I. A Pedagogia Tecnicista no Brasil iniciou-se na sombra da Pedagogia Nova, na década de 1950, com base no progressivismo de Dewey e se firmou nos anos 60, com base no behaviorismo e na abordagem sistêmica.
Certo! Apesar da pedagogia tecnicista ter sucedido a pedagogia renovada, ela tomou como base os pressupostos escolanovistas (pedagogia renovada) e adaptou-se a nova realidade política (ditadura militar). Desse modo, as informações do presente item estão corretas.
II. A ênfase da Pedagogia Tecnicista dada pelas teorias de aprendizagem vai privilegiar o conceito de que aprender é modificar comportamento.
Certo! Para a pedagogia tecnicista, do ponto de vista psicológico (abordagem behaviorista), o objetivo é o estudo científico do comportamento: descobrir as leis naturais que coordenam as relações físicas do organismo que aprende, com vistas a aumentar o controle das variáveis que o afetam. Nessa abordagem, aprender é modificar comportamento.
III. A introdução do tecnicismo no Brasil se funde com os interesses do regime militar que, além de adequar a educação à sua orientação político-econômico-ideológica, visa também a inserir a escola nos modelos de racionalização da produção capitalista.
Certo! No Brasil, embora tenha iniciado ainda na década de 1950, a introdução mais efetiva da pedagogia tecnicista ocorreu no final da década de 1960 (estendendo-se até o início dos anos 1980) com o propósito de adequar o sistema educacional (fortemente influenciado pelo movimento escolanovista) à orientação político-econômica do regime militar (modelo de racionalização do sistema de produção capitalista).
GABARITO: alternativa “C”