SóProvas


ID
287800
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De 2002 a 2006, os gastos do Ministério da Saúde com o financiamento da aquisição de medicamentos aumentaram em 123,9%, enquanto o aumento do gasto total do Ministério da Saúde foi de apenas 9,6% no mesmo período. Estes dados

Alternativas
Comentários
  • De 2002 a 2006, os gastos do Ministério da Saúde com o financiamento da aquisição de medicamentos aumentaram em 123,9%, enquanto o aumento do gasto total do Ministério da Saúde foi de apenas 9,6% no mesmo período. Estes dados

     

    a) caracterizam inadequada definição de prioridades da gestão do SUS. ERRADO. NÃO PODEMOS AFIRMAR.


    b) são compatíveis com o princípio da integralidade do SUS. CERTO, POIS A INTEGRALIDADE COMPREENDE DIVERSAS AÇÕES E NÃO SOMENTE COMPRA DE MEDICAMENTOS.


    c) contrariam princípios fundamentais do SUS, como o da universalidade e igualdade. ERRADO. O ENUNCIADO REMETE AO PRINCÍPIO DA INTEGRALIDADE. ADEMAIS, NÃO EXISTE PRINCÍPIO DA IGUALDADE E SIM EQUIDADE ( ESTA É MAIS ABRANGENTE QUE A IGUALDADE).


    d) não são compatíveis com os princípios de diretrizes do SUS, tratados na lei orgânica da Saúde, mas caracterizam avanço decorrente da participação popular. ERRADO. A PARTICIPAÇÃO POPULAR ESTÁ LIGADA AO PRINCÍPIO DO CONTROLE SOCIAL.

     

    Sobre os princípios do SUS:

    https://www.youtube.com/watch?v=PzVxQkNyqLs

     

    Sobre o princípio da integralidade:

    http://pensesus.fiocruz.br/integralidade

     

    Sobre o princípio da equidade:

    http://pensesus.fiocruz.br/equidade

     

    Sobre o princípio do controle social:

    https://www.youtube.com/watch?v=vaQ4CM6UF_Q

  • Rodrigo, como é que está certo se o prncípio da integralidade diz justamente o contrário do que diz a questão???Então , como não é só medicamentos, não há integralidade!