SóProvas


ID
2876290
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A execução orçamentária é a fase do ciclo orçamentário em que se executa(m)

Alternativas
Comentários
  • C)

     

    Aprovação
    O chefe do Executivo é quem envia o Projeto de Lei ao Poder Legislativo (protocola na Câmara dos Deputados) – onde ocorre o processo legislativo. O PL-LOA é imediatamente encaminhado à Comissão Mista de Planos, Orçamento e Fiscalização, cuja tramitação compreende: relatórios preliminares, distribuição por áreas temáticas, apresentação de emendas, discussões e votações, aprovação do parecer final, encaminhamento ao Plenário do Congresso Nacional e aprovação final em votação conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
    Após a votação/aprovação, o projeto é novamente enviado ao Presidente da República para sanção e publicação no Diário Oficial da União.
    Execução
    Após a publicação da LOA – Lei Orçamentária Anual, a SOF descentraliza as dotações orçamentárias aos Órgãos Setoriais através de ND – Nota de Dotação. Os Órgãos Setoriais, por sua vez, descentralizam esses créditos orçamentários para as Unidades Orçamentárias, entidades e demais beneficiários do Orçamento Público, através de NC – Nota de Crédito. Inicia-se, então, a fase de execução.
    Conforme estabelecido pela LRF, em seu art. 8o, até 30 dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso. De posse das informações sobre o orçamento aprovado e da “parcela” destinada a cada beneficiário, a STN/MF define os limites financeiros que cada entidade poderá utilizar para o pagamento de suas despesas.
    O Orçamento Fiscal e o da Seguridade Social têm sua execução registrada no SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal.
    A execução orçamentária e financeira se desenvolve dentro do exercício definido como ano civil, isto é, de 1o de janeiro a 31 de dezembro, conforme dispõe o art. 34 da Lei no 4.320/1964.

  • 4 fases:

    Elaboração: até 31/08

    Elaboração: são realizados estudos, definidos os objetivos, metas, e estimados os valores necessários para a realização destas prioridades; Elaboram suas próprias propostas orçamentárias: Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunais de Contas; As propostas são consolidadas pela Secretaria do Orçamento Federal (SOF) em um único orçamento (princípio da unidade), o qual é repassado ao Presidente da República; O Presidente envia a proposta orçamentária consolidada ao Legislativo.


    Aprovação; até 22/12

    Aprovação: trata-se do próprio processo legislativo, visto que o orçamento é uma lei em sentido formal; Inicialmente, a proposta é recebida pela Comissão Mista Permanente de Orçamento, a qual cabe emitir um parecer sobre o mesmo; A proposta é apreciada pelas duas Casas do Congresso Nacional. Nesta fase ocorrem discussões, emendas e, finalmente, a votação; Caso aprovado, o projeto é enviado ao Presidente da República para a sanção e publicação no Diário Oficial da União.



    Execução: ano subsequente

    Execução: é o próprio processamento das despesas previstas; O Executivo tem até 30 dias para estabelecer, por meio de decreto, o cronograma de execução mensal de desembolso; A SOF descentraliza as dotações orçamentárias, distribuindo-as às unidades orçamentárias; A fase de execução tem a exata duração do ano civil.


    Controle:

    Controle e Avaliação: é a aferição e o acompanhamento da execução das despesas, verificando se os prazos estão sendo cumpridos e os padrões e normas estão sendo respeitados. No âmbito externo, o controle é realizado pelo Congresso Nacional, auxiliado pelo Tribunal de Contas da União (TCU); No âmbito interno, é exercido pela Controladoria Geral da União (CGU




  • A alternativa "B" é tentadora.

  • A) Elaboração.

    B) Elaboração.

    D) Aprovação.

    E) Controle e avaliação.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Fiquei, curioso, qual o erro na alternativa B?

  • Pedro Ribeiro,

    Está errada, pois ela se refere à fase do planejamento.

  • Em outras palavras, a questão perguntou: o que acontece na execução orçamentária?

    Então ela nos dá alternativas. Vamos analisá-las:

    a) Errada. A consolidação das propostas orçamentárias acontece ainda na fase de elaboração

    da proposta orçamentária.

    b) Errada. A alternativa fala sobre a elaboração de uma proposta e fala, inclusive, que essa

    proposta será elaborada considerando-se a previsão de arrecadação de receitas e a programação de

    despesas. Essa não é a fase de execução orçamentária. É, novamente, a fase de elaboração das

    propostas orçamentárias.

    c) Correta. Agora sim. Depois da elaboração e aprovação do planejamento, é hora de executá-

    lo. E o que está no planejamento, isto é, no orçamento?

    Programas!

    Como os programas são realizados?

    Por meio de ações.

    E essas ações possibilitam atingir diretrizes, objetivos e metas estabelecidos?

    Com certeza!

    E isto não foi afirmado na questão, mas só para complementar: as diretrizes, objetivos e metas

    (DOM) são estabelecidas no Plano Plurianual (PPA).

    d) Errada. A alternativa está se referindo à fase de discussão, votação e aprovação do projeto

    de lei orçamentária. Após a elaboração da proposta, ela será revisada e poderá ser alterada pelo

    Poder Legislativo.

    e) Errada. O Tribunal de Contas é órgão auxiliar de que? Do controle externo! A alternativa está

    se referindo à fase de controle e avaliação da execução orçamentária.

    Gabarito: C

  • Que saudade do Estudante Solitário!!

  • Vamos analisar a questão:

    Como se pode inferir, a execução orçamentária é a fase do ciclo orçamentário em que se executa o orçamento propriamente dito, ou seja, os programas contemplados no planejamento, mediante ações que possibilitam atingir diretrizes, objetivos e metas estabelecidos. É colocar em prática o que foi aprovado pelo legislativo a título de orçamento.


    Gabarito do professor: Item C.
  • GAB C

    O ciclo orçamentário é um processo contínuo, dinâmico e flexível, por meio do qual se elabora OU planeja, aprova, executa, controla OU avalia a programação de dispêndios do setor público nos aspectos físico e financeiro. No nosso país identificam-se, basicamente, quatro etapas no ciclo ou processo orçamentário:

    1. ELABORAÇÃO;
    2. APROVAÇÃO;
    3. EXECUÇÃO;
    4. AVALIAÇÃO E CONTROLE.

    Execução orçamentária e financeira: A fase de execução orçamentária e financeira consiste na arrecadação das receitas e na realização das despesas. É a transformação, em realidade, do planejamento elaborado pelo Chefe do Executivo e aprovado pelo Legislativo. As execuções orçamentária e financeira ocorrem concomitantemente. Estão atreladas uma à outra, pois, havendo orçamento e não existindo o financeiro, não poderá ocorrer a despesa. Por outro lado, pode haver recurso financeiro, mas não se poderá gastá-lo se não houver a disponibilidade orçamentária.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS