-
As consequências da expansão marítima
As grandes navegações representaram um dos mais significativos acontecimentos da Idade Moderna. Entre as principais transformações trazidas por este processo podemos citar:
-> a mudança do eixo econômico europeu do Mar Mediterrâneo para os Oceanos Atlântico e Índico;
-> decadência econômica das cidades italianas;
-> duas novas potências ascenderam, Portugal e Espanha;
-> europeização do mundo.
-> a comprovação da esfericidade da terra;
-> a ampliação do mundo conhecido com a descoberta de novos continentes;
-> alta de preços na Europa;
-> o fortalecimento da burguesia;
-> o reestabelecimento do escravismo;
-> a formação de impérios coloniais;
-> propagação da fé católica para América, África e Ásia;
-> comércio de proporções mundiais que agora uniam diversos continentes;
-> dizimação de civilizações americanas e da cultura indígena presente na América.
-
E
-
Letra E
Ao se tornarem colonizadores, os europeus absorveram e expandiram os princípios religiosos e hábitos culturais dos povos americanos.
A verdade é que os colonizadores dizimaram os princípios religiosos e hábitos culturais dos povos americanos. Exemplo disso são as civilizações Astecas, Incas e Maias.
-
A. A própria difusão do cristianismo foi um dos motivos para o empreendimento marítimo europeu a partir do século XV (por causa das Cruzadas). Além disso, a Igreja Católica também exerceu papel fundamental na catequização dos indígenas do continente americano no período das Grandes Navegações Marítimas Europeias.
B. A Península Ibérica é uma península situada no sudoeste da Europa, sendo dividida na sua maior parte por Portugal e Espanha. A burguesia mercantil desses países de fato ajudou a patrocinar as viagens marítimas.
C. Espanha e Portugal se destacaram como pioneiros na expansão marítima, dado que eram detentores de respeitadas e experientes frotas de exploração. As tropas sabiam as melhores formas de chegar ao destinos almejados, além de terem posição privilegiada em relação aos adversários.
D. Sim, de fato as viagens pelo Oceano Atlântico só foram possíveis devido a algumas inovações tecnológicas, como o astrolábio e a bússola. Além disso, desenvolveram-se estudos de cartas náuticas e a caravela.
E. Ao se tornarem colonizadores, os europeus desrespeitaram e dizimaram os princípios religiosos e hábitos culturais dos povos americanos, ou seja, fizeram o oposto de "absorver e expandir".
-
Complementando a Ana Letícia, com a crescente reforma protestante, os católicos tinham cada vez mais necessidade de conquistador outros povos sob sua tutela! Para isso criaram a companhia de Jesus
-
Sobre Portugal, a guerra de Reconquista foi tbm um elemento essencial para Portugal nesse contexto