- ID
- 2877526
- Banca
- UFES
- Órgão
- UFES
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Fisioterapia
- Assuntos
Um homem com 58 anos de idade, diagnosticado com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), foi encaminhado à reabilitação cardiopulmonar. Na avaliação fisioterapêutica inicial, apresentava-se com saturação arterial periférica de O2 igual a 94% em ar ambiente, eupneico em repouso, mas com dispneia aos pequenos esforços, sem cianose, com tosse produtiva eficaz. Após a avaliação fisioterapêutica, o paciente foi submetido a uma espirometria e foi programada a realização do teste ergoespirométrico para a mesma semana. Considerando esse caso clínico, analise as afirmativas a seguir:
I. O ciclo ativo das técnicas de respiração consiste em um ciclo de controle da respiração, exercícios de expansão torácica e técnica de expiração forçada. É um recurso fisioterapêutico que pode ser aplicado a esse paciente com o objetivo de mobilizar e eliminar o excesso de secreções brônquicas.
II. A prescrição dos exercícios para os pacientes com DPOC deve sempre ser precedida do teste ergoespirométrico para a determinação do consumo máximo de oxigênio.
III. Na espirometria, a redução do Volume Expiratório Forçado no primeiro segundo (VEF1), a redução da Capacidade Vital Forçada (CFV) e o aumento da relação VEF1/CVF caracterizam o padrão obstrutivo.
É INCORRETO o que se afirma em