SóProvas


ID
2876605
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Conforme descreve Wazlawick, R. S. (2015) p. XX, “Frequentemente, partes do software devem ser testadas separadamente do corpo principal do código, mas ao mesmo tempo elas devem comunicar com as outras partes”. Entretanto, nem sempre, ao testar um componente de software, que chama operações de outro, todo o código necessário já está implementado. Nesse sentido, podem-se criar versões simplificadas de código, que implementam apenas o comportamento que é absolutamente necessário, permitindo a realização dos testes.


Considerando os conceitos descritos, se

Alternativas
Comentários
  • https://docplayer.com.br/3913137-Geracao-automatizada-de-drivers-e-stubs-de-teste-para-junit-a-partir-de-especificacoes-u2tp.html

    Pág 16, "Um driver é uma classe que simula o programa principal do elemento a ser testado, ou seja, faz chamadas ao módulo a ser testado. Um stub serve para substituir os módulos que estejam subordinados ao módulo a ser testado."

    Outras informações úteis:

    pág 25, funções de drivers e stubs

    pág 26, ilustração do relacionamento drivers e stubs em testes unitários

    A) CORRETA, porém discordo quanto ao descarte. Uma eventual manutenção ou inclusão de funcionalidade conectada ao componente de software mencionado poderia vir a reutilizar o(s) stub(s).

    Acredito que as alternativas B e C são incorretas, pois o trecho do enunciado "testar um componente de software, que chama operações de outro" não se aplica a drivers, mas, sim, a stubs. Portanto, o componente de software chamará um stub.

    D) um componente A chama operações de um componente B que ainda não foi implementado, a criação de uma versão simplificada de B é denominada STUB.

    E) operações implementadas na classe A precisam ser testadas, e ainda não foram criadas as classes que usam essas operações, a criação de uma versão simplificada para acessar as operações de A é denominada DRIVER.

    Espero ter ajudado.

  • fui de E fácil

    https://martinfowler.com/articles/mocksArentStubs.html

    nunca tinha visto esse conceito de DRIVER

  • Mr. Robot,

    O Pressman chama o DRIVER de pseudocontrolador e os STUBS de pseudocontrolados.

    .

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão

  • Questão bizarra! Já pensou toda vez que for testar uma modificação em uma funcionalidade, montar o sistema inteiro pra testar? Mocks do tipo Drivers e Stubs sempre são reutilizados e nunca descartados por completo.

  • a D e a E estão erradas por inversão de conceitos.... porém...se vc admitir considerar a A correta (descarte de stubs) vc tem que admitir descartar drivers também (B e C), pois o sistema está completo (obviamente eu não concordo com descartar drivers, nem stubs)