-
A técnica das Linhas de Balanço é uma ferramenta de planejamento e controle muito útil para atividades de caráter repetitivo em uma obra de construção e montagem. Por serem de caráter repetitivo, tem uma produtividade facilmente mensurada, o que permite utilizar esta ferramenta é basicamente gráfica (visual), permitindo um fácil entendimento da produção e antecipação de correções.
-
Gabarito: CERTO
A técnica da Linha de Balanço se resume ao conceito de que as tarefas são repetidas inúmeras vezes ao longo de uma unidade de repetição.
Por meio da Linha de Balanço o engenheiro da obra passará a ter uma visão mais simples da execução das atividades servindo como ferramenta de apoio na melhoria da produtividade e qualidade nos canteiros. E poderá dispor de uma técnica eminentemente gráfica (visual) que será um valioso aliado nas suas comunicações em obra.
Por exemplo, o serviço de revestimento de paredes é realizado inúmeras vezes ao longo de todas as unidades de um conjunto habitacional.
-
A técnica da Linha de Balanço (Line of Balance – LOB) para programação de tarefas foi criada pela empresa Goodyear nos anos 40. Suas primeiras aplicações foram na indústria de manufaturados para programar o fluxo de produção. O Método da LOB é um dos métodos mais conhecidos entre os pesquisadores para a programação de projetos lineares.
Seu uso na construção civil se difundiu mais na Europa em obras com serviços bastante repetitivos, como estradas e pontes.
A técnica da Linha de Balanço se resume ao conceito de que as tarefas são repetidas inúmeras vezes ao longo de uma unidade de repetição.
Por exemplo, o serviço de revestimento de paredes é realizado inúmeras vezes ao longo de todas as unidades de um conjunto habitacional ou pavimentos de um edifício.
Vá e vença, que por vencido não os conheça.
-
Onde que ela mostra se uma atividade interfere na outra?
-
O uso da linha de balanço obrigatoriamente só pode ser usado em obras/serviços recorrentes ? Não posso utilizar ela em outra atividade?.
Errei pela afirmação "Só pode ser usada"
Alguém da uma luz ai.
-
Só é indicado para obras repetitivas e lineares como rodovias, ferrovias, conjuntos habitacionais.
-
O planejamento pelo método da linha de balanço é muito utilizado em obras com tarefas ou ciclos repetitivos como é o caso de obras de estradas, ferrovias, pavimentos em edifícios e conjuntos populares de mesma tipologia. A linha de balanço (ver figura) permite analisar o ritmo de produtividade dos ciclos, a sequência lógica de execução, a distribuição de insumos em cada frente e a relação que existe entre elas. Note ainda que, por haver ciclos de produção, os serviços repetitivos podem ser representados por uma reta traçada em um gráfico tempo-progresso
FONTE: Site eletrônico Lean Construction.
Gabarito do Professor: CERTO.
Em contrapartida para obras em que as atividades e ciclos não se repetem, usa-se o planejamento pelo método PERT/CPM (ver figura).
FONTE: Da autora.
FONTE: Mattos, Aldo Dórea Planejamento e controle de obras - São Paulo ; Pini, 2010,
-
Pelo que entendi, interferência é diferente de dependência.
Interferência seria o cruzamento entre linhas de balanço com inclinações diferentes.
"É muito comum termos várias atividades dependentes acontecendo ao mesmo tempo em uma obra, obviamente, em locais diferentes como no caso anterior. Se atividades como essas têm um cruzamento na Linhas de Balanço isso significa que elas serão realizadas ao mesmo tempo e no mesmo local, isso jamais deve acontecer. Interferências de atividades dependentes significam que uma daquelas atividades precisará ser interrompida até que a outra seja finalizada, causando atrasos no andamento da obra. Caso as duas atividades que se cruzam não sejam dependentes isso não será um problema e, provavelmente, não afetará o andamento da obra."
https://www.inovacivil.com.br/como-funciona-uma-linha-de-balanco/