SóProvas


ID
2881942
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Guerra (2009), a dimensão investigativa possibilita questionar, problematizar e desconstruir preconceitos e crenças cristalizadas. É a dimensão do novo, pois permite elaborar novas intervenções e construir novas posturas. Quanto aos estudos de Guerra (2009) a respeito da dimensão investigativa no serviço social, julgue o item.


Para se compreender a totalidade de uma realidade social, com fundamento na razão crítico‐dialética, é necessário observar as três dimensões que a compõem: a dimensão universal; a dimensão da complexidade; e a dimensão da particularidade.

Alternativas
Comentários
  • As três dimensões que compõe uma realidade social são a UNIVERSAL, PARTICULAR E A SINGULAR, as quais são partes constitutivas de um mesmo objeto, são sempre articuladas entre se, se autoimplicam e se autoexplicam.

  • Resposta: “E” (errado).

    Justificativa: Segundo Guerra (2009, p.12) a totalidade é composta por três “dimensões que compõem uma realidade, universal, particular e singular, são partes constitutivas de um mesmo objeto, são sempre

    articuladas entre si, se auto implicam e se auto explicam , e a interpretação do objeto (instituição) tem em vista captá - las.”

  • Em toda realidade social, manifestam-se características de âmbito universal, particular e singular. Totalidade indica, pois, que as três dimensões que compõem uma realidade, universal, particular e singular, são partes constitutivas de um mesmo objeto, são sempre articuladas entre si, se autoimplicam e se autoexplicam, e a interpretação do objeto (instituição) tem em vista captá-las (...) A ciência visa à descoberta do universal que tem que ser concebido como a universalidade de singulares (uma totalidade complexa composta de totalidades parciais: singulares), e como tal, sua manifestação é sempre um particular. 

  • Em toda realidade social, manifestam-se características de âmbito universal, particular e singular. Totalidade indica, pois, que as três dimensões que compõem uma realidade, universal, particular e singular, são partes constitutivas de um mesmo objeto, são sempre articuladas entre si, se auto-implicam e se auto-explicam, e a interpretação do objeto (instituição) tem em vista captá-las.