OU UNIDADE

  • Entre os princípios do orçamento público está aquele que determina que todas as receitas e despesas devem estar contidas numa só lei orçamentária, e cuja observância, na legislação orçamentária brasileira, é estabelecida pelo artigo 2º da Lei nº 4.320/1964. Que princípio é esse?

    De acordo com o princípio da universalidade, o orçamento deve conter todas as Receitas e Despesas referentes aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da Administração direta e indireta. 

  • Pode ser A e B

  • Questão sobre princípios orçamentários.

    Segundo os manuais técnicos, os princípios orçamentários visam estabelecer regras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência aos processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Válidos para todos os Poderes e para todos os entes federativos - União, Estados, Distrito Federal e Municípios -, são estabelecidos e disciplinados tanto por normas constitucionais e infraconstitucionais quanto pela doutrina.

    Dica! Um bom mnemônico para decorar os princípios orçamentários mais importantes é: Para EUA Para União Europeia PECUS!

    Programação
    Exclusividade
    Universalidade
    Anualidade
    Participação
    Unidade
    Equilíbrio
    Publicidade
    Especificação
    Clareza
    Uniformidade
    Simplicidade

    Feita a revisão, vamos analisar cada uma das alternativas, de acordo com os princípios correspondentes, utilizando o MCASP como fundamento, pois ele resume os conceitos:

    A) Certo, o princípio da unidade determina que o orçamento seja uno, ou seja, que receitas e despesas devem estar contidas numa só lei orçamentária, conforme MCASP:

    "2.1. UNIDADE OU TOTALIDADE

    Previsto, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei n.º 4.320/1964, determina existência de orçamento único para cada um dos entes federados – União, estados, Distrito Federal e municípios – com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política."

    Esse princípio é estabelecido pelo art. 2º da Lei n.º 4.320/1964:

    "Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade."

    B) Errado, o princípio da universalidade somente determina que o orçamento deverá conter todas as receitas e despesas. Não determina que devem estar contidas numa só lei, como afirmado no comando da questão.

    Veja a definição do MCASP:

    "2.2. UNIVERSALIDADE

    Estabelecido, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei n.º 4.320/ 1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do art. 165 da Constituição Federal, determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público."

    C) Errado, segundo a doutrina, o princípio da uniformidade ou consistência dispõe que o orçamento deve manter uma padronização mínima na apresentação de seus dados, de forma a permitir que os usuários realizem comparações entre os diversos períodos.

    D) Errado, o princípio da anualidade tem a ver com o período de tempo estabelecido para o orçamento, conforme MCASP:

    "2.3. ANUALIDADE OU PERIODICIDADE

    Estipulado, de forma literal, pelo caput do art. 2º da Lei n.º 4.320/1964, delimita o exercício financeiro orçamentário: período de tempo ao qual a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na LOA irão se referir.

    Segundo o art. 34 da Lei n.º 4.320/1964, o exercício financeiro coincidirá com o ano civil, ou seja, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano."

    E) Errado, o princípio da exclusividade tem a ver com a matéria da lei orçamentária, conforme MCASP:

    "2.4. EXCLUSIVIDADE

    Previsto no § 8º do art. 165 da Constituição Federal, estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei."


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • O princípio da universalidade somente determina que o orçamento deverá conter todas as receitas e despesas. Não determina que devem estar contidas numa só lei, como afirmado no comando da questão.