SóProvas


ID
2876350
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Característica básica da inovação social é ser criação daqueles que dela vão se beneficiar. Por isso não é possível replicar experiências inovadoras, como se elas pudessem gerar modelos prontos.

      A relevância das experiências inovadoras no debate sobre a transformação do sistema educacional está no fato de que elas criam novos conceitos, processos, estruturas e metodologias, que podem indicar as mudanças necessárias nos vários elementos que constituem o ecossistema da educação.

      Vejamos, então, algumas experiências inovadoras. Para ficarmos na América do Sul, na Argentina, a QMark High School, em Bariloche, decidiu inovar observando sua paisagem.

      Os dias começam e terminam com longas caminhadas na montanha, e os estudantes têm oportunidade de identificar os problemas em sua comunidade e desenvolver pesquisas que possibilitem enfrentá-los, usando as ferramentas disponíveis em seu ambiente. Foi assim que eles construíram um banheiro seco em 2016, que não polui o meio ambiente e, em 2017, criaram um aplicativo que ajuda os turistas a não se perderem nas estradas da montanha.

      Novas propostas pedagógicas também ganham cada vez mais espaço entre as escolas brasileiras. Na Escola Estadual Alan Pinho Tabosa, na cidade de Pentecoste (CE), de ensino médio, não há aulas como conhecemos.

      Os estudantes, sob orientação dos professores, se organizam em células de aprendizagem e colaboram para resolver problemas. Reconhecem-se dessa forma como agentes de mudança, pensando criticamente sobre o mundo e trabalhando em equipe.

      O que essas iniciativas demonstram é que as aprendizagens mais importantes para que os jovens possam produzir mudanças positivas no mundo só podem acontecer em organizações educativas (escolas ou não) que se identificam como centros locais de produção e cultura, reinventando as estruturas, os processos e as metodologias para isso.

(Antonio Lovato, Helena Singer e María Mérola, “Empreendedorismo social e inovação na educação transformam o mundo”. Em: https://www1.folha.uol.com.br. Adaptado)

Ao referir-se à inovação, o texto assinala que o empreendedorismo em educação se fortalece com

Alternativas
Comentários
  • Correta: E


  • Poderíamos ficar na dúvida entre a C e a E



    C as mudanças no ecossistema em que esta se constitui, abandonando as práticas educativas tradicionais, dando espaço ao moderno.


    porém em momento algum o texto fala para abandonar as práticas educativas tradicionais



    RESPOSTA CERTA E.


    o conhecimento da comunidade onde a instituição está inserida, para que seja possível identificar suas necessidades e atendê-las.


  • Interpretação do TEXTO:

    1- Comece pela caracteristica do texto:

    O tipo textual é informativo

    2- Identifique o tema pautado:

    As novas propostas pedagógicas de ensino e suas utilidades para os próprios criadores

    3- Tese central defendida:

    A implementação de meios para que jovens sejam educados de maneira produtiva e contextual sobre as novas tecnologias e problemas enfrentados.

     Especificando agora a relação do EMPREENDEDORISMO e INOVAÇÃO citado no texto:

    O texto explicita uma mudança radical aos metodos tradicionais de educação.

     Abaixo vem a tese: que diz sobre identificar problemas e solucioná-los

    Erro da C: a questão pede os MEIOS EM QUE SE FORTALECE.

    E óbvio que as inovações não se fortalecem com a discrepância dos antigos métodos.

  • Discordo, pois a alternativa C é mais correta.

    a última linha do texto diz que é necessário reinventar as estruturas. Este trecho torna a alternativa C correta ao dizer sobre abandonar práticas tradicionais

  • Discordo do gabarito, o texto traz sim ideia de inovação as metodologias anteriores.

  • A próxima pergunta dessa prova parece que ajuda a responder essa questão.

    A resposta diz que "as mudanças no sistema educacional implicam revisar as estruturas, os processos e as metodologias nas organizações educativas."

    Assim, o texto realmente não fala em "abandonar" o tradicional, mas passa uma ideia de "revisão".

    São coisas distintas, apenar de o texto não ter deixado isso tão explícito.