SóProvas


ID
2881063
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 13.303/2016, julgue o item com relação ao estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.


A empresa pública e a sociedade de economia mista poderão adotar práticas de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social corporativa compatíveis com o mercado em que atuam, o que implicará, de forma indiscutível, o desenvolvimento de produtos com tecnologia brasileira que dependem de expressa autorização legal para serem comercializados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Art. 27, §2º A empresa pública e a sociedade de economia mista deverão, nos termos da lei, adotar práticas de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social corporativa compatíveis com o mercado em que atuam. 

    O fato da EP ou SEM adotar tais práticas não implica necessariamente no desenvolvimento de produtos que dependam de autorização legal para serem comercializados, como afirma o enunciado da questão.

    Bons estudos!

  • A empresa pública e a sociedade de economia mista poderão adotar práticas de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social corporativa compatíveis com o mercado em que atuam, o que implicará, de forma indiscutível, o desenvolvimento de produtos com tecnologia brasileira que dependem de expressa autorização legal para serem comercializados. Resposta: Errado.

    Comentário: vide comentários.

  • Poderão não, deverão.

  • Art. 27, §2º A empresa pública e a sociedade de economia mista deverão, nos termos da lei, adotar práticas de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social corporativa compatíveis com o mercado em que atuam. 

  • Maldade do examinador...

    DEVERÃO, e não poderão.

    Art. 27, §2º A empresa pública e a sociedade de economia mista DEVERÃO nos termos da lei, adotar práticas de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social corporativa compatíveis com o mercado em que atuam.

  • A EP e a SEM deverão adotar práticas de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social corporativa compatíveis com o mercado em que atual - Art 27, parágrafo 2°

  • Trata-se de uma questão sobre estatais que tem base no art. 27, §2º, da Lei nº 13.303/16 (Lei das Estatais):

    Art. 27, § 2º:  A empresa pública e a sociedade de economia mista deverão, nos termos da lei, adotar práticas de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social corporativa compatíveis com o mercado em que atuam.

    Percebam que o começo da assertiva está correto: realmente, “a empresa pública e a sociedade de economia mista poderão adotar práticas de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social corporativa compatíveis com o mercado em que atuam". No entanto, o restante da assertiva está incorreto, pois não consta na Lei das Estatais: “o que implicará, de forma indiscutível, o desenvolvimento de produtos com tecnologia brasileira que dependem de expressa autorização legal para serem comercializados". Não existe na legislação essa exigência.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • GABARITO: ERRADO

    COMENTÁRIO DO PROFESSOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    Trata-se de uma questão sobre estatais que tem base no art. 27, §2º, da Lei nº 13.303/16 (Lei das Estatais):

    Art. 27, § 2º:  A empresa pública e a sociedade de economia mista deverão, nos termos da lei, adotar práticas de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social corporativa compatíveis com o mercado em que atuam.

    Percebam que o começo da assertiva está correto: realmente, “a empresa pública e a sociedade de economia mista poderão adotar práticas de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social corporativa compatíveis com o mercado em que atuam". No entanto, o restante da assertiva está incorreto, pois não consta na Lei das Estatais: “o que implicará, de forma indiscutível, o desenvolvimento de produtos com tecnologia brasileira que dependem de expressa autorização legal para serem comercializados". Não existe na legislação essa exigência.

    FONTE:  Rafael de Souza Mendonça , Advogado. Graduado em Direito (UFPB). Mestrando em Direito (USP).