SóProvas


ID
2875120
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Anuncia-se o assunto na introdução. Ao se receber uma visita, a primeira coisa é abrir-lhe a porta. Da mesma forma, na exposição, é preciso abrir o assunto.

      A introdução encerra, implicitamente, toda a exposição, dando ideia de como será desenvolvida. Para tal, ela precisa conter certa dose de entusiasmo. Não há por que se precipitar de chofre* sobre o assunto. Carece incitar, previamente, o auditório. Acender os flashes principais da exposição, prestando atenção para o ponto de partida. Preparar-se para a marcha inicial. Não se começa a viagem sem se saber o destino; fazem-se provisões e previsões; avisam-se os amigos e hotéis.

      A introdução é o espaço onde se anuncia, se coloca, se promete, se desperta... Introduzir é convidar. Mas para que se possa pensar “o que vou dizer” é preciso haver refletido sobre o assunto.

                        (Edivaldo Boaventura, Como ordenar as ideias. Adaptado)

* de chofre: repentinamente

Na introdução do texto lido, as informações organizam-se por meio de uma

Alternativas
Comentários
  • Acredito que essa questão esteja mais pra interpretação de texto do que redação oficial.

  • Gab.: B

    Pedir pra comentar QC.

  • Errei, complicada.

  • Gabarito: B

    Comparação!

  • Ao meu ver a expressão marcha inicial está sendo comparado com inicio da viagem a unica lógica :(

  • GABARITO B

    Na introdução do texto apresentado (primeiro parágrafo), o autor compara a "introdução" com o momento em que você abre a porta para uma visita: (L.01) "Ao se receber uma visita, a primeira coisa é abrir-lhe a porta."

    No segundo parágrafo ele também utiliza o artifício da comparação ao afirmar que a "introdução" é como preparar-se para engatar a marcha inicial, conhecer o destino antes de iniciar uma viagem: (L. 04) “Preparar-se para a marcha inicial. Não se começa a viagem sem se saber o destino;”.

  • Para conseguir descobrir a resposta correta, levei em consideração a expressão: da mesma forma, que compreendi com uma ideia de comparação, tornando a alternativa B, como correta.

  • GABARITO B

    está comparando introdução com exposição.

  • Gabarito, Letra B

    Na introdução do texto (1º parágrafo) há a comparação do ato de "abrir uma porta" com a abertura de um texto expositivo, em sua introdução.

    A mesma comparação ocorre no 2º parágrafo quando o autor insinua que a "introdução" deve ser semelhante a um automóvel preparando-se para viagem ("Preparar-se para a marcha inicial. Não se começa a viagem sem se saber o destino")

  • gab. B

  • Errei na prova e errei aqui ¬__¬'

  • Assertiva b

    comparação, recurso também presente na passagem: “Preparar-se para a marcha inicial. Não se começa a viagem sem se saber o destino”.

  • EU FIZ ESSA PROVA.

    Alguém tirou 100 na prova e teve que entrar com Mandado de Segurança para garantir o cargo? Eu fiz a prova e peguei nota 86. Mas eu vi que os 10 primeiros colocados tiraram 100 na prova e não foram nomeados.

    documento.vunesp.com.br/documento/stream/OTQ2MDk2

    documento.vunesp.com.br/documento/stream/OTI4ODQx

    É assim mesmo? Fazem a prova e não nomeiam os aprovado dentro da vaga? Uberaba = 10 vagas.

    Se alguém quiser me enviar mensagem para saber o que acontecer... então não vale a pena estudar para esses cargos porque eles não nomeiam mesmo que você fique dentro das vagas...

  • Entendi o motivo de ser comparação, mas não entendi a frase da alternativa B... Ela seria considerada comparação também?