A balneoterapia é uma forma de tratamento de por meio de .
De origem antiga, , , e , já se referiam ao banho para fins terapêuticos. Coube, entretanto, a e o padre bávaro , sua difusão na .
Classificam-se os banhos medicinais em quentes, tépidos ou temperados e frios. O banho quente tem mais de 37 °C e menos de 45 °C, o tépido tem ação sedante e sua temperatura está entre 32 °C e 37 °C, sendo o banho frio todo aquele abaixo de 32 °C, e seu uso feito com cuidado, principalmente por portadores de . Os banhos alternos, que visam a produzir ginástica intensa no organismo, são feitos com mergulhos alternados em água quente e fria. Existem, ainda, os banhos , etc., que incluem a mistura de substâncias especiais à água.
Alguém pode me explicar por que a manipulação vertebral não é um tratamento adequado?
Olha o que estudos dizem:
"A maioria dos pacientes se beneficia de manipulação vertebral tanto quanto de tratamento de tecido mole. A facilitação reduz a resistência à transmissão de sinais nociceptivos da periferia ao tronco cerebral e ao cérebro através dos tratos espinotalâmicos, além de reduzir o limiar de ativação dos neurônios simpáticos pré-gangliônicos e neurônios motores alfa de um segmento envolvido, possivelmente induzindo vasoconstrição periférica e encurtamento das fibras musculares da unidade motora. Dois estudos controlados mostraram que manipulação vertebral (combinada com manipulação paravertebral de tecido mole) aumentou o “bem estar” de pacientes com Síndrome Fibromiálgica (Backstrom & Rubin, 1992)"