SóProvas


ID
2874073
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Texto I


Conferência que consagrou a importância da temática ambiental para a política internacional, o que foi acompanhado por um grande número de chefes de Estado e de governo presentes na circunstância. Também firmou o conceito de "desenvolvimento sustentável", descrito no relatório "Nosso futuro comum", de 1987, como "Aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades".


Texto II


Primeira grande conferência governamental sobre meio ambiente, foi influenciada pelo pensamento neomalthusiano e marcada pelo embate entre preservacionistas e desenvolvimentistas. Países centrais defendiam as teses do "zerismo" ou crescimento zero como forma de preservar o meio ambiente da degradação do desenvolvimento econômico. Já os países periféricos defendiam o direito ao desenvolvimento e ao crescimento econômico para diminuir as disparidades entre Norte e Sul. Desse embate surgiu a ideia de conservacionismo, no qual o modelo de desenvolvimento a ser empregado pelos países deve ser utilizado de forma a alcançar crescimento econômico, mas sem atingir níveis de degradação ambiental insustentáveis.


Os textos acima referem-se às grandes conferências internacionais sobre o meio ambiente, denominadas, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    A busca da Economia pela expansão da produção para se atingir um desenvolvimento econômico cada vez maior aparentemente esbarra na preocupação social de preservar o meio ambiente e priorizar o bem estar social. O paradoxo crescimento econômico versus preservação ambiental tem se incorporado cada vez mais em discussões políticas locais e mundiais, programas governamentais, planejamento de empresas e nas discussões teóricas e práticas sobre economia. O conceito de desenvolvimento sustentável divulgado na Cúpula Mundial em 2002 (RIO-92) propõe a melhoria na qualidade de vida dos habitantes, levando-se em conta que o uso de recursos naturais além da capacidade da Terra pode limitar tal desenvolvimento e prejudicar gerações futuras. O presente artigo tem como objetivo analisar os primeiros esforços no sentido de discutir a questão ambiental, a partir, principalmente da Conferência de Estocolmo, em 1972, cujos impactos mudaram os rumos da discussão sobre o tema; e o documento conhecido como Nosso Futuro Comum, de 1987, que possibilitou um amplo diagnóstico da situação em que o mundo se encontrava e as estratégias nas relações internacionais defendendo o acesso equitativo aos recursos e às riquezas produzidas a partir deles.

    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/conferencia-de-estocolmo-um-marco-na-questao-ambiental.pdf&ved=2ahUKEwih-czc7JDpAhXKIbkGHdAKDmUQFjAAegQIAxAB&usg=AOvVaw10jXZi1fS6pyBajxUIv1Cf