SóProvas


ID
2878231
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A síndrome nefrítica aguda é caracterizada por alterações inflamatórias difusas no glomérulo, que se manifestam, clinicamente, pelo início abrupto de hematúria e proteinúria leve e, frequentemente, hipertensão, edema e azotemia. A síndrome nefrítica aguda mais comum é a glomerulonefrite pós-estreptocócica.


Em medicina ocupacional, a síndrome nefrítica aguda pode se correlacionar com intoxicação ocupacional aguda por qual dos agentes abaixo?

Alternativas
Comentários
  • A síndrome nefrítica é definida como um grupo de distúrbios que afetam os glomérulos renais, ou seja, as estruturas responsáveis pela filtração do sangue. Na maior parte dos casos, resulta dos diferentes tipos de glomerulonefrites, podendo se apresentar de forma aguda, crônica ou rapidamente progressiva.

    A síndrome aguda se manifesta como uma evolução de glomerulonefrites causadas por infecções por bactérias em várias partes do corpo, particularmente na garganta, no coração e nos órgãos abdominais, e também como resultado do comprometimento renal decorrente de doenças infecciosas como varicela (catapora), hepatites, sífilis e malária, entre outras. As reações do organismo a corpos estranhos, como próteses, igualmente podem provocar a doença aguda. Em todos esses casos, porém, a origem da inflamação renal que leva o indivíduo à síndrome nefrítica está no depósito indevido de determinadas moléculas nos glomérulos, o qual interfere no trabalho da filtração do sangue.