SóProvas


ID
287470
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
UNIFESP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

"O debate acerca do mundo e da vida neste início de século organiza-se (...) em torno de pensadores que são quase sempre de classe média e universitária, representantes de uma pequena minoria. Esta minoria enxerga de preferência os elementos que a preocupam mais. Assim, ao ouvi-la, teríamos a impressão de que os debates acerca de coisas como o feminismo (...), ecologismo (...), multiculturalismo (...), descriminalização e desmedicação do homossexualismo e do uso de drogas - em suma, a partir de posições que nos Estados Unidos são conhecidas como 'politicamente corretas' - configurariam as discussões mais importantes, mais vitais e urgentes do mundo atual.”. (CARDOSO, Ciro F. In: REIS FILHO, D. e outros (org.). "O século XX: o tempo das dúvidas". Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.)

A posição do autor sobre as discussões tidas como as mais urgentes do mundo atual está mais bem traduzida na seguinte alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "d"
    A participação de grupos e indivíduos na vida pública estaria estritamente ligada a interesses particularistas, mas que no entanto,refere-se ao mundo da vida ou espaço público onde os interesses são coletivizados no que diz respeito a interesses individuais ou de grupos específicos.


    Ciências sociais, complexidade e meio ambiente: interfaces e desafios

     Por Elisabete Matallo Marchesini de Pádua,Heitor Matallo Júnior
  • Alternativa CORRETA: "d".

    -----------

    a) As temáticas mais importantes [o texto não afirma isso e diz que "teríamos a impressão"] do início do século são definidas pelas elites econômicas ligadas aos interesses da classe proletária [o texto fez referência a " quase sempre de classe média e universitária", que não necessariamente são as elites econômicas].

    b) Os temas que mais preocupam as camadas de baixa renda [tais preocupações são "quase sempre de classe média e universitária"] são priorizados pelos intelectuais da classe média ["universitários" também, e isso é "quase sempre" = regra geral].

    c) As discussões das classes médias [pecou pela generalização, pois o texto só faz referência a assuntos que envolvem o "debate acerca do mundo e da vida neste início de século"] refletem as preocupações das camadas sociais desprivilegiadas [tais preocupações são "quase sempre de classe média e universitária"].

    d) Os debates sobre temas do mundo contemporâneo [Ok = "O debate acerca do mundo e da vida neste início de século [...]"] são polarizados por grupos socioculturais específicos [Ok = "quase sempre de classe média e universitária"].