-
Alguém pode explicar a alternativa "e"? Indiquem leituras.
-
Acredito que esteja ligada mais à fenomenologia, ao modo que a pessoa percebe seu mundo através de sua subjetividade.
-
Karoline Andrade, a questão “E” sinaliza que o modelo de terapia cognitivo-comportamental teria relação com predisposição genética e disfunções fisiológicas (como atividade patológica dos neurotransmissores) e isso seria a causa dos problemas, mas na verdade o que causa os problemas, segundo essa abordagem, são as disfunções cognitivas, ou seja, pensamentos desajustados baseados em crenças centrais que estão arraigadas no indivíduo.
Espero ter ajudado!
-
Também fui direto na E, mas pesquisando encontrei que a TEORIA DA REALIDADE PERCEBIDA é um dos pressupostos da teoria de Kurt Lewin. Lewin propôs uma teoria no qual não existe a realidade em si, mas a realidade percebida pelo sujeito. Cada individuo percebe a realidade de uma forma, e é influenciado pelo meio através da sua realidade percebida. (Teoria de campo de Kurt Lewin).
-
Caberia recurso. Teoria da Realidade Percebida é de Kurt Lewin, um dos precursores da teoria cognitivista.
Pra TCC, tão importante quanto os acontecimentos em si, que influenciam o comportamento, é a percepção do sujeito sobre a realidade a partir das interpretações que ele faz a nível cognitivo.