- ID
- 2526121
- Banca
- FCC
- Órgão
- DPE-RS
- Ano
- 2017
- Provas
- Disciplina
- Jornalismo
- Assuntos
Ao longo de décadas, estudos buscam explicar porque as notícias são como são.
Em relação a essa afirmativa, analise as seguintes assertivas.
I. As notícias são como são porque a realidade assim as determina e o jornalista é um comunicador desinteressado.
II O processo de produção da informação consiste numa série de escolhas no qual o fluxo de notícias tem que passar por diversos “portões” e o jornalista é o gatekeeper, que tem de decidir se vai escolher essa notícia ou não.
III. As notícias são distorções sistemáticas as quais servem os interesses políticos de certos agentes sociais bem específicos, que utilizam as notícias na sua visão de mundo e da sociedade.
IV. As notícias são construções sociais, bem como o resultado de processos complexos de interação entre os agentes sociais
Assinale a alternativa em que teorias de jornalismo estão CORRETAS e sequencialmente indicadas.
A partir do momento em que a notícia se vê circunscrita a uma lógica de produção em moldes industriais, a busca pela superação das metas de circulação anteriormente traçadas passa a dar o tom nas redações. Fake news, retórica sensacionalista e agendamento do noticiário são empregados. Contudo, existem protocolos implícitos tanto de natureza deontológica quanto ética relacionados à atuação do profissional de imprensa.
Com relação ao jornal-empresa, é correto afirmar que:
A proposta de que os meios de comunicação têm o poder de determinar os temas que serão tratados nas conversas dos consumidores de notícias é conhecida como:
No dia 28 de março deste ano, J.S., escritor e sociólogo, escrevia em seu blog: “Hoje em dia não resta nenhuma dúvida ao leitor atento de que o Brasil está sendo vítima, desde 2013, de um ataque dirigido pelo capitalismo financeiro internacional na sua ânsia de saquear as riquezas nacionais e se apropriar do trabalho coletivo. Mas este ataque não tem as mesmas consequências em todos os lugares.(***) No Brasil, a instituição que incorpora à perfeição o espírito do capital financeiro é a (nome da rede de televisão). A mentira tem que ser dita não só como se verdade fosse, mas tem de dar a impressão de ser luta moral e emancipadora. Essa é a sofisticação demoníaca do capital financeiro que a (nome da emissora de televisão) materializa e interpreta tão bem.”
As afirmações de J.S. coincidem com os fundamentos da teoria do jornalismo chamada de
A Teoria Instrumentalista, originária da década de 1970, afirma que
Sobre as Teorias do Jornalismo, marque a afirmação abaixo que está INCORRETA.