-
A questão versa sobre a Imparcialidade, a qual está diretamente relacionada com a busca de uma pluralidade de fontes para a construção do texto jornalístico, de modo que nenhuma corrente de pensamento seja mal representada. Ou seja, essa imparcialidade não significa a esterilização do jornalismo ou mesmo a retirada do debate público de motivações políticas, mas sim o compromisso com a diversidade e o equilíbrio dos pontos de vista dentro da matéria.
-
Objetividade
Para o jornalismo a objetividade é a qualidade de um texto onde um redator, a partir de um texto claro e conciso, apresente um ponto de vista neutro politica ou ideologicamente. A discussão da possibilidade da objetividade é um dos pontos centrais da teoria do jornalismo. De um ponto de vista eminentemente técnica, a objetividade seria possível através do estrito cumprimento das regras do texto jornalístico (texto substantivado, técnica da pirâmide invertida etc) e, ao mesmo tempo, pela rígida observância da postura ética.
Wilson Roberto Vieira Ferreira, em Dicionário da Comunicação, p. 365, Ciro Marcondes Filho
GAB E
-
Ver Q890670
-
Segundo a apostila Concurso para Jornalista, feita por professor e pessoal da pós da UFSC, estaria correto: "A objetividade jornalística compreende a fase de produção da notícia e sua fidelidade à realidade social primária. Seu conteúdo é impessoal, sem juízo de valor, neutro e desinteressado. O seu procedimento está em apurar com rigor, ouvir as fontes (todos os lados), estar aberto ao contraditório e buscar versões diferentes para estabelecer uma relação entre realidade social e mediática."
Talvez a questão queira dizer que apenas ouvir os diferentes lados não basta, que ouvir os diferentes lados não traduza a ideia de objetividade, mas que ela contribui para a busca da objetividade, isso parece inegável...
-
Esse é o conceito de IMPARCIALIDADE.