SóProvas


ID
2874658
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação ao mercúrio, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Mercúrio é neurotóxico.

    http://acpo.org.br/campanhas/mercurio/toxicidade.htm

    http://www.scielo.br/pdf/qn/v23n4/2648.pdf

    http://www.hospitaissaudaveis.org/pdf/Palestra%201a%20Gilmar%20da%20Cunha%20Trivelato.pdf

  • Liga-se covalentemente com enxofre na forma de grupos sulfidrila e interfere com o metabolismo e função celular. Sua principal ação tóxica consiste na capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em toxicologia forense.

    Atenção: pede-se a alternativa INCORRETA.

    A) CERTO. Vários compostos quelatantes do mercúrio (como por exemplo o dimercaptopropanol) aceleram a sua excreção.

    B) CERTO. O Hg tem grande afinidade com grupos sulfidrilas - SH -, integrante da estrutura ou da função da maioria das enzimas, o que confere a este metal a capacidade de interferir em diferentes momentos metabólicos. 

    C) CERTO. O mercúrio metálico ou elementar, no estado de oxidação zero (Hg0) existe na forma líquida à temperatura ambiente, é volátil e liberta um gás monoatómico perigoso: o vapor de mercúrio. Este é estável, podendo permanecer na atmosfera por meses ou até anos, revelando-se, deste modo, muito importante no ciclo do mercúrio, pois pode sofrer oxidação e formar os outros estados: o mercuroso, Hg+1, quando o átomo de mercúrio perde um elétron e o mercúrico, Hg+2, quando este perde dois elétrons.

    D) CERTO. No estado iónico, através de ligações covalentes com o enxofre, forma mercaptídeos, alterando a solubilidade, a dissociação e afinidade relativa para os receptores. Interfere, assim, com vários sistemas metabólicos e enzimáticos das células, com a membrana celular e a síntese de proteínas mitocondriais, afetando a produção de ATP.

    E) ERRADO. A toxicodinâmica do mercúrio vai variar de acordo com a forma, no entanto, em nenhuma delas ocorre inibição biopterina. De forma geral, este metal é tóxico porque precipita as proteínas sintetizadas pelas células, principalmente as neuronais e porque se liga aos grupos tiol (-SH) e selenol (-SeH) de vários enzimas, inibindo-as.  

    > Metálico: Efeitos neurotóxicos centrais (perda de memória, tremor, distúrbios de humor) e muito leves (teóricos) nos rins. (Hidrarigirismo e micromercurialismo)
    > Iônico: Efeitos renais importantes e leves (teóricos) em SNC. No passado sais de mercúrio foram usados como diuréticos e alguns eram era usados EV.
    > Orgânico: Efeitos neuróticos centrais (surdez, cegueira) e periféricos (paralisias e perda de sensibilidade), e teratogênese. (Doença de Minamata)

    Gabarito do professor: Letra E.
  • a letra C - mercúrio na forma elementar não é tóxico está incorreto ou correta? pelo gabarito só professor entendi que está incorreto .???
  • questão muito bem explicada nesse video: https://youtu.be/DpzboCit3RM