SóProvas


ID
2874181
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UPA-CS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A cianose é uma coloração azulada da pele ou de mucosas em razão de a hemoglobina transportar quantidades reduzidas de oxigênio.

Sobre a cianose, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Tipos :

    – Cianose central: 

    Ocorre como resultado de hipoxemia arterial (baixa concentração de oxigênio no sangue).Pode ocorrer por: redução da concentração de oxigênio ambiente (exemplo : altitudes elevadas);  doença que afete a ventilação pulmonar (obstruções por tumores , enfisema pulmonar , bronquite crônica , atelectasia etc.); transtornos da difusão (passagem do oxigênio do alvéolo pulmonar para os capilares pulmonares) por aumento da espessura da membrana alveolocapilar pulmonar (infecções, fibrose pulmonar e edema pulmonar na insuficiência cardíaca) ; transtornos da perfusão (dificuldade da chegada de sangue nos pulmões  em conseqüência de insuficiência cardíaca grave, embolia pulmonar e cardiopatias congênitas); curtos circuitos direita-esquerda (passagem anormal do sangue venoso do lado direito do coração para o lado esquerdo , que contém sangue arterial , como na tetralogia da Fallot, tronco arterioso, síndrome de Eisenmenger, atresia tricúspide, comunicação interatrial ou interventricular com hipertensão pulmonar e fístulas vasculares pulmonares).

    – Cianose periférica:

    Está associada com estase (déficit na circulação de sangue), a qual permite uma extração mais acentuada de oxigênio da hemoglobina contida no sangue periférico. A causa mais comum de cianose periférica é vasoconstrição (estreitamento do vaso), decorrente da exposição ao frio. Aparece na insuficiência congestiva grave, por congestão periférica. A cianose por transtorno vasomotor ocorre na doença de Raynaud e na acrocianose.

    – Cianose por alteração da hemoglobina:

    Metemoglobina.

    http://www.laboratoriocentral.com.br/sinais-e-sintomas-cianose-coloracao-azulada-da-pele-e-mucosas/

  • A cianose central pode ser observada examinando-se a língua e o palato mole.

  • C.

    -A cianose central não é um sinal precoce de hipoxemia, mas sim um sintoma da mesma.

  • Cianose

    A cianose, que se refere a uma coloração azulada da pele, constitui um indicador muito tardio de

    hipoxia. A presença/ausência de cianose é determinada pela quantidade de hemoglobina não oxigenada no sangue. A cianose aparece quando há pelo menos 5 g/dℓ de hemoglobina não oxigenada. Um paciente com nível de hemoglobina de 15 g/dℓ não demonstra cianose até que 5 g/dℓ dessa hemoglobina se tornem não oxigenados, reduzindo a hemoglobina circulante efetiva para 66% do nível normal.

    O paciente com anemia raramente manifesta cianose, enquanto um paciente com policitemia pode

    parecer cianótico, mesmo quando adequadamente oxigenado. Por conseguinte, a cianose não constitui

    um sinal confiável de hipoxia.

    A avaliação da cianose é afetada pela iluminação da sala, pela coloração da pele do paciente e pela

    distância dos vasos sanguíneos da superfície da pele. Na presença de uma condição pulmonar, a cianose

    central é avaliada através da observação da coloração da língua e dos lábios. Isso indica uma diminuição na tensão de oxigênio do sangue. A cianose periférica resulta de diminuição do fluxo sanguíneo para a

    periferia do corpo (dedos das mãos e dos pés ou lobos das orelhas), como na vasoconstrição em decorrência de exposição ao frio, e não indica necessariamente um problema sistêmico central.

    FONTE: BRUNNER