SóProvas


ID
2881828
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os estudos contemporâneos sobre família e sua relação com as políticas sociais apontam que as famílias gradualmente estão sendo convocadas a assumir a provisão de bem‐estar, fato que conduz a um importante debate, no serviço social, sobre os processos de responsabilização da família na área da política social.  

Considerando o texto acima, julgue o item a seguir.


Na análise dos mecanismos redistributivos das políticas sociais, a família é um fator fundamental para compreender como se realiza a produção e a reprodução das desigualdades na sociedade.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA, a família é a base fundamental para o desenvolvimento social dos indivíduos.(Previsão na CF) E o familismo o movimento social responsável pelo amparo, bem estar e cuidado dos seus.

  • NOTA TÉCNICA Família e Políticas Públicas: o acúmulo da pesquisa no Serviço Social, 2021, ABEPSS.

    De acordo com Goldani, as “políticas de família” correspondem a um conjunto de medidas ou instrumentos com que se tenta intervir tratando de conformar estruturas familiares para reforçar um certo modelo ideal de família. Estes ideais responderiam tanto a valores culturais dominantes como a uma concepção de desenvolvimento econômico.

    Em sentido contrário, a partir dos princípios e fundamentos construídos coletivamente, e que balizam a pesquisa na área de Serviço Social, tratar de “políticas familiares” implica considerar o conjunto das políticas sociais vinculadas à totalidade da vida social. Nessa perspectiva, tais políticas não podem estar alheias: à análise dos mecanismos redistributivos das políticas sociais, pois a forma como os recursos públicos são distribuídos é central nos processos de produção e reprodução das desigualdades.