VIA EPIDURAL
O espaço epidural localiza-se entre a medula espinhal e o ligamento amarelo que reveste as vértebras. O medicamento é injetado dentro do espaço epidural, atravessa ou se difunde pela dura-máter e mistura-se com o líquido cefalorraquidiano, atuando diretamente sobre as terminações nervosas do SNC.
Geralmente, esta via é utilizada para administrar drogas lipossolúveis como os analgésicos opiáceos (bupivacaína, fentanil e sufentanil) que atravessam facilmente a dura-máter, mistura-se com o LCR do paciente, liga-se aos receptores opióides, que bloqueiam a transmissão dos estímulos dolorosos ao tálamo, produzindo alívio imediato da dor.
Os medicamentos hidrossolúveis como os anestésicos locais, a morfina e hidromorfina atravessam lentamente a dura-mater, bloqueando a transmissão dos estímulos dolorosos entre o gânglio da raiz dorsal e a medula espinhal, conferindo o início de uma ação analgésica lenta e de duração mais longa.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/infusoes-especializadas-de-administracao-de-medicamentos/30714
"TUDO É POSSÍVEL AO QUE LUTA E CRÊ EM DEUS."
Via selecionada para administrar ANALGÉSICO ( LOCAL ) depende da condição de cada paciente e do efeito desejado do medicamento.
Com relação a via para ADMINISTRAÇÃO do ANALGÉSICO, considera-se que :
GABARITO D ) :
INFUSÃO de OPIOIDES ou de agentes ANESTÉSICOS LOCAIS NO ESPAÇO EPIDURAL ( PERIDURAL ) tem sido EMPREGADA PARA :
Controlar a dor em pacientes pós-operatórios e naqueles com dor crônica não aliviada por outros métodos .
OBSERVAÇÃO :
Os opioides agem sobre receptores opioides, com efeitos similares aos da morfina, por exemplo .