SóProvas


ID
2879434
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Entre os aspectos comuns a quase todas as modalidades de comunicação oficial está o emprego dos pronomes de tratamento. Sobre eles, analise as seguintes afirmativas.


I. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, como nos seguintes exemplos: Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, Excelentíssimo Juiz.

II. Fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor.

III. À forma de tratamento Vossa Magnificência, empregada por força da tradição em comunicações dirigidas a reitores de universidade, corresponde o vocativo Magnífico Reitor.

IV. Emprega-se a forma de tratamento “Senhor” somente para juízes, advogados, médicos, senadores e ministros.


Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a (I) está errada pois não se usa Excelentíssimo para Juíz

    a (IV) está errada pois não se usa senhor para juízes e ministros.

  • I)vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo:

     Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.errada


    II) em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD) às autoridades tratadas como Vossa Excelência.

    O tratamento Vossa Senhoria é usado para as demais autoridades e para particulares. O vocativo adequado é: Senhor Fulano de Tal, (...), dispensando-se o superlativo ilustríssimo. certa


    III) certa


    IV) Emprega-se a forma de tratamento “Senhor” somente para juízes, advogados, médicos, senadores e ministros.

    errada

     

    As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: Senhor Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Governador


    OUTRAS AJUDAM A RESPONDER


    Provas: CESPE - 2018 - STM - Cargos de Nível Superior

    Em um documento a ser enviado pelo ministro presidente do Superior Tribunal Militar ao ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, é adequado o emprego do pronome de tratamento Vossa Senhoria como vocativo, pois ambos (remetente e destinatário) ocupam cargos de mesmo nível hierárquico.


    Errado


    Prova: CESPE - 2017 - TRF - 1ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Taquigrafia

    O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas a um juiz de direito é Senhor, seguido do cargo: Senhor Juiz.


    Certo


    Provas: Quadrix - 2017 - CFO-DF - Técnico Administrativo 

    Em ofício encaminhado a ministro de Estado, deve ser empregado o vocativo Vossa Excelência Senhor Ministro.


    Errado


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm


    BONS ESTUDOS!

  • GAB:C

    I e IV estão erradas.


    I) O vocativo usado para os chefes de poder realmente é "excelentíssimo senhor + cargo", mas isso não se aplica aos juízes. O correto é somente esses três:

    -Excelentíssimo senhor Presidente da República (EXECUTIVO)

    -Excelentíssimo senhor Presidente do Congresso Nacional (LEGISLATIVO)

    -Excelentíssimo senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal (JUDICIÁRIO)

    OBS: JUÍZES:

    Pronome de tratamento: Vossa Excelência

    Vocativo: Senhor Juiz


    IV) O vocativo "senhor" também se aplica a outras autoridades. Exemplo:

    -Oficial-General das Forças Armadas;

    -Outros postos militares;

    -Vice-Presidente da República;

    -Embaixador


    fonte: Manual de redação oficial

  • http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

  • O candidato, para responder esta questão, precisa ter conhecimento específico sobre o emprego dos pronomes de tratamento nas comunicações oficiais.


    I. Os chefes de poder são o Presidente da República, o Presidente do Congresso Nacional e o Presidente do Supremo Tribunal Federal. Com base nessa informação, verificamos que o juiz não está entre os chefes de poder, conforme exemplo apresentado no item e, portanto, ele está incorreto.
    II. Conforme determinado desde a 2ª edição do manual de redação, fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento Vossa Senhoria e para particulares. O uso do pronome de tratamento Senhor é suficiente. Assim, verificamos que este item está correto.
    III. De acordo com o manual de redação, a forma Vossa Magnificência é empregada, por força da tradição, em comunicações dirigidas a reitores de universidade, e o vocativo correspondente a ele é Magnífico Reitor. Desse modo, identificamos que este item também está correto.
    IV. Com exceção das autoridades tratadas por Excelentíssimo Senhor, que são os chefes de poder, as demais devem ser tratadas com o vocativo Senhor, seja ela do poder executivo, legislativo ou judiciário. Dessa forma, tal emprego não se limita a juízes, advogados, médicos, senadores, ministro e, portanto, este item está incorreto.

    Com base na análise acima, verificamos que apenas dois itens estão corretos - II e III - e, portanto, a alternativa que responde a questão é a letra C.

    Gabarito do professor: Letra C.