SóProvas


ID
2877307
Banca
IF-GO
Órgão
IF-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A proposta de que os meios de comunicação têm o poder de determinar os temas que serão tratados nas conversas dos consumidores de notícias é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Luís Mauro Sá Martino, na p. 207 do livro Teoria da Comunicação, sobre a Teoria do Agendamento:

    A ideia do Agenda-Setting, "definição" da agenda", diz que os meios de comunicação determinam os assuntos discutidos pelas pessoas. (...) prevê que os temas da agenda da mídia definem a agenda pública, isto é, passarão a ser discutidos pelas pessoas uma vez pautados pela mídia.

  • a) A teoria do agendamento ou agenda-setting propõe que os meios de comunicação são responsáveis pela discussão de certos temas travada pelo público. Vale lembrar que essa proposta não pretende influenciar na opinião do público, nem dizer-lhe o que pensar a respeito do que é veiculado, mas tão somente fazer com que o público comente/discuta sobre temas que são explorados pela mídia. Os meios de comunicação não são capazes de garantir qual será a opinião do público a respeito das temáticas abordadas pela imprensa. (CORRETA)

    b) A teoria do gatekeeper estabelece que o jornalista controla quais notícias devem compor uma determinada edição. Dessa forma, o profissional escolhe o que será veiculado ou não, atuando como um verdadeiro guardião dos portões de produtividade jornalística.

    c) Segundo a teoria do espelho, as notícias são como são porque refletem fielmente a realidade. Aqui o jornalista atua de forma desinteressada, limitando-se a narrar os fatos exatamente como eles ocorreram.

    d) A teoria estruturalista tem abordagem mais complexa e reflete acerca da relação entre meios e fontes e como ela determina o papel ideológico da mídia, ao mesmo tempo em que credita ao jornalista alguma autonomia quanto ao controle econômico direto. Trata-se de teoria com forte viés marxista.

    Bons estudos.