-
Cadeia de comando, também conhecida como cadeia escalar, é a linha de autoridade formal em uma organização. Em geral, ela pode ser observada no organograma da organização, o qual identifica os papéis de cada indivíduo e quem deve responder a quem dentro da estrutura organizacional. Dessa forma, a cadeia de comando é a definição formal do sentido da comunicação dentro da organização, e da responsabilidade de cada indivíduo que faz parte dela.
-
2. CONCEITO DE CARGO
Segundo Chiavenato (1999), o cargo é uma composição de atividades desempenhadas por uma pessoa – o ocupante – que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posição formal do organograma da empresa. A posição do cargo no organograma define o seu nível hierárquico, a subordinação (a quem presta responsabilidade), os subordinados (sobre quem exerce autoridade) e o departamento ou divisão onde está localizado. Um cargo constitui uma unidade da organização e consiste em um conjunto de deveres e responsabilidades que o tornam separado e distinto dos demais.
A maneira como as pessoas trabalham nas organizações depende, basicamente, de como seu trabalho foi planejado, modelado e organizado; em suma, como foi feita a distribuição das tarefas. Dentro dessa definição é necessário identificar a diferença entre cargo, função e tarefa.
• Tarefa: refere-se à menor unidade componente do trabalho e pode ser definida como as atividades executadas por determinado profissional.
• Função: é formada pelo conjunto de tarefas desempenhadas por uma ou mais pessoas.
• Cargo: indica a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa e o conjunto de atribuições a ela conferido.
A estrutura de cargos é condicionada pelo desenho organizacional em que ela está contida. Os cargos são parte integrante do formato estrutural da organização, que, por sua vez, condiciona e determina a distribuição, a configuração e o grau de especialização dos cargos.
-
Henri Fayol, célebre autor francês na área da gestão, e à semelhança do que tinha feito Frederick Taylor, outro importante autor de teorias de gestão, também definiu diversos princípios sob os quais deveriam funcionar as organizações, dos quais se destacam:
Princípio da cadeia escalar ou da hierarquia: significa que as ordens deverão descer por todos os níveis hierárquicos desde o nível em que é dada até chegar a quem as executa, ou seja, consiste numa linha de autoridade que parte do topo da hierarquia até aos níveis mais baixos.
Princípio da especialização de tarefas: representa a divisão do trabalho realizado na organizaçãoem conjuntos de actividades ou funções relacionadas entre si por forma a aumentar a produtividade e a eficiência.
Princípio do equilíbrio entre autoridade e responsabilidade: significa que o poder de dar ordens (autoridade oficial) deve ser combinado com as capacidades intelectuais e práticas e com o valor moral de gestor (autoridade pessoal).
Princípio da disciplina: representa a obediência e respeito de todos os trabalhadores pelas ordens ou indicações recebidas dos superiores hierárquicos e pelas regras e regulamentos estabelecidos pela organização.
Princípio da autoridade única ou da unidade de comando: significa que cada subordinado deve receber ordens e responder apenas perante um superior hierárquico.
Princípio da unidade de direcção: significa que cada grupo de actividades que apresente um mesmo objectivo deve ter um plano e um dirigente único.
Princípio da centralização: representa a concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.
Princípio da subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais: significa que os interesses gerais da organização devem sobrepor-se sempre aos interesses individuais quer dos operários, quer dos gestores.
Princípio da remuneração do pessoal: a remuneração atribuída aos trabalhadores deve ser justa e proporcional aos seus esforços.
-
Vinicius, são conceitos diferentes
Cadeia escalar refere-se a LINHA DE AUTORIDADE FORMAL, qua vai do escalão mais alto ao mais baixo (observado no organograma)
Amplitude de comando refere-se ao número de funcionários que um administrador consegue DIRIGIR com eficiência e eficácia.
Bons estudos !!
-
GAB: ERRADO
Fala-se de uma espécie de conceito da Departamentalização e não de principio da cadeia de comando ou principio escalar.
-
De acordo com a especialização do trabalho, cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas.
-
Errada.
Unidade de comando significa que cada empregado deve se reportar ou se subordinar a apenas um chefe.
O princípio escalar refere-se a linhas claramente definidas de autoridade desde a cúpula até a base da organização, e
que incluem todos os empregados.
-
A cadeia do comando é uma linha contínua de autoridade que liga todas as pessoas de uma organização e mostra quem se subordina a quem. Ela é associada a dois princípios enunciados pela Teoria Clássica da Administração: o princípio da unidade de comando e o princípio escalar. O princípio da unidade de comando significa que cada empregado deve se reportar ou se subordinar a apenas um chefe. O princípio escalar refere-se a linhas claramente definidas de autoridade, desde a cúpula até a base da organização, que incluem todos os empregados. Cada pessoa na organização deve saber a quem se reportar e quais níveis administrativos sucessivos que levam ao topo.
Chivenato.
-
Princípio escalar refere-se às linhas de autoridade formal
-
ERRADO
-
ERRADO
No princípio escalar tem-se as linhas claramente definidas de autoridade desde a cúpula até a base da organização, e que incluem todos os empregados.
-
QUESTÃO: De acordo com o princípio escalar, cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas.
A definição que a banca deu foi do princípio da especialização de tarefas ou princípio da divisão do trabalho, este princípio faz parte dos 14 princípios gerais da administração por Fayol.
Princípio da especialização de tarefas:
Diz que deve a empresa deve ser dividida em setores (funções essenciais).
Princípio da cadeia escalar ou princípio escalar ou princípio da hierarquia ou princípio da linha de comando:
Diz que a ordem deve descer por todos os níveis hierárquicos a partir de onde ela saiu.
GAB ERRADO
-
São conceitos distintos.
Princípio escalar ou cadeia de comando = hierarquia, separação de cargos conforme a autoridade em uma linha que vai do topo até o cargo mais baixo. Mostra quem manda em quem. Quem responde a quem. ESTRUTURA HIERÁRQUICA.
Especialização do trabalho - é o grau de divisão e padronização das tarefas para que possam ser realizadas de forma relativamente mais rápida, por um indivíduo. Com a divisão de trabalho, o funcionário pode se especializar em uma determinada tarefa, aumentando sua eficiência.
-