SóProvas


ID
2875024
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do Balanço Patrimonial na contabilidade pública, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Contas de compensação compreendem os fatos que são transitórios e não afetam o patrimônio.

( ) O ativo compreende as disponibilidades, os direitos e os bens, tangíveis ou intangíveis, mantidos ou utilizados pelo setor público.

( ) O patrimônio líquido é o somatório dos resultados orçamentários acumulados.

( ) Passivo compreende as obrigações assumidas pelas entidades do setor público para consecução de suas atividades.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.320, Art. 105º, § 5º Nas contas de compensação serão registrados os bens, valores, obrigações e situações não compreendidas nos parágrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio.

  • Art. 105, Lei 4.320/64

    § 1º O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.

    § 2º O Ativo Permanente compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.

    § 3º O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras pagamento independa de autorização orçamentária.

    § 4º O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.

    § 5º Nas contas de compensação serão registrados os bens, valores, obrigações e situações não compreendidas nos parágrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio.


  • Contas de compensação compreendem os fatos que são transitórios e não afetam o patrimônio. Podem vir a afetar (certo)! mas não presente não afetam mesmo!!!! estas bancas.... aff

  • Em 25/02/19 às 21:27, você respondeu a opção B.

    Em 10/03/19 às 20:43, você respondeu a opção B.

  • O Balanço Patrimonial, estruturado em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, evidencia qualitativa e quantitativamente a situação patrimonial da entidade pública:

    a) Ativo – compreende as disponibilidades, os direitos e os bens, tangíveis ou intangíveis adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelo setor público, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerentes à prestação de serviços públicos;

    (b) Passivo compreende as obrigações assumidas pelas entidades do setor público para consecução dos serviços públicos ou mantidas na condição de fiel depositário, bem como as provisões; (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.268/09)

    (c) Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos seus passivos; (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.268/09)

    (d) Contas de Compensação – compreende os atos que possam vir a afetar o patrimônio.

     NBCs T 16.1 a 16.11