SóProvas


ID
2883550
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Podemos conceituar autoridade como o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. O sociólogo Max Weber definiu três tipos de autoridade. Analise os itens a seguir.


I. A autoridade tradicional é quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque sempre foi feito dessa maneira.

II. A autoridade carismática não considera a influência da personalidade e da liderança com a qual os subordinados se identificam.

III. A autoridade burocrática não tem base racional, sendo o mais instável tipo de poder.


Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • • Autoridade tradicional: baseada em tradições e costumes e práticas passadas de uma cultura. Encontrada nas figuras dos patriarcas e anciões, principalmente das sociedades antigas, apesar de ainda hoje existirem. Nesse caso, a legitimidade da autoridade é assegurada pelas tradições religiosas, crenças e costumes sociais. Acredita-se que ela é sagrada.

    • Autoridade carismática: baseada nas características físicas e/ou de personalidade do líder em questão. Os seguidores reverenciam seus feitos, sua história e qualidades pessoais. A autoridade carismática tem como desvantagens o fato de poder ser passageira, uma vez que se segura no reconhecimento por parte do grupo e por não deixar sucessores certos.

    • Autoridade racional-legal: é aquela garantida por regras e normas oriundas de um regulamento que é, por sua vez, reconhecido e aceito pelo grupo. Aqui, deve-se seguir os comandos da pessoa que ocupa o cargo, independente de quem seja. A autoridade está no cargo e não na pessoa que o exerce.

    Weber acreditava que a autoridade racional-legal era a mais adequada para o ambiente corporativo, uma vez que não é personalista como as outras duas formas. Por meio desse modelo de autoridade surgiria, o tipo de organização à qual ele deu o nome de Burocrática.

  • II - Carismática considera características pessoais (carisma. Lembre-se do Silvio Santos).

    III - Burocrática é respaldada pela lei.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Tipos de autoridades (líderes), segundo Weber

    I- Tradicionais: de acordo com os costumes e crenças. Exemplo, a rainha da Inglaterra, pois quem governa é o primeiro-ministro.

    II- Carismático: de acordo com o poder de influência. Ex. Sílvio Santos,

    III- Burocrático ou Racional-Legal: conforme as normas e regulamentos. Exemplo: o presidente da república, governadores, prefeitos, etc.

    OBSERVAÇÃO:

    Uma pessoa pode ter mais de um tipo de autoridade ou liderança. Sílvio Santos, por exemplo, é um líder carismático, mas no âmbito de suas empresas (SBT, Jequiti,etc.) ele é um líder racional-legal.Jair Bolsonaro é o presidente da república, mas também é um líder carismático.

  • Gab. B - apenas um item está correto.

    I. A autoridade tradicional é quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque sempre foi feito dessa maneira.