SóProvas



Prova FCM - 2018 - IFN-MG - Professor - Informática


ID
2871487
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia (1996), afirma que a “reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo” (FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996).


De acordo com este autor, é um saber necessário à prática docente crítica a

Alternativas
Comentários
  • Pedagogia da Autonomia

    Capítulo I

    Não há docência sem decência

    Ensinar exige rigorosidade metódica

    Ensinar exige pesquisa

    Ensinar exige Respeito aos saberes do educando.


    Resposta: C

  • Pergunta mal formulada

  • Superação da realidade? Não seria transformação???????

    Questão mal elaborada...


ID
2871490
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise o texto a seguir.

Aprendemos também de muitas maneiras, com diversas técnicas e procedimentos, mais ou menos eficazes para conseguir os objetivos desejados. A aprendizagem ativa aumenta a nossa flexibilidade cognitiva, que é a capacidade de alternar e realizar diversas tarefas, operações mentais ou objetivos e de adaptar-nos a situações inesperadas, superando modelos mentais rígidos e automatismos pouco eficientes.

(BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso Editora, 2017).


A aprendizagem ativa compreende o uso de metodologias que requerem a prática (aprender fazendo) por parte do estudante. A aprendizagem baseada em projetos é uma destas metodologias e postula uma organização para ser eficaz.

Numere as atividades na sequência que demonstre a organização de um projeto educacional do planejamento à finalização de acordo com os autores José Moran e Lilian Bacich.

( ) Oficina de ideias e criatividade.
( ) Sessão de apresentação de temas desafiadores.
( ) Roda de debate: outras ideias.
( ) Relatório de avaliação das etapas e produção.
( ) Oficina de planejamento e divisão de tarefas.
( ) Feira de apresentação dos projetos.
( ) Oficina de produção compartilhada de soluções.

A sequência correta dessa numeração é 

Alternativas
Comentários
  • A (2); (1); (5); (4); (3); (7); (6).

  • A (2); (1); (5); (4); (3); (7); (6).


ID
2871493
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os posicionamentos do autor Antoni Zabala, na obra A Prática Educativa: como ensinar (1997), no que diz respeito à análise e ao aprimoramento da prática educativa por parte do docente, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O repertório de conhecimentos de que se dispõe acerca dos processos de ensino e aprendizagem é suficiente para, no mínimo, identificar formas de atuação e de relacionamento entre professor e alunos, além de materiais, instrumentos de avaliação e contextos de aprendizagem que seriam pouco apropriados a determinado objetivo pedagógico.


ID
2871496
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em sua obra Didática (1992), José Carlos Libâneo explicita que a apropriação do conhecimento universal, produzido durante milênios de história pelo estudante, é o objetivo máximo das instituições escolares. Entretanto, Libâneo aponta que essa apropriação não deve ser acrítica, mas o conhecimento deve ser submetido “ao crivo de seus determinantes sociais para recuperar seu núcleo de objetividade...” e, ainda, afirma que, em “outras palavras, para tornar efetivo o processo educativo, é preciso dar-lhe uma orientação, as finalidades e os meios para sua realização, conforme opções que se faça, quanto ao tipo de educação que se pretende e ao tipo de sociedade a que se aspira” (LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992).

O docente que estabeleça sua prática com base na dimensão crítico-social dos conteúdos aplica

Alternativas
Comentários
  • GAB E

  • Gabarito: E

    ... a Pedagogia Crítico-social dos conteúdos, ou, como também é conhecida, a Pedagogia Histórica-crítica, busca: “Construir uma teoria pedagógica a partir da compreensão de nossa realidade histórica e social, a fim de tornar possível o papel mediador da educação no processo de transformação social. Não que a educação possa por si só produzir a democratização da sociedade, mas a mudança se faz de forma mediatizada, ou seja, por meio da transformação das consciências”. (ARANHA, 1996, p. 216).

    .... na fundamentação desta tendência, uma preocupação com a transformação social, contudo, para tal, parte-se da compreensão da realidade, a partir da análise do mundo do trabalho, das vivências sociais, buscando entendê-lo não como algo natural, mas sim construído culturalmente - torna-se importante no processo de transformação social a mediação cultural. (Portal Educação)

  • CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS” OU "HISTÓRICO-CRÍTICA” Adere o conteúdo (livro) visando o senso crítico do aluno, relacionando a prática com os conteúdos estudados. Confronta a teoria proposta com as realidades sociais enfatizando também o conhecimento histórico. Faz com que o aluno se prepare para o mundo adulto e a democratização da sociedade. Os conhecimentos são construídos pelo meio social junto com a aquisição dos

    conteúdos. Utiliza o método dialético (prática-teoria-prática). O professor é um mediador sendo um profissional competente e qualificado para auxiliar e direcionar o processo de ensino e aprendizagem.

    Fonte: material do estrategia concursos.


ID
2871502
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O corpo docente de uma escola de ensino médio se reuniu com a equipe técnico-pedagógica da escola para elaborar um planejamento interdisciplinar para o próximo ano letivo.


O grupo estudou e debateu sobre a melhor maneira de estruturar o currículo com foco na interdisciplinaridade, chegando à conclusão de que seria necessário

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

  • Alguém sabe explicar por que a letra E?

  • Letra E ? Não Entendi.

  • A interdisciplinaridade requer que o assunto abordado parta de uma necessidade do aluno e que as disciplinas respondam a esse anseio/questionamento. Pensando em uma educação integral, a alternativa E é a que parece ser a mais condizente.

    Em relação a Letra C, creio q o trecho "a exposição dos conceitos essenciais de cada uma delas" invalida a questão porque parece remeter à tendência tradicional, memorística e conteudística. Não se deve pensar só nos conceitos de cada disciplina, mas sim relacionar esses conceitos com à realidade dos alunos, associando-os aos problemas do mundo, concebendo o aluno enquanto um ser situado histórica e culturalmente.

  • Letra E

    Porque , o trabalho didático pedagogico requer que o ensino aprendizagem se realize apartir de um problema e que nisto, os alunos busquem responder com base em seus conhecimentos prévios correlacionando outras áreas, saberes, sujeitos e temas.

  • A - partir do movimento de aprendizagem dos estudantes que, por si mesmos, já realizam a integração dos conteúdos.

    B - eleger uma disciplina como fio condutor curricular e integrar o conteúdo das demais disciplinas, quando possível.

    Claro que não, o plano tem direcionamento da escola com um todo.

    C - encontrar pontos comuns entre as disciplinas e realizar a integração, resguardando, assim, a exposição dos conceitos essenciais de cada uma delas.

    Esse tipo de aprendizagem reflete a MULTIDISCIPLINARIDADE, onde várias escolas acham que estão usando a interdisciplinaridade em sala de aula apenas articulando conteúdos com pontos em comuns.

    D - integrar as disciplinas da mesma área do conhecimento, mantendo, assim, a integridade de cada disciplina e resguardando seus objetivos fundamentais.

    A interdiscipliridade tem o objetivo de equacionar (equilibrar conhecimentos) de todas as disciplinas, não é tarefa fácil, mais requer um planejamento bem elaborado com todo corpo docente da escola.

    E - realizar um estudo exploratório sobre as questões fundamentais que o ser humano busca equacionar e direcionar a atuação de cada disciplina para respondê-las.

  • Realizar um estudo exploratório sobre as questões fundamentais que o ser humano busca equacionar e direcionar a atuação de cada disciplina para respondê-las!!!

    Não entendo com pode estar correto a alternativa (E). Veja meu argumento.

    Um estudo exploratório sobre questões fundamentais que o ser humano busca responder corresponde ao método científico, corresponde à construção epistemológica do conhecimento. Para responder estas questões são usadas diversas metodologias científicas entre elas, análise de dados, laboratórios, proposição de teorias e conjecturas entre varias outras ações. Nesse sentido não vejo como que as disciplinas escolares, construídas em cima de conhecimentos já estruturados e fundamentados, irão solucionar ou equacionar as questões que o ser humano busca entender. O conhecimento escolar não tem esse condão de proporcionar a efetiva resolução dos questionamentos humanos e sim cabe ao método científico responder a estas proposituras.


ID
2871505
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O ensino tradicional estruturou-se por meio do método pedagógico expositivo, composto por 05 passos: preparação, apresentação, comparação e assimilação, generalização e aplicação. Esses cinco passos correspondem ao método científico indutivo

PORQUE

II. o projeto burguês implantado nos sistemas nacionais de ensino, a partir de meados do século XIX, significava a redenção de toda humanidade, por meio da educação universal, gratuita e obrigatória, com o intuito de superar os valores medievais e democratizar as relações sociais.

A respeito das asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O ensino era obrigatório nessa época?

  • Que loucura

  • indução= conhecimento prático, racional

    dedução= hipótese, não é certeza

  • as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • Em 1920 iniciou a criação do modelo da escola nova, que foi apresentado no manifesto de 1932, e sim nos meados do século 19 a escola foi democratizada, porém não oferecia condições de igualdade pra permanência na mesma. E os pensadores da escola nova EX; Anisio Teixeira, eram sim burgueses super viajados que estudaram fora, e queria uma educação melhor em seu pais, eles foram a frente do seu tempo aqui no Brasil.

  • Meados quer dizer meio. Não foi no meio do século XIX que iniciou a democratização. Foi no início do século XX. Eu em!!!

  • Quando eu leio "O ensino tradicional..." eu penso em todo o ensino tradicional conforme delineado por Libâneo, contemplando as vertentes leigas e religiosas. O projeto burguês de educação é (bem) posterior às primeiras incursões pedagógicas dos jesuítas por aqui (vertente religiosa do ensino tradicional).

  • questao do capeta essa

  • Que loucura!

  • O erro consiste em comparar com o processo educacional brasileiro. Ele se refere a Europa.

ID
2871508
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Complete as lacunas do texto abaixo, de acordo com os posicionamentos apresentados pelo autor Antoni Zabala, acerca da interação entre professor e aluno no livro A prática educativa: como ensinar (1997).

Partindo do pressuposto de que a diversidade é algo inerente à natureza humana, a concepção _________________ de ensino compreende que cada indivíduo possui características únicas e pessoais, que influenciam na maneira como interpreta a realidade. Daí surge a perspectiva de_________________, na qual o processo de aprendizagem é organizado a partir das diversas necessidades das pessoas que o protagonizam. Nesse sentido, uma das responsabilidades cabíveis ao professor, na interação com os alunos, é a de __________________ em seus processos individuais, por meio da realização de observações e intervenções diferenciadas e contingentes em suas realidades.

Alternativas
Comentários
  • Partindo do pressuposto de que a diversidade é algo inerente à natureza humana, a concepção CONSTRUTIVISTA de ensino compreende que cada indivíduo possui características únicas e pessoais, que influenciam na maneira como interpreta a realidade. Daí surge a perspectiva de ENSINO ADAPTATIVO, na qual o processo de aprendizagem é organizado a partir das diversas necessidades das pessoas que o protagonizam. Nesse sentido, uma das responsabilidades cabíveis ao professor, na interação com os alunos, é a de ACOMPANHÁ-LOS em seus processos individuais, por meio da realização de observações e intervenções diferenciadas e contingentes em suas realidades.


ID
2871511
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao elencar os principais desafios que se colocam ao Ensino Médio no país, Acacia Z. Kuenzer aponta, no livro Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho, para a necessidade prioritária de se formular uma concepção de ensino que articule de forma competente as dimensões da preparação para o mundo do trabalho e da continuidade dos estudos.

A esse respeito, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • resposta letra C..Acacia Kuenzer explica bem essa teoria quando fala na Pedagogia da Fábrica ....Essa pedagogia se constroí a partir do princípio da distribuição da desigualdade.

    Fonte; Gran Curso Professor Leandro Gabriel.


ID
2871514
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com José Carlos Libâneo, no livro Didática (1992), “muitas pessoas acreditam que o desempenho satisfatório do professor na sala de aula depende de vocação natural ou somente da experiência prática, descartando-se a teoria” (LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992).

Contudo, ainda segundo o autor (idem), embora muitos profissionais manifestem especial tendência e gosto pela prática do magistério, o adequado processo de formação profissional para a docência requer, para além disso,

Alternativas
Comentários
  • GAB C

  • Segundo Libâneo a Didática engloba conhecimentos da área da Psicologia, Sociologia e Filosofia 'da educação'. Para explicar o ato e a forma de aprender. A compreensão crítica do processo de ensino é espinha dorsal dentre as tarefas do docente como também domínio de métodos e procedimentos para usar em situações de didáticas concretas.

  • A teoria e pratica são indissociáveis.

    Resposta: C

  • Ótima questão. Gabarito: C


ID
2871517
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O servidor deve prestar toda sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento e, assim, evitando conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública

PORQUE

II. a moralidade da Administração Pública se circunscreve à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o bem comum não necessariamente é o fim. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá se sobrepor à moralidade do ato administrativo.

A respeito das asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Decreto n. 1.171/94

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

  • sempre o bem comum

  • III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

    C.

  • Lembrando: as regras deontológicas sintetizam a conduta do servidor; não no sentido profissional, mas moral.

  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    III – A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

     

    XI – O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C


ID
2871520
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Preencha corretamente as lacunas do texto, a seguir, com base nos dispositivos legais do Regime Jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

A _____________ é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede, ao passo que a _____________ é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC. Já a _____________ é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Comentários
  • Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.


    Art. 37.  Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC (...)


    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:         I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

            II - reintegração do anterior ocupante.

            Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.


    Logo, completando o texto, temos:


    A remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede, ao passo que a redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC. Já a recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.


    Gabarito: Letra A)


    BONS ESTUDOS!

  • GABARITO = A


    Remoção => Servidor

    Redistribuição => Cargo

    Recondução => Retorno ao cargo anteriormente ocupado

  • LETRA A

     

    Macete :

    ✓Remoção → servidor (pessoa).

     

    ✓Redistribuição → cargo (carga).

     

    Macete :

     

    reMOÇAo -> deslocamento da MOÇA , logo é da servidora -> pode ser de ofício (no interesse da adm) ou a pedido (com ou sem interesse da administração) -> dentro do mesmo QUADRO. Com ou sem mudança de sede

     

    resdistRibuição -> deslocamento do caRgo de provimento efetivo→  só pode ser de ofício (no interesse da administração)-> dentro do mesmo PODER com  com pRévia apreciação do órgão central do SIPEC.

     

     REcondução→  Reprovado em Estágio probatório ; REintegração do anterior)

     

    @qciano -> Mnemônicos para concursos -> https://www.instagram.com/qciano

  • Segundo a Lei 8.112/90:



    REMOÇÃO


     Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

        

            Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:                          

            I - de ofício, no interesse da Administração;                     

            II - a pedido, a critério da Administração;                        

            III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: 


    REDISTRIBUIÇÃO


    Art. 37.  Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,    observados os seguintes preceitos:                         

            I - interesse da administração;

            II - equivalência de vencimentos;

            III - manutenção da essência das atribuições do cargo; 

            IV - vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; 

            V - mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional; 

            VI - compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade.      


    RECONDUÇÃO


    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

            I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

            II - reintegração do anterior ocupante.

            Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

  •  

    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:   

         

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

     

    Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30

     

    Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     

    Art. 37.  Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC

     

     

    *Remoção______________________________________________>Deslocamento do Servidor/Ofício ou a Pedido

    *Redistribuição__________________________________________>Delocamento do Cargo/Sempre de Ofício

    *Recondução____________________________________________>Não Passou no Estágio Probatório

     

    a) Se Estável:

     

    -Volta para o Cargo de Origem

     

    b) Não Estável:

     

    -Exonerado

     

    ___>Só Há Recondução no Caso de Reintegração se For Estável

     

     

    Gabarito:A

    Bons Estudos ;)

  • Recondução - Redistribuição - Remoção

    Ei reMOÇÃO pode ir para outra sede, mas antes faça a reDISTRIBUIÇÃO dessa carga(cargo), cuidado que se reprovar na condução (estágio probatório) vai ter recondução.

  • Servidor Emo = Remoção

    Distribui Cargo = Distribuição

    Meio bobo, mas me ajudou a memorizar no início kkkk.

  • REMOÇÃO ==  a  MOÇA

    REDISTRIBUIÇÃO==CARGO

  • remoção / redistribuição / recondução

  • A presente questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    Vejamos os dispositivos legais exigidos:

    Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede (art. 36).

    Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder (art. 37).

    Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de (art. 29): I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.

    Portanto, diante do dispositivo sobredito, a sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:

    A) remoção/redistribuição/recondução.

    Fonte: Lei 8.112/1990.

    GABARITO DA QUESTÃO: LETRA A.

    Não esqueça:

    >> Remoção >>>>> deslocamento do servidor (art. 36).

    >> Redistribuição >>> deslocamento de cargo (art. 37). 

    >> Recondução >>>>retorno ao cargo anteriormente ocupado (art. 29).

    >> Servidor efetivo escolhido para exercer função de confiança não é “nomeado” e sim “designado”. >> Ascensão e a transferência: formas de provimento declaradas inconstitucionais pelo STF (SV 43) e revogadas pela Lei nº 9.527/97.

  • Redistribuição = A Carga é Distribuida

    Remoção = O Servidor é Emoção


ID
2871523
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a qual dispõe acerca das diretrizes e bases da educação nacional, associe corretamente o ente federado às suas respectivas responsabilidades precípuas.


Entes federados

1. União

2. Estado

3. Município


Responsabilidades precípuas

( ) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e as instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios.

( ) Oferecer educação infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e ao desenvolvimento do ensino.

( ) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.

( ) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.

( ) Baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • R: Letra E


    Art. 9º A União incumbir-se-á de:

    II - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios;

    V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

    VII - baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação;


    Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

    VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei;


    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:

    V - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando

    estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à

    manutenção e desenvolvimento do ensino.


ID
2871526
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Numere os eventos na sequência que descreve a cronologia do ingresso do servidor público ao cargo efetivo, após sua submissão ao concurso público.

( ) Nomeação

( ) Exercício

( ) Aprovação

( ) Posse


A sequência correta dessa numeração é

Alternativas
Comentários
  • Ué. De trás pra frente?

  • Ordem correta:

    (2) Nomeação

    (4) Exercício

    (1) Aprovação

    (3) Posse


    Gabarito: Letra A.


    BONS ESTUDOS!

  • Primeiro ->Serei Aprovada;

    Segundo->Serei Nomeada;

    Terceiro ->Serei Empossada;

    Quarto ->Entrarei em exercício.

    Amém. :)

  • O ordenamento jurídico brasileiro reconhece a NOMEAÇÃO como única forma de provimento originário dependendo de PRÉVIA HABILITAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO, de provas ou provas de títulos , obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

    todavia uma vez realizada a nomeação do candidato, este ato não lhe confere a qualidade de servidor público, mas tão somente a garantia de ocupação daquele cargo. para que o particular se torne servidor publico, deve assinar o termo de POSSE , aceitando se submeter a todas as normas definidas no estatuto. por isso , o testo legal estabele que o provimento se dá com a nomeação, mas a INVESTIDURA com a posse. o prazo maximo para a posse , nos termos da lei federal é de 30 dias , contados da publicação do ato de provimento.

    Efetivada a posse o servidor publico federal terá o prazo maximo de 15 dias para comecar a exercer as funções.


    manual de direito administrativo, MATHEUS CARVALHO.editora juspodium.



    seguindo esse raciocinio teriamos. APROVAÇÃO, NOMEAÇÃO, POSSE E EXERCICIO.



  • Seria 3-1-4-2.


    A questão será anulada, após a submissão ao concurso o próximo passo é a APROVAÇÃO. Nenhuma assertiva está certa.

  • pelo amor gente acordem!! ordem CRONOLOGICA deveria ser a letra A mas esta invertida . o povo tá afirmando sem ver as alternativas

  • Aprovação-- Até o prazo de validade do concurso-- Nomeação- -Até 30 dias -- Exercício--Até 15 dias-- Posse

  • Concurseiro que é concurseiro não erra essa!

  • Acertei a questão, mas na hora da prova ia passar cagaço...


    aprovação no concurso ou no estágio probatório?


    Eis a questão

  • Não concordo! ORDEM CRONOLÓGICA!!!!! Essa questão não foi anulada????????

  • O Jean entende que a sequência seria 3 - 1 - 4 - 2, portanto, em ordem:

    (1) Exercício

    (2) Posse

    (3) Nomeação

    (4) Aprovação

    Não faz sentido! O exercício vem antes da nomeação e da posse? E a aprovação vem por último?

    Gente, não faz nenhum sentido. Primeiro vem a aprovação, depois a nomeação, depois a posse e, por fim, o exercício. Portanto, sequência 2-4-1-3, gabarito: A. Atenção, galera, vi que bastante gente positivou o comentário do colega, mas está equivocadíssimo — e não cabe anulação.

  • PRA MIN ESSE GABARITO ESTÁ ERRADO OU EU NÃO ENTENDI A PERGUNTA KKK


    APROVAÇÃO,


    NOMEAÇÃO


    , POSSE


    EXERCICIO.

  • GABARITO A

     

    A sequência está correta e é a apresentada na alternativa de letra "A": 2, 4, 1, 3. Não entendi o motivo da "polêmica" nos comentários, em relação a ordem cronológica à partir do momento em que o candidato presta o concurso público.

     

    Aprovação - Nomeação - Posse e Exercício. Simples! Não tem como ser de outro jeito. Isso aí é coisa de se ver e memorizar na primeira aula de direito administrativo.

     

    * A nomeação e a posse pode ser realizada por procurador, através de procuração com poderes especiais.

    * A partir da data de nomeação o servidor tem o prazo de 30 dias para tomar posse.

    * A partir da data da posse o servidor tem 15 dias para entrar em exercício. 

     

    Falta de atenção é uma coisa, todos nós estamos sujeitos, agora, errar por outro motivo não se justifica. 

  • Ordem cronológica, de trás pra frente...

  • CONCURSEIRO DE VERDADE NÃO ERRDA ESSA.

    2,4,1,3

  • Eu sabia a ordem, mas não consegui responder. Loucura !!!

  • SEQUENCIA QUE EU QUERO PRA MINHA VIDA

  • AÍ  GENTE!!! TÔ VENDO MUITA GENTE BATENDO CABEÇA NUMA QUESTÃO BEM SIMPLES, EMBORA SE DER MOLE ERRA MESMO! 

    MAS É SÓ TER UM POUCO DE PACÊNCIA!!!

    BONS ESTUDOS!

     

     

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rapaz que questão é essa? a pessoa tem que advinhar que as colunas estão de baixo para cima ?! KKKKKKKKKKKKKK me ajude ai Qconcursos, a galera com a bola de cristal acertou ai! parabens!!

  • Eu digo é valha!

  • Questão de raciocínio lógico em direito, essa é nova rsrsrs

  • Não achei a resposta no gabarito dessa questão. Não entendi como pode ser a letra A

  • caminho da felicidade!

  • Esse caminho é tão sonhado e honroso quanto o caminho do coração da morena amada! kk

  • Misericórdia!

  • mal elaborada aff

  • questao lixo muito mal elaborada....

    exemplo nao tem ordem, minha ordem foi de cima para baixo 1,2,3e4 ou seja nessa ordem a apravocao seria a 3 e certamente acertaria a questao...

  • Mateus me diga que cargo é esse que vc foi Nomeado antes de ser aprovado ?

  • O Bruno Mendes é o fod@o que não erra nada, mas faltou à aula de crase. Não se usa crase aí, amigão! Seja mais humilde!

  • Não entendi esse gabarito.

    O que assusta mais ainda é a quantidade de acertos.

  • É só seguir a ordem da banca:

    (2) Nomeação

    (1) Aprovação

    (4) Exercício

    (3) Posse

  • Não pediram pra numerar uma oluna de acordo com a ordem . Pediram apenas para colocar nos parênteses o número correspondente a cada etapa.

  • A questão exige conhecimento acerca da Administração Pública e dos Servidores Públicos, nos termos da Constituição Federal. Vejamos que o enunciado fala cronologia de ingresso do servidor público ao cargo efetivo. Sobre isso, vejamos o que dispõe a Constituição:

    “Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.”

    Dessa forma, vejamos a cronologia:

    (2) Nomeação: Sendo aprovado no concurso, o candidato será convocado e, assim nomeado. (2° passo)

    “Art. 37. [...] II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;”

    “Art. 37. [...] IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;”

    (4) Exercício: Já tendo sido empossado, o servidor passará ao exercício do cargo efetivo.

    “Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.”

    (1) Aprovação: Tendo êxito na prova, o candidato será aprovado (1° passo).

    “Art. 37. [...] II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;”

    (3) Posse: solenidade para investidura no cargo.

    Assim, a sequência  correta da cronologia é: 2-4-1-3

    GABARITO DA MONITORA: LETRA “A”


ID
2871529
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Avalie as afirmações abaixo sobre o IFNMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, bem como de seu respectivo Estatuto.


I. A promoção da integração e da verticalização da educação básica à educação profissional e à educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão, é uma de suas finalidades e características institucionais.

II. O IFNMG é equiparado às universidades federais para efeito da incidência das disposições que regem a regulação, a avaliação e a supervisão da instituição e dos cursos de educação superior.

III. O IFNMG possui autonomia de atuação para criar e extinguir cursos, bem como para registrar diplomas dos cursos por ele oferecidos, em todo o território nacional, aplicando-se, em determinadas hipóteses, a oferta de ensino a distância.

IV. A natureza gratuita do ensino, por meio de parcerias público-privadas, é um de seus princípios norteadores.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I- correta Estatuto art;4 III

    II-Correta. art. 1º paragrafo 3º

    III- incorreta, circunscrito a MG art. 1º paragrafo 4º

    IV-incorreta. natureza do ensino PÚBLICA e gratuita. art. 3º inciso IV.

    gab a)

    Ebenézer


ID
2871532
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O ocupante de cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal, sem prejuízo dos afastamentos previstos no Estatuto dos Servidores Públicos Federais (Lei n.º 8.112/1990), poderá afastar-se de suas funções, assegurados todos os direitos e vantagens a que fizer jus, para:


I. Participar de programa de pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado, independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição.

II. Participar de programa de mestrado ou doutorado, após o decurso de cinco anos ocupados no cargo ou na instituição.

III. Prestar colaboração a outra instituição federal de ensino ou de pesquisa, por período de até quatro anos, com ônus para a instituição de origem.

IV. Prestar colaboração técnica ao Ministério da Educação, por período não superior a um ano e com ônus para a instituição de origem, visando ao apoio ao desenvolvimento de programas e a projetos de relevância.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Resp. D


    Art. 30. O ocupante de cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal, sem prejuízo dos afastamentos previstos na  Lei no 8.112, de 1990 , poderá afastar-se de suas funções, assegurados todos os direitos e vantagens a que fizer jus, para:

    I - participar de programa de pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado, independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição;     (Redação dada pela Lei nº 12.863, de 2013)

    II - prestar colaboração a outra instituição federal de ensino ou de pesquisa, por período de até 4 (quatro) anos, com ônus para a instituição de origem; e

    III - prestar colaboração técnica ao Ministério da Educação, por período não superior a 1 (um) ano e com ônus para a instituição de origem, visando ao apoio ao desenvolvimento de programas e projetos de relevância.


  • Complementando...

    § 1° Os afastamentos de que tratam os incisos II e III do caput somente serão concedidos a servidores aprovados

    no estágio probatório do respectivo cargo e se autorizado pelo dirigente máximo da IFE, devendo estar vinculados a

    projeto ou convênio com prazos e finalidades objetivamente definidos.

    § 2° Aos servidores de que trata o caput poderá ser concedido o afastamento para realização de programas de

    mestrado ou doutorado independentemente do tempo de ocupação do cargo.

    § 3° Ato do dirigente máximo ou Conselho Superior da IFE definirá, observada a legislação vigente, os programas

    de capacitação e os critérios para participação em programas de pós-graduação, com ou sem afastamento do servidor

    de suas funções.

  • O artigo 30 fala sobre a Disponibilidade e Aproveitamento.

    GAB: D

  • Art. 30. O ocupante de cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal, sem prejuízo dos afastamentos previstos na  8112, poderá afastar-se de suas funções, assegurados todos os direitos e vantagens a que fizer jus, para:

    I - participar de programa de pós-graduação  stricto sensu  ou de pós-doutorado, independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição;

  • A alternativa II está correta?

    I - participar de programa de pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado, independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição;     (Redação dada pela Lei nº 12.863, de 2013)


ID
2871535
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, compete ao Colégio de Dirigentes

Alternativas
Comentários
  • O Colégio de dirigentes é um órgão consultivo (não é deliberativo) art. 10, incisos 2º. Apenas com esta informação é possível responder:

    A deliberar sobre taxas, emolumentos e contribuições por prestação de serviços em geral, a serem cobrados pelo Instituto Federal. (NÃO DELIBERA) B apreciar as contas do exercício financeiro e o relatório de gestão anual, emitindo parecer conclusivo sobre a propriedade e a regularidade dos registros. (NÃO DELIBERA, LOGO NAO EMITE PARECER CONCLUSIVO) C aprovar a estrutura administrativa e o Regimento Geral do Instituto Federal, observados os parâmetros, definidos pelo governo federal, e a legislação específica. (NÃO APROVA) D apreciar e recomendar as normas para celebração de acordos, convênios e contratos, bem como para a elaboração de cartas de intenção ou de documentos equivalentes. (CERTA) E deflagrar, aprovar as normas e coordenar o processo de consulta à comunidade escolar para escolha do reitor do Instituto Federal, dos diretores-gerais e diretores dos campi avançados, em consonância à Lei nº 11.892/2008. (NÃO APROVA)


  • Gabarito: D

  • Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior. § 1º As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal. § 2º O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal. 

    Eu particularmente não encontrei a resposta no artigo citado acima.

    E não compreendi a colocação da colega Telma.

    Enfim quem tiver algo mais claro, favor postar. Grata.

  • Telma respondeu com um macete bem legal, para matarmos a questão mais rápido.

    Traduzindo: Colégio de Dirigentes É ÓRGÃO CONSULTIVO, ele não vai fazer nada que imponha algo = deliberar, aprovar.

    A - deliberar sobre taxas, emolumentos e contribuições por prestação de serviços em geral, a serem cobrados pelo Instituto Federal. (art. 9°, X)

    B - apreciar as contas do exercício financeiro e o relatório de gestão anual, emitindo parecer conclusivo sobre a propriedade e a regularidade dos registros. (art. 9°, VII)

    C - aprovar a estrutura administrativa e o Regimento Geral do Instituto Federal, observados os parâmetros, definidos pelo governo federal, e a legislação específica. (art. 9°, III)

    D - apreciar e recomendar as normas para celebração de acordos, convênios e contratos, bem como para a elaboração de cartas de intenção ou de documentos equivalentes. (art. 11, III)

    E - deflagrar, aprovar as normas e coordenar o processo de consulta à comunidade escolar para escolha do reitor do Instituto Federal, dos diretores-gerais e diretores dos campi avançados, em consonância à Lei nº 11.892/2008. (art. 9°, II)

    Fonte: Estatuto do IFNMG


ID
2871538
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.112/1990, ao servidor público federal, é permitido

Alternativas
Comentários
  • Que questão cabulosa, não me conformei com a resposta.. pois sei que um advogado da união não pode advogar contra a fazenda que o remunera, ao não especificar tratar-se de procurador jurídico ou não, a questão deixou a desejar

  • Art. 117.  Ao servidor é proibido:


    XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado. (LETRA A): FALSA)


    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública; (LETRA B): FALSA)


    XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho; (LETRA C): FALSA)


    VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil; (LETRA D): FALSA)


    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro; (LETRA E): VERDADEIRA)


    GABARITO: LETRA E)

  • É permitido tal atuação do servidor somente quando relativo a benefícios previdenciários ou assistenciais de:

    - PARANTE até 2º GRAU e

    - CONJUGE/COMPANHEIRO


    Tiago, como a questão pergunta expressamente sobre a Lei 8112/90, acho que não há o que questionar. É uma típica questão sobre a literalidade da lei.

  • Ao servidor é proibido atuar,como procurador ou intermediário,junto a repartições públicas,salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro.

  • Art. 117.  Ao servidor é proibido:      

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, SALVO quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro.

  • Art. 117.  Ao servidor é proibido: 

     

    XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado. 

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

    XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho;

    VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil; 

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

     

    Letra: E

    Bons Estudos ;)

     

  • GABARITO E

     

    Quando for na defesa de direitos referentes à benefícios previdenciários ou assistenciais não é proibido, nem configuraria o delito de advocacia administrativa por parte do servidor. 

  • Achei estranho o comando da questão falar "é permitido". Se alguém tiver visto isso, como eu, manifeste-se.

  • Art. 117. Ao servidor é proibido:

    VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil; - Letra D

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública; - Letra B

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro; - Letra E

    XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho; - Letra C

    XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado. – Letra A

  • RAINHA CONCURSEIRA: É permitido = não é proibido

     

    Indo um pouco além:

    a) recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado. Advertência.

    b) valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública. Demissão

    c) exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho. Suspensão.

    d) manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil. Advertência.

    e) atuar como procurador ou intermediário junto a repartições públicas quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de seu cônjuge. Permitido. Se não fosse de um parente até o 2º grau civil, seria hipótese de demissão.

  • Gabarito: E

  • GABARITO: LETRA E

    Capítulo II

    Das Proibições

    Art. 117.  Ao servidor é proibido: 

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

     

    A)     INCORRETA. Ao servidor é proibido “recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado", nos termos do artigo 117, Inciso XIX, da Lei nº 8.112 de 1990.

     

    B)     INCORRETA. Ao servidor é proibido “valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública", nos termos do artigo 117, IX, da Lei nº 8.112 de 1990.

     

    C)     INCORRETA. Ao servidor é proibido “exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho", nos termos do artigo 17, Inciso XVIII, da Lei nº 8.112 de 1990.

     

    D)    INCORRETA. Ao servidor é proibido “manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil", com base no artigo 17, Inciso VIII, da Lei nº 8.112 de 1990".

     

    E)     CORRETA. Ao servidor é proibido atuar como procurador ou intermediário junto a repartições públicos, exceto quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau e de cônjuge ou de companheiro, nos termos do artigo 17, Inciso XI, da Lei nº 8.112 de 1990.

     

    Gabarito do Professor: E) 


ID
2871541
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Decreto n° 5.154/2004, que se relaciona à lei que estabelece diretrizes e bases da educação nacional, avalie as afirmações abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Consideram-se itinerários formativos ou trajetórias de formação as unidades curriculares de cursos e programas da educação profissional, em determinada área, que possibilitem o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos.

( ) Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação organizar-se-ão, no que concerne aos objetivos, características e duração, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação.

( ) A educação profissional observará, como uma de suas premissas, a dissociabilidade entre teoria e prática.

( ) Os cursos de educação profissional técnica de nível médio e os cursos de educação profissional tecnológica de graduação conduzem à diplomação após sua conclusão com aproveitamento.


A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/o-que-sao-e-para-que-servem-as-diretrizes-curriculares-/

  • Art. 61.  Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:

     Parágrafo único.  A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:  

     II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço;

     

  • (V) Os cursos de educação profissional técnica de nível médio e os cursos de educação profissional tecnológica de graduação conduzem à diplomação após sua conclusão com aproveitamento.

    Art. 36-D. Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio, quando registrados, terão validade nacional e habilitarão ao prosseguimento de estudos na educação superior.        

    Parágrafo único. Os cursos de educação profissional técnica de nível médio, nas formas articulada concomitante e subseqüente, quando estruturados e organizados em etapas com terminalidade, possibilitarão a obtenção de certificados de qualificação para o trabalho após a conclusão, com aproveitamento, de cada etapa que caracterize uma qualificação para o trabalho. 

  • Certeza certeza só tive na terceira. : |

  • Gabarito E

    (V); (V); (F); (V).

  • A (ASSOCIAÇÃO) ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS...


ID
2871544
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o Decreto nº 5.840/2006 que institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • sobre a letra C


    Ensino Fundamental (EJA) com qualificação profissional – 1400h (Proeja FIC)

    Ensino Médio (EJA) com qualificação profissional – 1400h (Proeja FIC)

    Ensino Médio (EJA) com Educação Profissional Técnica – 2400 h (Proeja Técnico) 


     Qual a diferença entre o Proeja FIC e o Proeja Técnico?


    O Proeja Formação Inicial e Continuada (FIC) é realizado com os estudantes da EJA que estão cursando o Ensino Fundamental ou Médio. A carga horária dos cursos Proeja FIC é de 1400, sendo 1200 da EJA e 200h da Formação Inicial e Continuada. 


    O Proeja Técnico é realizado com os estudantes da EJA que estão cursando apenas o Ensino Médio. A carga horária dos cursos Proeja Técnico é de 2400h, sendo 1200h da EJA e 1200h da parte técnica, totalizando 2400h. O Proeja Técnico deve seguir as regulamentações específicas de oferta de cursos Técnicos.  


    fonte: site do mec

  • Parágrafo único.Nos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica,na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) exige-se a seguinte duração:

    I -mínimo geral de 2.400 horas;

    II -pode ser computado no total de duração o tempo que venha a ser destinado à realização de estágio profissional supervisionado e/ou dedicado a trabalho de conclusão de curso ou similar nas seguintes proporções:

    a) nas habilitações com 800 horas, podem ser computadas até 400 horas;

    b) nas habilitações com 1.000 horas, podem ser computadas até 200 horas.

    III -no caso de habilitação profissional de 1.200 horas, as atividades de estágio devem ser necessariamente adicionadas ao mínimo de 2.400 horas.

    Fonte: Resolução n° 6 de 20 de Setembro de 2012 site do MEC


ID
2876560
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A partir da versão 2.0 do BrOffice, passou-se a adotar o formato XML denominado OpenDocument, desenvolvido pela OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards) que visa a padronizar o formato de arquivos para facilitar seu intercâmbio entre diversas aplicações existentes no mercado.


Avalie as afirmações sobre formatos padrão de arquivo que o BrOffice usa:


I. Os arquivos com extensão odc são, normalmente, padrão BrOffice Base e o odm, Math.

II. O OpenDocument salva um arquivo de vídeo na extensão ots e o de voz, na extensão oth.

III. O BrOffice Impress abre arquivos com a extensão odt e o Editor de imagens do BrOffice abre arquivos com a extensão odg.

IV. A extensão, mais comum de arquivos, usada pelos documentos do OpenDocument, no Writer, são odt. No Calc, a extensão padrão é ods.


Está correto, apenas, o que se afirma em

Alternativas

ID
2876563
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

De acordo com Tanenbaum, em 1965, Dijkstra propôs o conceito da variável semáforo como sendo uma forma de implementar mecanismos de concorrência entre processos.


A respeito desse assunto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) INCORRETA, semáforo não apresenta espera ocupada, pois semáforos, usando mutex, podem chamar a operação thread_yield abrindo mão da CPU em favor de outro thread, portanto não havendo espera ocupada;

    b) INCORRETA, ao entrar na região critica o semáforo usa a instrução down;

    c) INCORRETA, somente os valores 0 e 1 , desimpedido e impedido respectivamente;

    d) CORRETA - GABARITO DA QUESTÃO ;

    e) INCORRETA, a rotina de broadcast - pthread_cond_broadcast sinaliza para múltiplos threads e desperta todos eles


ID
2876581
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A literatura mostra que são necessárias estar presentes quatro situações simultâneas para que ocorra um impasse (de recursos).

A respeito dessas situações, na condição de

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Quatro Condições para Deadlock ( IMPASSE DE RECURSOS )

    1. Condição de exclusão mútua

    • todo recurso está ou associado a um processo ou

    disponível

    2. Condição de posse e espera

    • processos que retêm recursos podem solicitar novos

    recursos

    3. Condição de não preempção

    • recursos concedidos previamente não podem ser

    forçosamente tomados

    4. Condição de espera circular

    • deve ser uma cadeia circular de 2 ou mais processos

    • cada um está à espera de recurso retido pelo

    membro seguinte dessa cadeia

    Mais sobre Recursos:

    • Exemplos de recursos de computador

    – impressoras

    – unidades de fita

    – tabelas

    • Processos precisam de acesso aos recursos numa

    ordem racional

    • Suponha que um processo detenha o recurso A e

    solicite o recurso B

    – ao mesmo tempo um outro processo detém B e solicita A

    – ambos são bloqueados e assim permanecem

    Deadlocks ocorrem quando …

    – garante-se aos processos acesso exclusivo aos

    dispositivos

    – E esses dispositivos são normalmente chamados de

    recursos

    Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:qnQsgMi34HkJ:www.lncc.br/~borges/ist/SO1/cap03.pdf+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-b-ab

  • Ocorrência de Deadlock:

    - Exclusão Mútua: um recurso está associado a um processo ou disponível;

    - Posse e Espera: processo retem um recursos e podem requisitar novos recursos;

    - Não Preempção: recursos não podem ser tomados forçadamente;

    - Espera Circular: encadeamento circular de dois ou mais processos esperando por recursos retidos por outro processo.

    At.te

    Foco na missão!!!

  • As 4 condições para acontecer impasse foram descritas pela colega Lopes;

    Porém vamos destrinchar a questão:

    a) exclusão mútua, cada recurso deve ser liberado individualmente para que esteja associado a um único processo ou disponível. Incorreta, conforme mencionado pela colega, a exclusão mútua infoma que cada recurso está associado ou disponível, somente essas 2 situações;

    .

    b) não preempção, os recursos concedidos a um processo não devem ser retirados desse processo para que o sistema não trave indefinitivamente. Incorreta, a falta da palavra não invalidou a questão, outrossim a condição de não-preempção é uma das 4 condições de impasses.

    .

    c) posse e espera, os processos que, em determinado instante, retêm recursos concedidos anteriormente podem requisitar novos recursos. CORRETA, gabarito da questão

    .

    d) corrida, os processos envolvidos no impasse estão lendo ou escrevendo algum dado compartilhado e o resultado depende de quem processa no momento propício. Incorreta, por que condição de corrida não é uma condição para impasse; Porém o conceito de condição de corrida está correto!

    .

    e) espera circular, deve existir a posse do encadeamento circular dos recursos para que os processos saiam do estado de starvation, passando o recurso ao membro seguinte dessa cadeia. Incorreta, espera circular, um processo está esperando um recurso que está sendo usado por outro processo do ciclo;

  • Exclusão Mútua. Cada recurso está em uma de duas situações: ou associado a um único processo ou disponível.

    Condição de posse e espera. Processos que, em um determinado instante, retém recursos concedidos anteriormente podem requisitar novos recursos.

    Condição de não preempção. Recursos concedidos previamente a um processo não podem ser forçosamente tomados desse processo – eles devem ser explicitamente liberados pelo processo que os retém.

    Condição de espera circular. Deve existir um encadeamento circular de dois ou mais processos. Cada um deles encontra-se a espera de um recurso que está sendo usado pelo membro seguinte da cadeia.

    gabarito c

    fonte tanembaun

    Organização de computadores


ID
2876584
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Na tabela a seguir, considerando os métodos de ordenação, que visam a colocar uma lista em ordem para facilitar a busca de informações nela contidas, associe os métodos à sua respectiva descrição. 


Método de Ordenação

(1) Bubble Sort 

(2) Insert Sort 

(3) Select Sort

(4) Shellsort

(5) Mergesort 

(6) Quicksort 

(7) Heapsort


  Descrição

(  ) Neste método, a lista é subdividida em h-listas, as quais são ordenadas com um método de ordenação qualquer. Esse procedimento é repetido para valores decrescentes de h, sendo que o último valor de h tem que ser 1.

(  ) Neste método, são usados, inicialmente, os elementos da lista que são inseridos em um heap binário crescente. Em seguida, são feitas sucessivas remoções do menor elemento do heap, colocando os elementos removidos do heap de volta na lista. 

(  ) Neste método, a lista é dividida em duas metades. Essas metades são ordenadas recursivamente e depois são intercaladas. Para tanto, faz-se uso das variáveis i e j para percorrer a metade esquerda e a metade direita, respectivamente. Em cada iteração, compara-se o elemento na posição i com o elemento na posição j. O menor deles é copiado para um vetor auxiliar. Esse procedimento é repetido até que uma das duas metades tenha sido totalmente copiada para o vetor auxiliar.

(  ) Neste método, os elementos da lista são movidos para as posições adequadas de forma contínua. Se um elemento está inicialmente numa posição i e, para que a lista fique ordenada, ele deve ocupar a posição j, então ele terá que passar por todas as posições entre i e j. Em cada iteração do método, percorre-se a lista a partir de seu início, comparando cada elemento com seu sucessor, trocando-os de posição se houver necessidade.

(  ) Neste método, a lista é dividida em parte esquerda e parte direita, sendo que os elementos da parte esquerda são todos menores do que os elementos da parte direita. Em seguida, as duas partes são ordenadas recursivamente.

(  ) Neste método, considera-se que a lista está dividida em parte esquerda, já ordenada, e parte direita, em possível desordem. Além disso, os elementos da parte esquerda são todos menores ou iguais aos elementos da parte direita. Cada iteração consiste em escolher o menor elemento da parte direita (pivô) e trocá-lo com o primeiro elemento da parte direita. Com isso, a parte esquerda aumenta, pois passa a incluir o pivô, e a parte direita diminui.

(  ) Neste método, considera-se que a lista está dividida em parte esquerda, já ordenada, e parte direita, em possível desordem. Inicialmente, a parte esquerda contém apenas o primeiro elemento da lista. Cada iteração consiste em colocar o primeiro elemento da parte direita (pivô) na posição adequada da parte esquerda, de modo que a parte esquerda continue ordenada.

Tabela: métodos de ordenação

Fonte: Próprio autor


A sequência correta desta associação é 

Alternativas
Comentários
  • Levando-se por base a resposta.


    (Shellsort) Neste método, a lista é subdividida em h-listas, as quais são ordenadas com um método de ordenação qualquer. Esse procedimento é repetido para valores decrescentes de h, sendo que o último valor de h tem que ser 1.


    (Heapsort) Neste método, são usados, inicialmente, os elementos da lista que são inseridos em um heap binário crescente. Em seguida, são feitas sucessivas remoções do menor elemento do heap, colocando os elementos removidos do heap de volta na lista.


    (Mergesort) Neste método, a lista é dividida em duas metades. Essas metades são ordenadas recursivamente e depois são intercaladas. Para tanto, faz-se uso das variáveis i e j para percorrer a metade esquerda e a metade direita, respectivamente. Em cada iteração, compara-se o elemento na posição i com o elemento na posição j. O menor deles é copiado para um vetor auxiliar. Esse procedimento é repetido até que uma das duas metades tenha sido totalmente copiada para o vetor auxiliar.


    (Bubble Sort) Neste método, os elementos da lista são movidos para as posições adequadas de forma contínua. Se um elemento está inicialmente numa posição i e, para que a lista fique ordenada, ele deve ocupar a posição j, então ele terá que passar por todas as posições entre i e j. Em cada iteração do método, percorre-se a lista a partir de seu início, comparando cada elemento com seu sucessor, trocando-os de posição se houver necessidade.


    (Quicksort) Neste método, a lista é dividida em parte esquerda e parte direita, sendo que os elementos da parte esquerda são todos menores do que os elementos da parte direita. Em seguida, as duas partes são ordenadas recursivamente.


    (Select Sort) Neste método, considera-se que a lista está dividida em parte esquerda, já ordenada, e parte direita, em possível desordem. Além disso, os elementos da parte esquerda são todos menores ou iguais aos elementos da parte direita. Cada iteração consiste em escolher o menor elemento da parte direita (pivô) e trocá-lo com o primeiro elemento da parte direita. Com isso, a parte esquerda aumenta, pois passa a incluir o pivô, e a parte direita diminui.


    (Insert Sort) Neste método, considera-se que a lista está dividida em parte esquerda, já ordenada, e parte direita, em possível desordem. Inicialmente, a parte esquerda contém apenas o primeiro elemento da lista. Cada iteração consiste em colocar o primeiro elemento da parte direita (pivô) na posição adequada da parte esquerda, de modo que a parte esquerda continue ordenada.





  • Gabarito B

    Dava pra matar essa questão só em saber o que é Heapsort. O avaliador quis ajudar a galera nessa... Questões muito grande a primeira vista assusta, mas se der uma boa lida mata rápido.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
2876605
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Conforme descreve Wazlawick, R. S. (2015) p. XX, “Frequentemente, partes do software devem ser testadas separadamente do corpo principal do código, mas ao mesmo tempo elas devem comunicar com as outras partes”. Entretanto, nem sempre, ao testar um componente de software, que chama operações de outro, todo o código necessário já está implementado. Nesse sentido, podem-se criar versões simplificadas de código, que implementam apenas o comportamento que é absolutamente necessário, permitindo a realização dos testes.


Considerando os conceitos descritos, se

Alternativas
Comentários
  • https://docplayer.com.br/3913137-Geracao-automatizada-de-drivers-e-stubs-de-teste-para-junit-a-partir-de-especificacoes-u2tp.html

    Pág 16, "Um driver é uma classe que simula o programa principal do elemento a ser testado, ou seja, faz chamadas ao módulo a ser testado. Um stub serve para substituir os módulos que estejam subordinados ao módulo a ser testado."

    Outras informações úteis:

    pág 25, funções de drivers e stubs

    pág 26, ilustração do relacionamento drivers e stubs em testes unitários

    A) CORRETA, porém discordo quanto ao descarte. Uma eventual manutenção ou inclusão de funcionalidade conectada ao componente de software mencionado poderia vir a reutilizar o(s) stub(s).

    Acredito que as alternativas B e C são incorretas, pois o trecho do enunciado "testar um componente de software, que chama operações de outro" não se aplica a drivers, mas, sim, a stubs. Portanto, o componente de software chamará um stub.

    D) um componente A chama operações de um componente B que ainda não foi implementado, a criação de uma versão simplificada de B é denominada STUB.

    E) operações implementadas na classe A precisam ser testadas, e ainda não foram criadas as classes que usam essas operações, a criação de uma versão simplificada para acessar as operações de A é denominada DRIVER.

    Espero ter ajudado.

  • fui de E fácil

    https://martinfowler.com/articles/mocksArentStubs.html

    nunca tinha visto esse conceito de DRIVER

  • Mr. Robot,

    O Pressman chama o DRIVER de pseudocontrolador e os STUBS de pseudocontrolados.

    .

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão

  • Questão bizarra! Já pensou toda vez que for testar uma modificação em uma funcionalidade, montar o sistema inteiro pra testar? Mocks do tipo Drivers e Stubs sempre são reutilizados e nunca descartados por completo.

  • a D e a E estão erradas por inversão de conceitos.... porém...se vc admitir considerar a A correta (descarte de stubs) vc tem que admitir descartar drivers também (B e C), pois o sistema está completo (obviamente eu não concordo com descartar drivers, nem stubs)


ID
2876608
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre as afirmativas abaixo relacionadas aos conceitos de serviços Web


Considere os acrônimos:


•REST - Representational State Transfer;

•SOAP - Simple Object Access Protocol .


É correrto afirmar que o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A) REST é uma arquitetura de rede, baseada no protocolo XML, que permite o serviço Web e o cliente se comunicar.

    Errado, usa mais HTTP.

    B) SOAP é uma arquitetura de rede, baseada em mecanismos de solicitação e resposta tradicionais da Web, como solicitações GET e POST.

    Errado, GET e POST sao usados pela REST.

    D) SOAP é um protocolo independente de plataforma que faz chamadas de procedimentos remotos por meio de conexões FTP com poucas limitações.

    Errado, usa SMTP ou HTTP.

    E) REST e o SOAP são um tipo de computação distribuída que permite a um aplicativo clientes ter acesso direto à memória principal de uma aplicação servidora.

    Errado.

  • c-

    SOAP é um protocolo de comunicação e REST é um estilo arquitetural, portanto, um mesmo Web Service pode utilizar SOAP e promover uma arquitetura REST, simultaneamente. O SOAP trata sobre a especificação para a troca de informação entre sistemas utilizando a XML, com suporte a interfaces orientadas a métodos e documentos.


ID
2876611
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre as afirmativas abaixo, relacionadas aos conceitos da programação orientada a objetos, é correto afirmar que ao

Alternativas
Comentários
  • O modificador de acesso "private" quando aplicado a um atributo ou a um método indica que os mesmos só podem ser acessados de dentro da classe que os criou (encapsulamento). 

    A instrução protected indica que o método ou a variável assim declarada possa ser acessada somente dentro do pacote em que está contida através de uma subclasse.

    A instrução public indica que a classe, método ou variável assim declarada possa ser acessada em qualquer lugar e a qualquer momento da execução do programa.

  • Abstract

    Esse modificador não é aplicado nas variáveis, apenas nas classes. Uma classe abstrata não pode ser instanciada, ou seja, não pode ser chamada pelos seus construtores. Se houver alguma declaração de um método como abstract (abstrato), a classe também deve ser marcada como abstract.

    Static

    É usado para a criação de uma variável que poderá ser acessada por todas as instâncias de objetos desta classe como uma variável comum, ou seja, a variável criada será a mesma em todas as instâncias e quando seu conteúdo é modificado numa das instâncias, a modificação ocorre em todas as demais. E nas declarações de métodos ajudam no acesso direto à classe, portanto não é necessário instanciar um objeto para acessar o método.

  • a) classe abstrata não pode ser instanciada

    b) static serve pra justamente poder acessar métodos/atributos sem precisar instanciar a classe


ID
2876614
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Manifesto Ágil para o Desenvolvimento de Software, proposto por Beck, K. et al. (2001), propõe 12 princípios.


NÃO correspondem a um desses princípios criados por esses autores:

Alternativas
Comentários
  • A filosofia por trás dos métodos ágeis é refletida no manifesto ágil, que foi acordado por muitos dos principais desenvolvedores desses métodos. Esse manifesto afirma:

    Estamos descobrindo melhores maneiras de desenvolver softwares, fazendo-o e ajudando outros a fazê-lo. Através desse trabalho, valorizamos mais:

    Indivíduos e interações do que processos e ferramentas

    Software em funcionamento do que documentação abrangente

    Colaboração do cliente do que negociação de contrato

    Respostas a mudanças do que seguir um plano

    Ou seja, embora itens à direita sejam importantes, valorizamos mais os que estão à esquerda.

    GABARITO C

  • Não entendi porque a B está certa, alguém ajuda?
  • Princípio 10: simplicidade

    “Simplicidade é a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito”.

    Menos é mais! Como os métodos ágeis dispensam boa parte de registros e outros documentos que comprometem o tempo da equipe, o trabalho se torna mais simples de ser executado. Sendo, portanto, concluído em menos tempo. Assim se garante o time to market do cliente.

     

    https://www.projectbuilder.com.br/blog/manifesto-agil-conheca-os-12-principios-do-agile/

  • Princípios da Agilidade:

    1 - Satisfazer o cliente por meio da entrega adiantada e contínua;

    2 - Acolher bem os pedidos das alterações dos requisitos;

    3 - Entrega do software em funcionamento, principalmente, em intervalos curtos;

    4 - Pessoal do negócio e do desenvolvimento trabalhando junto;

    5 - Indivíduos motivados;

    6 - Métodos eficientes e efetivo;

    7 - Software em funcionamento;

    8 - Desenvolvimento sustentável;

    9 - Atenção contínua;

    10 - Simplicidade;

    11 - Equipes auto-organizadas;

    12 - Ajustar o comportamento em intervalos regulares

    (Pressman)

    At.te

    Foco na missão!