A questão avalia os conhecimentos do candidato em toxicologia médico-legal.
A) CERTO. O arsênico ingerido ou absorvido se liga reversivelmente a grupos sulfidrila encontrados em muitos tecidos e sistemas enzimáticos. A exposição aguda produz dilatação e aumento da permeabilidade de pequenos vasos sanguíneos, resultando em inflamação e necrose da mucosa e submucosa do trato gastrintestinal, edema e hemorragia cerebral, destruição do tecido miocárdico e degeneração gordurosa do fígado e dos rins.
B) CERTO. A maior parte do benzeno que nós respiramos é eliminada pela expiração. O que é absorvido na corrente sanguínea se acumula principalmente em tecidos com alto teor de lipídios. A absorção varia entre 10% a 50% dependendo da dose, do metabolismo e da quantidade de gordura presente no organismo. Na sua forma inalterada, o benzeno é eliminado através do ar expirado e em torno de 0,1%, apenas, é eliminado na urina. O que continua no organismo é transformado principalmente no fígado e na medula óssea e eliminado na urina na forma de metabólitos (em especial fenol, catecol, hidroquinona, ácido fenil mercaptúrico e ácido trans, trans mucônico).
C) CERTO. Cerca de 90% do chumbo corpóreo se armazena nos ossos, principal depósito do metal no corpo.
D) ERRADO. O metanol apresenta tropismo para o nervo óptico, e não para fâneros e ossos. O metanol é um álcool tóxico, que se ingerido, pode causar cegueira e até levar à morte.
E) CERTO. Após ser absorvida pelos pulmões, essa substância é distribuída para o sistema nervoso central e para os rins. O mercúrio metálico pode permanecer no organismo por várias semanas e sua eliminação se dá através da urina, das fezes e, em menor proporção, pela expiração.
Gabarito do professor: Letra D.