SóProvas


ID
2874592
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em 2006, determinada mãe foi presa e acusada de colocar cocaína na mamadeira de um bebê de 1 ano de idade e provocar a sua morte. Tal acusação se embasou no ensaio positivo para o Teste de Scott (Blue Test). A partir do fato real descrito, aponte a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) errada. é um teste não específico, pois pode dar falso-positivo com outras drogas como heroína, atropina, nicotina e lidocaína pela presença de grupamentos aminas.

    b) correta

    c) não é definitivo devendo ser confirmado por métodos mais sofisticados como CG/MS

    d) é um ensaio para identificar cocaína

    e) teste presuntivos seriam os imunoensaios para detecção rápida de drogas com posterior teste confirmatório

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em química médico-legal.

    A) ERRADO. O teste de Scott não é específico pra cocaína, podendo gerar um falso-positivo em contato com outras substâncias.

    B) CERTO. A cocaína é um estimulante do sistema nervoso central, extraída das folhas da planta Erythroxylon coca. A droga juntamente com seus adjuvantes ocasiona lesões e desordens cerebrais e prejudicam de forma significativa a relação entre microbiota, intestino e cérebro. Dessa forma, como se trata de uma droga de abuso largamente comercializada no Brasil torna-se necessária a realização de testes rápidos no momento da ação policial, sendo um dos testes amplamente utilizados na perícia criminal brasileira para a identificação e caracterização rápida da cocaína o reativo de Scott, que ao entrar em contato com a cocaína passa de uma colocação rosa para uma azul-turquesa ou azul. Um dos problemas no reativo de Scott é sua falta de confiabilidade, pois o mesmo apresenta uma coloração azul para diversos compostos mostrando resultados falsos-positivos. 

    Fonte: Silva, Suzane & Faria, Felipe & Casarin, Jeferson & Sampaio, Jéssica & Maia, Tatiana & Guimarães, Greg & Silva, Edwin. (2019). A confibilidade do teste de scott frente a interferência dos adulterantes na detecção da cocaína. Brazilian Journal of Development. 5. 12391-12397.

    C) ERRADO. O teste de Scott não é um ensaio definitivo para cocaína, sendo apenas um teste de triagem (preliminar).

    D) ERRADO. O teste de Scott é um ensaio para identificação da cocaína, sendo um teste preliminar.

    E) ERRADO. O teste de Scott é de caráter presuntivo, devendo a substância ilícita ser confirmada por um teste confirmatório e não preliminar.

    Gabarito do professor: Letra B.