Sociedade do Espetáculo - Guy Debord
As relações entre as pessoas transformam-se em imagens e espetáculo. O espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediada por imagens’, argumenta Debord. O consumo e a imagem ocupam o lugar que antes era do diálogo pessoal através da TV e os outros meios de comunicação de massa, publicidades de automóveis, marcas etc. e produz o isolamento e a separação social entre os seres humanos.
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Além disso, o imaginário contemporâneo sofreu inovações de tal ordem que modificou a relação sujeito/imagem. As novas tecnologias da imagem, como a imagem computadorizada e a realidade virtual, promovem outro estatuto para a imagem. Com o avanço da computação gráfica, no mundo virtual, tem-se acesso a imagens nunca antes captadas pelo olho humano. A questão de terem ou não referência concreta no mundo material tornou-se sem importância. "A imagem é apenas a atualização provisória de um conjunto de leis simuladoras de um mundo possível e autônomo" (Garcia, 1995, p. 101). A imagem ganha autonomia, tem realidade própria, implica a invenção e a criatividade e se distingue da imagem especular. "Aqui as imagens não se oferecem como espetáculo, mas como objetos de manipulação, como estratégia de ação" (Garcia, 1995, p. 101). A imagem especular, diferentemente, é sempre dependente do original, pois corresponde à reprodução invertida que uma superfície polida dá de um objeto nela refletido. Entretanto, a relação do sujeito moderno com a imagem não se reduz mais à relação com a imagem especular. Trata-se de saber que efeitos isso tem para a subjetividade. (http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext pid=S1677-11682006000100011)
As representações que se formam na sociedade, têm repercussão direta em seu comportamento, atitudes e modos de agir, pois formam estruturas individuais de conhecimentos que informam e orientam os membros de um grupo social, em determinado tempo e espaço. (Moscovici, 2003, p.53-54)
Moscovici (1978, p.67-69) defende que cada universo possui três dimensões distintas: a atitude, a informação e o campo de representação ou a imagem. A informação – dimensão ou conceito – diz respeito à organização dos conhecimentos que um grupo possui acerca de um objeto. A dimensão “campo de representação” nos remete à ideia de imagem, modelo, a um aspecto preciso do objeto social.