a infertilidade pode ser relacionada a doenças preexistentes e com o trabalho pode agravar isso, ficando no grupo III de Schilling.
Só para estudo vou colocar os grupos abaixo, para facilitar na busca:
GRUPO I: doenças em que o trabalho é causa necessária, tipificadas pelas doenças profissionais, stricto sensu, e pelas intoxicações agudas de origem ocupacional. ( aqui estamos encontrando as doenças presumidas, as tecnopatias ou as doenças que precisam de comprovação para aposentadoria como LER/DORT, as mesopatias)
GRUPO II: doenças em que o trabalho pode ser um fator de risco, contributivo, mas não necessário, exemplificadas pelas doenças comuns, mais freqüentes ou mais precoces em determinados grupos ocupacionais e para as quais o nexo causal é de natureza eminentemente epidemiológica. A hipertensão arterial e as neoplasias malignas (cânceres), em determinados grupos ocupacionais ou profissões, constituem exemplo típico. (aqui é o caso mais comum)
GRUPO III: doenças em que o trabalho é provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já estabelecida ou preexistente, ou seja, concausa, tipificadas pelas doenças alérgicas de pele e respiratórias e pelos distúrbios mentais, em determinados grupos ocupacionais ou profissões. (aqui é o caso por exemplo, exemplo infantil, só pra ajudar, você tem alergia a camarão, ai decide comer camarão e sua pele pipoca) ou seja, você tem pré-disposição a ter tal coisa.
percebe que a infertilidade ela pode ser tanto como grupo III, uma parada mais genética, como grupo I, ou seja o trabalho causou tal doença... o "sempre" acredito eu, seja o causador da alternativa ficar errada!