SóProvas


ID
2874871
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os metadados, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) A diferença fundamental entre a informação registrada em bases de dados ou catálogos e aquela dos registros em metadados consiste no fato de a primeira se colocar externamente ao recurso descrito, enquanto a segunda está contida no próprio recurso de acesso remoto.

( ) O padrão de metadados Dublin Core, ferramenta de descrição para registro de objetos eletrônicos em rede, foi desenvolvido pela Library of Congress, EUA, e apresenta um elenco básico de dados classificados em oito áreas descritivas.

( ) Um registro metadados consiste em um conjunto de atributos, ou elementos, necessários para descrever recursos da web.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Conforme Campello (2006, p. 62):

    O conjunto de metadados mais conhecido é o Dublin Core, desenvolvido por um consórcio de instituições produtoras de informação, cuja diretoria está sediada no setor de pesquisas do Online Computer Library Center (OCLC). O programa reúne diversas categorias de profissionais como bibliotecários, analistas, linguistas, museólogos e outros. O Dublin Core baseia-se no princípio de que a descrição do documento deve ser elaborada pelo seu produtor ou criador. [...]. A versão original inclui 15 elementos.

    Gab. C

  • Para Lourenço (2005) os metadados são as áreas de descrição por trás da catalogação bibliográfica, são as tags em HTML que identificam autor, título, etc., de um documento eletrônico, são os links que interligam documentos através dos pontos de acesso, formando as redes de hipertexto.

    Mey e Silveira (2009, p.133) comentam que os metadados fazem parte da formação do catalogador. Em seguida, as autoras (2009, p. 133) incluem a definição do manual do Dublin Core para metadados que considera que este é “[...] o termo da era da internet para informação que os bibliotecários, tradicionalmente, colocaram em catálogos e que se refere comumente à informação descritiva sobre recursos da Web.”

    Para Mey e Silveira (2009, p. 133): A diferença fundamental entre a informação registrada em bases de dados ou catálogos e aquela dos registros em metadados consiste no fato de a primeira se colocar externamente ao recurso descrito, enquanto a segunda está contida no próprio recurso de acesso remoto (como a catalogação na publicação para livros impressos) Tanto a catalogação quanto os metadados possuem o objetivo de descrever, identificar, definir, organizar e preparar informações para uma recuperação eficiente. A catalogação e/ou metadados constituem-se, em 9 síntese, em um conjunto de informações que representam um determinado registro, para fins de recuperação.

    Fonte: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/17511/1/2017_MaylaLopesDosSantos_tcc.pdf