SóProvas


ID
2874964
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Em 1932, foi publicado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: a reconstrução educacional no Brasil. Escrito por Fernando de Azevedo e assinado por vários intelectuais da época, como Carneiro Leão, Hermes Lima, e o grande amigo de Azevedo, que não podia faltar, Anísio Teixeira. Neste documento, foram propostas e definidas várias soluções que, a partir de então, foram sendo aplicadas à educação brasileira.”

(Romanelli, 1991.)


De acordo com o exposto, foram princípios anunciados no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova:


I. A educação deve ser essencialmente pública, obrigatória, gratuita, laica e sem qualquer segregação de cor, sexo ou tipo de estudo e desenvolver-se em estreita vinculação com as comunidades.

II. A educação deve ser uma só, com os vários graus articulados para atender às diversas fases do crescimento humano. Embora única, sobre as bases e os princípios estabelecidos pelo Governo Federal, a escola deve adaptar-se às características regionais.

III. A educação deve ser funcional e ativa, e os currículos devem adaptar-se aos interesses naturais dos alunos, que são o eixo da escola e o centro de gravidade da educação.

IV. Todos os professores, mesmo os de ensino primário, devem ter formação universitária.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Tendência Renovada Diretiva- Escola Nova

    Escola com ambiente favorável ao aluno

    Autoaprendizado, o aluno deve aprender fazendo

    Os conteúdos devem ser respaldar as necessidades da vida diária do aluno

    Professor oferece situações problemas para resolver, professor mediador

    Trabalho em grupo

    Só não sabia que todos os professores devem ter formação universitária

  •  O documento defendia: educação como uma função essencialmente pública; a escola deve ser única e comum, sem privilégios econômicos de uma minoria; todos os professores devem ter formação universitária; o ensino deve ser laico, gratuito e obrigatório.

    A democracia no Brasil era um dos pontos importantes abordado no manifesto de 1932. A educação era vista como instrumento de reconstrução da democracia, permitindo a integração dos diversos grupos sociais. Nesse sentido, o governo federal deveria defender bases e princípios únicos para a educação, mas sem ignorar as características regionais de cada comunidade.


  • Um dos objetivos fundamentais traçados pelo manifesto seria a superação do caráter discriminatório e antidemocrático do ensino brasileiro, que destinava a escola profissional para os pobres e o ensino acadêmico para as elites. Para isso, caberia ao Estado prover as condições de desenvolvimento integral dos indivíduos e estabelecer um plano geral orgânico de educação que tornasse a escola acessível em todos os graus, para todos os cidadãos.

    http://atelierdeducadores.blogspot.com/2011/02/manifesto-dos-pioneiros-da-educacao.html

  • tenho quase certeza de que esse site ta de sacanagem viu ,essa questão talvez tenha sido anulada meu Deus nessse período a formação dos professores era de nível técnico do magistério e não superior

  • Colega Gleyciane, a questão trata dos apontamentos do documento.

  • A unidade de formação de professores e a unidade de espírito

    Todos os professores, de todos os graus, cuja preparação geral se adquirirá nos estabelecimentos de ensino secundário, devem, no entanto, formar o seu espírito pedagógico, conjuntamente, nos cursos universitários, em faculdades ou escolas normais, elevadas ao nível superior e incorporadas às universidades.

    Todas corretas, documento para quem queira ler.

    https://download.inep.gov.br/download/70Anos/Manifesto_dos_Pioneiros_Educacao_Nova.pdf ou https://www.histedbr.fe.unicamp.br/pf-histedbr/manifesto_1932.pdf