SóProvas


ID
2881831
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os estudos contemporâneos sobre família e sua relação com as políticas sociais apontam que as famílias gradualmente estão sendo convocadas a assumir a provisão de bem‐estar, fato que conduz a um importante debate, no serviço social, sobre os processos de responsabilização da família na área da política social.  

Considerando o texto acima, julgue o item a seguir.


No campo das políticas sociais, os processos de responsabilização das famílias no âmbito dos serviços ocorrem por meio de duas formas: das práticas integrativas e das práticas de responsabilidade.

Alternativas
Comentários
  •  Conforme já exemplificado a responsabilização da família se corporifica nos benefícios socioassistenciais. E a responsabilização da família na proteção social, especialmente a demandatária da assistência social, sobrecarrega a mulher, à medida que a mesma além da necessária inserção no mercado de trabalho, deve dar conta das tarefas domésticas e dos cuidados dos membros mais fragilizados, sem o devido suporte público. 

    O familismo na política de Assistência Social: um reforço à desigualdade de gênero?

    Cleide de Fátima Viana Castilho ∗ Cássia Maria Carloto ** 

  •  Ao Estado cabe garantir programas, projetos, serviços e benefícios de proteção aos indivíduos e famílias. Para que a família, especialmente a mulher enquanto “principal responsável” pelos cuidados do grupo familiar, não seja responsabilizada pelas mazelas sofridas, tendo que buscar estratégias de superação por meio da sua rede de sociabilidade e de solidariedade, reforçando a desigualdade de gênero, à medida que aumenta a sobrecarga feminina e reforça os papéis “historicamente” construídos de “cuidadora”.  

    Fonte:  http://www.uel.br/eventos/gpp/pages/arquivos/2.CleideCastilho.pdf

  • Resposta: “E” (errado).

    Justificativa: “De acordo com Maldine e Saraceno (2007) os processos de responsabilização das famílias no âmbito dos serviços ocorrem através de duas formas a saber, sob a forma de prática administrativa e sob forma de participação." (MIOTO, PRÁ, 2015, p.150).