SóProvas


ID
2876314
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação à auditoria independente, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA C


    A a abstenção de opinião (opinião adversa) é dada quando o auditor obtém evidências apropriadas e suficientes de distorções relevantes e generalizadas nas demonstrações contábeis. 


    B a opinião sem ressalva (com ressalva) é dada quando o auditor, tendo obtido evidências apropriadas e suficientes, conclui que distorções não detectadas podem ser relevantes, mas não generalizáveis. 


    C a opinião com ressalva é expressa pelo auditor quando evidências apropriadas e suficientes suportam que as distorções, quando relevantes, não são generalizadas nas demonstrações contábeis. 


    D a opinião adversa (Abstenção de opinião) se dá quando o auditor não consegue ter evidências apropriadas e suficientes para suportar sua opinião. E 


    E o relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis deve especificar que a (auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. O relatório deve explicar, que essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas pelo auditor e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante. O auditor não é responsável nem pode ser responsabilizado pela prevenção de fraudes ou erros, entretanto, deve planejar seu trabalho avaliando o risco de sua ocorrência, de forma a ter grande probabilidade de detectar aqueles que impliquem efeitos relevantes nas demonstrações contábeis) responsabilidade do auditor é expressar opinião sobre possíveis fraudes e desvios.

  • TIPOS DE PARECER 

    "O parecer sem ressalva é emitido quando o auditor está convencido sobre todos os aspectos relevantes dos assuntos tratados no âmbito de auditoria.O parecer do auditor independente deve expressar essa convicção de forma clara e objetiva. 

    O parecer com ressalva é emitido quando o auditor conclui que o efeito de qualquer discordância ou restrição na extensão de um trabalho não é de tal magnitude que requeira parecer adverso ou abstenção de opinião. 

    O auditor dever emitir parecer adverso quando verificar que as demonstrações contábeis estão incorretas ou incompletas, em tal magnitude que impossibilite a emissão do parecer com ressalva. 

    O parecer com abstenção de opinião é emitido quando houver limitação significativa na extensão de seus exames que impossibilitem o auditor expressar opinião sobre as demonstrações contábeis por não ter obtido comprovação suficiente para fundamentá-la."

  • Parecer sem ressalva: emitido quando não foram encontradas distorções relevantes capazes de afetar as demonstrações contábeis.

    Parecer com ressalva: emitido quando o auditor obteve ou não evidências acerca das distorções relevantes, mas acredita que o efeito destas não é generalizado nas demonstrações contábeis.

    Parecer adverso: emitido quando o auditor obteve evidências que atestam que as distorções relevantes são generalizadas.

    Parecer com abstenção de opinião: emitido quando o auditor não obteve evidências suficientes e adequadas para suportar sua opinião, mas acredita que o efeito destas seria generalizado.

    Seguindo estes conceitos, gabarito letra C.

  • Item A: conceito de opinião adversa. INCORRETO

    Item B: conceito de opinião com ressalva. INCORRETO

    Item C: CORRETO

    Item D: Opinião adversa é a opinião apropriada quando o auditor encontra distorções relevantes nas demonstrações contábeis, e essas distorções são consideradas generalizadas. Quando o auditor não encontra evidência apropriada e suficiente, pode emitir uma opinião com ressalva ou abstenção de opinião, a depender se o efeito for generalizado ou não. INCORRETO

    Item E: o relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis deve especificar que a auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. O relatório deve explicar, que essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas pelo auditor e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante. O auditor não é responsável nem pode ser responsabilizado pela prevenção de fraudes ou erros, entretanto, deve planejar seu trabalho avaliando o risco de sua ocorrência, de forma a ter grande probabilidade de detectar aqueles que impliquem efeitos relevantes nas demonstrações contábeis. A responsabilidade do auditor é expressar opinião sobre possíveis fraudes e desvios. INCORRETO

    Gabarito: alternativa C.

  • Opinião com Ressalva:

    O auditor deve expressar uma “Opinião com ressalva” quando: 

    (a) ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou 

    (b) não é possível para ele obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para fundamentar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados.    

    Resposta: C.

  • Opinião não modificada / Opinião sem ressalva: Há evidências adequadas e suficientes e não há distorções relevantes

    Opinião adversa: Há evidências adequadas e suficientes e há distorção relevante e generalizada

    Opinião com ressalva: Há evidências adequadas e suficientes e há distorções relevantes mas não generalizadas

    Opinião com ressalva: Não há evidências adequadas e suficientes e eventuais distorções seriam relevantes e não generalizadas

    Abstenção de opinião: Não há evidências adequadas e suficientes e eventuais distorções seriam relevantes e generalizadas

  • NBC TA 705 - Gabarito letra C

    Opinião com ressalva

    7. O auditor deve expressar uma “Opinião com ressalva” quando:

    (a) ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou

    (b) não é possível para ele obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para fundamentar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados.

    Opinião adversa

    8. O auditor deve expressar uma “Opinião adversa” quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.

    Abstenção de opinião

    9. O auditor deve se abster de expressar uma opinião quando não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião e ele concluir que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes e generalizados