SóProvas


ID
2882821
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O presidente americano, Donald Trump, alertou que haverá “punição severa” caso haja confirmação da participação saudita no caso do desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi e afirmou que pedirá  uma cópia dos áudios divulgados, mas também deixou claro que não gostaria de se afastar da Arábia Saudita. 

                                            Internet:<www.bbc.com> (com adaptações). 

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.


Um dos motivos do desejo de Trump de se manter próximo da Arábia Saudita é o poder petrolífero do país, grande produtor e regulador do preço dessa fonte energética.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Suprimento e preço do petróleo A Arábia Saudita possui cerca de 18% das reservas comprovadas de petróleo do mundo e é a maior exportadora global do combustível, segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Isso lhe dá poder e influência significativos. Se, por exemplo, os Estados Unidos ou outro país impusessem sanções aos sauditas, seu governo poderia responder cortando a própria produção de petróleo, o que - com a queda na oferta - levaria a um aumento no preço internacional do combustível, a não ser que outro país compensasse elevando sua produção.

    Fonte: https://noticias.uol.com.br

  • Deu uma medinho de marcar certo pq os sauditas são o maior comprador de armas dos americanos, ótimo motivo para EUA Manter a amizade

  • Quem comanda o petróleo mundial são os Sauditas.