SóProvas


ID
2882077
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da Agenda 21 brasileira, julgue o item subsequente.


A promoção do planejamento estratégico participativo é uma das remissas para a construção e implementação da Agenda 21. Configura, portanto, um compromisso entre o governo e a sociedade como um todo, visando à sua implementação efetiva.

Alternativas
Comentários
  • Certa !

  • A Agenda 21 é um documento que contém um plano de ação global com premissas e recomendações a serem adotadas pela sociedade civil como orientação para um melhor desenvolvimento ambiental, social e econômico sustentável. Tal documento foi proposto na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio 92, iniciativa que teve a participação e assinatura de 179 países.

    De acordo com Silva (2004), o Programa Agenda 21 é composto por três ações fundamentais:

    Promoção da internalização dos princípios e estratégias da Agenda 21 Braslieira na formulação e implementação de políticas públicas nacionais e locais, por meio do planejamento estratégico, descentralizado e participativo, para estabelecer as prioridades a serem definidas e executadas em parceria governo-sociedade, na perspectiva do desenvolvimento sustentável ;

    Promoção da elaboração e implementação de Agendas 21 Locais com base nos princípios e estratégias da Agenda 21 Brasileira que, em consonância com a Agenda global, reconhece a importância do nível local na concretização de políticas públicas sustentáveis;

    Articulação de uma estratégia nacional para a formação continuada de agentes regionais que promovam o desenvolvimento local sustentável, por meio da disseminação dos princípios e estratégias da Agenda 21 Brasileira e indução dos processos de elaboração e implementação de Agendas 21 Locais.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Fonte Bibliográfica:

    SILVA, Marina. Desenvolvimento sustentável no Brasil agenda 21. In: BRASIL. Revista do Tribunal de Contas da União, ano 35, número 100, Abril/Junho 2004. Edição Comemorativa – Conferência Internacional de Auditoria Ambiental.