SóProvas


ID
2877199
Banca
IF-GO
Órgão
IF-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Negros ainda lutam por direitos básicos, 30 anos após Constituição

Constituição de 1988 foi primeira a incluir racismo como crime 

Débora Brito – 13/05/2018 

            Este ano, __________ memória da abolição da escravatura é lembrada pelo movimento negro no contexto dos 30 anos da Constituição Federal que, assim como __________ lei abolicionista, representou um momento de reorganização da sociedade brasileira. Para os negros, __________ volta da democracia foi __________ oportunidade de legislar pelos direitos negados desde __________ abolição, __________ 130 anos.

            O texto constitucional vigente respondeu à demanda histórica de ativistas negros que, dentro e fora do Congresso, aproveitaram o momento de abertura democrática para desmistificar o 13 de maio. Esse foi o lema, deste ano, da grande marcha da "falsa abolição" ocorrida em 1888, no Rio de Janeiro, onde mais de milhares de pessoas, entre elas Benedita da Silva* , protestaram contra a falsa ideia de liberdade. 

            “A libertação dos escravos foi tímida, porque os escravos foram libertos entre aspas. Não tinha lugar para colocar as crianças, mulheres e idosos. Que mercado de trabalho estava reservado pra eles? Que tipo de habitação? Qual era a relação de salário? Qual era também a questão da escolaridade? Havia liberdade nas manifestações culturais? Livres pra quê? Pra passar fome e uma série de situações. Então, na Constituinte foi o grande momento desse debate”, comenta a deputada. Uma das maiores dificuldades enfrentadas na Constituinte, relata Benedita, foi desmitificar a ideia de que no Brasil não existe discriminação racial.

            “Não foi fácil compreender essa questão. Com o mito da democracia racial era difícil aceitar que existia racismo. Falamos de racismo na relação de trabalho, na escolaridade, fomos fazendo todos os recortes necessários que víamos desde o processo da escravatura no Brasil. A gente também destacou o papel da mulher negra nesse contexto da escravidão e pós abolição”, ressalta. 

* Primeira mulher negra a atingir os mais altos cargos da história do Brasil, eleita vereadora, deputada federal, senadora e vice-governadora do Rio de Janeiro.


Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2018-05/ negros-ainda-lutam-por-direitos-basicos-30-anos-apos-constituicao> . Acesso em: 19 mai. 2018. [Adaptado]

No primeiro parágrafo do texto 2, há lacunas que devem ser preenchidas. Você deve selecionar a alternativa que complete o texto adequadamente.

Alternativas
Comentários
  • Bom, fiz basicamente analisando se havia regência verbal ou nominal, o que não encontrei, logo não havia motivo para crase. Na ultima lacuna a com H pois indica tempo transcorrido de tempo.


    Espero ter ajudado!

  • GABARITO B

    A --> Tempo futuro

    --> Tempo passado

    bons estudos

  • BIZU!!

    Há = Hontem =====> TEMPO PASSADO

    Bons Estudos!!

  •    Este ano, ____A______ memória da abolição da escravatura é lembrada pelo movimento negro no contexto dos 30 anos da Constituição Federal que, assim como ____A______ lei abolicionista, representou um momento de reorganização da sociedade brasileira. Para os negros, ______A______ volta da democracia foi __A______ oportunidade de legislar pelos direitos negados desde _____A_____ abolição, _____HÁ_____ 130 anos.

  • Júlio Cesar gabarito letra B

  • GABARITO: LETRA B

     é a forma conjugada do verbo haver na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo. Pode indicar tempo passado ou ser sinônimo de existir.

    -há muito tempo;

    -há muitos anos;

    -há vagas de emprego;

    -há coisas que não mudam.

    A é uma preposição simples, sem contração com um artigo definido. Pode introduzir um objeto indireto ou indicar tempo futuro.

    -daqui a cinco minutos;

    -daqui a pouco;

    -daqui a nada.

    FONTE: https://duvidas.dicio.com.br/ha-ou-a/