SóProvas


ID
2881426
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma das atribuições do engenheiro civil é a avaliação de imóveis urbanos e rurais e, para realizá‐la, ele deverá seguir os critérios estabelecidos na NBR 14653:2001. Quanto à avaliação de imóveis, julgue o seguinte item.


Em uma avaliação de imóvel urbano, não se faz necessário o levantamento de informações referentes a características da região, como, por exemplo, aspectos sociais, econômicos e políticos.

Alternativas
Comentários
  • Se faz necessária a análise da região, localização e etc pois tem interferência direta no valor do bem.

  • Nenhuma Avaliação poderá prescindir da vistoria (item 7.3.1 da NBR 14653-1). Para a Vistoria, uma das etapas a serem realizadas é a Caracterização da Região (item 7.3.1 da NBR 14653-2), onde Aspectos Gerais devem ser observados, como por exemplo análise das condições econômicas, políticas e sociais, quando relevantes para o mercado, inclusive usos anteriores atípicos ou estigmas.

    Gabarito: ERRADO.

  • A avaliação de imóveis consiste em uma análise técnica, feita por um engenheiro de avaliações, com o objetivo de determinar o valor de um bem e indicadores de viabilidade de sua utilização no contexto econômico.

     

    A NBR 14653, intitulada “Avaliação de bens" é uma norma técnica, dividida em 7 partes, responsável por nortear os procedimentos de avaliação. Especificamente, a NBR 14653-2 (ABNT, 2011) trata sobre a avaliação de imóveis urbano. Em sua seção 7.3 ela trata sobre a vistoria, estabelecendo que:

     

    7.3 Vistoria

     

    Além do disposto em 7.3 da ABNT NBR 14653-1:2001, observar, no que couber, o descrito em 7.3.1 a 7.3.4.

     

    7.3.1 Caracterização da região

     

    - aspectos gerais: análise das condições econômicas, políticas e sociais, quando relevantes para o mercado, inclusive usos anteriores atípicos ou estigmas;

     

    - aspectos físicos: condições de relevo, natureza predominante do solo, condições ambientais; localização: situação no contexto urbano, com indicação dos principais polos de influência;

     

    - uso e ocupação do solo: confrontar a ocupação existente com as leis de zoneamento e uso do solo do município, para concluir sobre as tendências de modificação a curto e médio prazos;

     

    - infraestrutura urbana: sistema viário, transporte coletivo, coleta de resíduos sólidos, água potável, energia elétrica, telefone, redes de cabeamento para transmissão de dados, comunicação e televisão, esgotamento sanitário, águas pluviais e gás canalizado;

     

    - atividades existentes: comércio, indústria e serviço;

     

    - equipamentos comunitários: segurança, educação, saúde, cultura e lazer."

     

    Os outros itens que demandam caracterização são o terreno e as benfeitorias.

     

    Visto isso, tem-se que a afirmativa da questão está errada, visto que, na avaliação de imóveis urbanos, é obrigatório realizar a caracterização da região.

     

    Gabarito do professor: errado.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 14653-2: Avaliação de bens - Parte 2: Parte 2: Imóveis urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.