A questão avalia os conhecimentos do candidato em toxicologia forense.
Atenção: pede-se a alternativa INCORRETA.
A) CERTO. Em achados post mortem, os tecidos e fluidos que contenham maiores quantidades de glicose seriam sítios preferencias para a produção de etanol. A concentração das substâncias não reflete necessariamente nas concentrações no momento da morte, pois de acordo com o local que é feito a coleta do material biológico, propriedades físico-químicas podem fazer com que o valor das concentrações seja alterado.
B) CERTO. Pode ocorrer difusão postmortem de drogas de acordo com o gradiente de concentração, de lugares de alta concentração nos órgãos sólidos, para o sangue, com elevação artificial dos níveis sanguíneos.
C) CERTO. Deve-se acrescentar inibidores de fermentação para evitar a ocorrência de falso-positivo, uma vez que a fermentação alcoólica pode produzir álcool na amostra.
D) CERTO. Quanto maior a proporção de água no organismo, menor a concentração de álcool no sangue. No caso, homens têm maiores proporções de água no organismo em relação às mulheres.
E) INCORRETO. Desconsiderando outros fatores individuais, quanto maior é a proporção de água no organismo, menor a concentração de álcool no sangue. Nesse caso, o homem de maior massa deverá apresentar a menor concentração de álcool.
Gabarito do professor: Letra E.