SóProvas


ID
2878327
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação ao transtorno do ciclo vigília-sono relacionado ao trabalho, considere os seguintes aspectos clínicos do trabalhador:


1. Apresenta um padrão vigília-sono do fora de sincronia com o ciclo vigília-sono desejado, que é compartilhado pela maioria das pessoas no mesmo ambiente cultural.

2. Apresenta insônia durante o principal período de sono e hipersonia durante o período de vigília quase todos os dias, por pelo menos um mês ou recorrentemente por períodos mais curtos de tempo.

3. Apresenta qualidade e tempo de sono insatisfatórios, como causa de angústia pessoal ou interferência com o funcionamento pessoal na vida diária, social ou ocupacional.

4. Apresenta um fator orgânico causal, tal como condição neurológica ou outra condição médica, como o uso de substância psicoativa ou de um medicamento.


São essenciais para um diagnóstico do transtorno ciclo vigília-sono:

Alternativas
Comentários
  • Nem sempre o vigília-sono, apresenta uma causa em função de medicamentos ou uso de substâncias.

    normalmente é devido a ansiedade por algo (estudantes de concursos, de forma temporária, as vezes períodos curtos, à espera de alguma coisa) ou de forma mais longa, de forma ocupacional em pessoas com períodos contínuos em trabalho noturno. Por isso é aconselhável o rodízio, muito comum em enfermeiras de hospitais.

  • Queria entender o item 3 melhor. O motivo pela apresentação de qualidade e tempo de sono menores não seria a questão da mudança do ciclo sono-vigília imposta pela escala de trabalho?