SóProvas


ID
287932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

No que se refere à correção gramatical e adequação da redação
oficial, julgue os próximos itens.

Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa, a concisão é regra fundamental na redação oficial do telegrama.

Alternativas
Comentários
  • Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão.

    Manual de reddação da Presidência da República.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/Manual_Rich_RedPR2aEd.rtf.
  • Apenas para acrescentar, dispendioso significa: 1 Custoso. 2 Que exige grande despesa.3 Caro.
  • 6. Telegrama


    6.1. Definição e Finalidade


      Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc.


      Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão.


    Fonte: Manual de redação 

  • oque uma coisa tem a ver com a outra? quer dizer que para gastar menos o texto deve ser consiso ? nada a ver ne cespe

  • Eu acredito que a concisão, impessoalidade e demais características da redação oficial devem estar sempre presentes nesse tipo de correspondência, independente do meio utilizado para seu envio. Mas parece que o texto da questão foi retirado do próprio MRPR... :/

  • Nada a ver o que Cassandra?

    Está escrito no próprio manual...

    é só pensar que o telegrama por ser claro tem que ser o mais conciso preciso, de modo a evitar que novos telegramas tenham que ser enviados. Imagine um telegrama escrito de maneira errada, pouco consiso. Teriam que ser enviados novos telegramas....

  • Minha linha de pensamento foi:

    Se ser conciso implica em "transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras", OBVIAMENTE reduz-se a quantidade de telegramas sendo conciso, ou seja, gasta-se (R$) menos.

     

    GABARITO CERTO.

  • Embora não haja uma forma rígida para a estrutura do correio eletrônico e do telegrama, deve-se empregar nesses documentos linguagem compatível com as regras da comunicação oficial

    Gabarito : Certo